NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
22/02/2016
Ford apresenta novo utilitário esportivo Kuga
Marca afirma que vai triplicar investimento em tecnologias de veículos semiautônomos.
 
   
 
+ veja mais fotos

A Ford anunciou o novo Kuga para a Europa, um dos cinco utilitários esportivos que serão lançados naquele mercado nos próximos três anos. A empresa também afirmou que vai triplicar o investimento de engenharia em sistemas semiautônomos e acelerar a introdução de tecnologias de assistência ao motorista em seus veículos para facilitar tarefas como estacionar e dirigir no trânsito intenso. 

O anúncio foi feito hoje por Mark Fields, presidente mundial da Ford, na abertura do Mobile World Congress, em Barcelona, um dos principais eventos de tecnologia do mundo. O executivo confirmou, também, o lançamento do sistema de conectividade SYNC 3 e da plataforma de serviço ao cliente FordPass na Europa este ano. Todas as ações fazem parte da transformação da Ford em uma empresa automotiva e de mobilidade.

"Quando olhamos para o futuro, é claro que estamos à beira de uma revolução na mobilidade – desde o compartilhamento de carros e direção autônoma até a experiência do cliente", disse Mark Fields. "A tecnologia e a inovação nos dão oportunidade de avançar nessas tendências para tornar a vida das pessoas melhor, mudando a maneira como o mundo se move."

Além do sistema de conectividade SYNC 3, o Novo Kuga traz um novo motor 1.5 TDCi diesel de 120 cv, estacionamento automático perpendicular, uma versão aprimorada do sistema autônomo de frenagem na cidade e faróis adaptativos. A abertura do porta-malas sem as mãos e a tração integral inteligente são outras novidades.

Tecnologias de assistência
Com o aumento do investimento em tecnologias de assistência ao motorista a Ford quer transferir mais tarefas de direção para o veículo, com foco no conforto e segurança. Entre elas estão o assistente de direção em engarrafamentos e o estacionamento totalmente automático, que a marca pretende lançar nos próximos três anos.

O assistente de direção em engarrafamentos, acionado por um botão, permitirá ao carro se manter na faixa e controlar a direção, o freio e o acelerador sem a necessidade de intervenção do motorista, acompanhando o veículo da frente. Da mesma forma, o estacionamento totalmente automático vai controlar a direção, câmbio, acelerador e freio para manobrar o carro na vaga.

Eles se juntarão a outras tecnologias semiautônomas já lançadas pela Ford, como o assistente de colisão com detecção de pedestres, baseado em câmera e radar para identificar veículos e pessoas na pista, e o limitador de velocidade inteligente que evita multas por excesso de velocidade.

Veículos autônomos
A Ford continua a desenvolver um programa dedicado a veículos totalmente autônomos em Aachen, na Alemanha, em Palo Alto e Dearborn, nos EUA, que já acumula dez anos de experiência. O objetivo é desenvolver a direção autônoma que não exige nenhuma ação do motorista, classificada como automação de Nível 4 pela SAE Internacional. Veículos autônomos desse nível deverão ser oferecidos primeiro em climas que permitem melhor desempenho dos sensores e em áreas já mapeadas em 3D de alta resolução.

A Ford é a primeira fabricante de automóveis a testar veículos totalmente autônomos na neve e anunciou recentemente o plano de triplicar a sua frota de desenvolvimento, que é a maior da indústria.

"Estamos empenhados em tornar os veículos autônomos disponíveis para milhões de pessoas", disse Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. "Dentro de áreas bem definidas e com condições ambientais favoráveis, prevemos que a direção totalmente autônoma será possível dentro de quatro anos e terá um papel importante para tornar as viagens mais seguras, agradáveis e acessíveis."

 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.