A linha Volkswagen irá receber em setembro na Europa a versão renovada da Amarok, que se destaca pela adoção de um motor V6 diesel de 3.0 litros oferecido em três níveis de potência: 163 cv, 204 cv e 224 cv no caso da versão mais potente. Com a configuração V6, o motor de 3.0 litros torna-se uma nova opção para os condutores que procuram aproveitar o máximo as capacidades da pick-up não só na estrada, mas também nas aventuras fora da estrada.
Na versão mais potente, de 224 cv, o Amarok apresenta um torque de 550 Nm às 1500 rpm, um incremento na disponibilidade do motor para uma condução mais eficaz e dinâmica em qualquer situação. Tanto na transmissão manual como na automática de oito velocidades, a última relação é mais longa para reduzir o consumo e as emissões, com a versão apresentando um consumo médio de 13,2 km/l e 199 g/km de emissões de CO2. Seja qual for a versão do motor, todas cumprem com a norma Euro 6, sendo a mais potente a primeira a chegar ao mercado.
No que diz respeito às trações, a marca irá disponibilizar três opções: tração traseira convencional, 4Motion com bloqueio do eixo dianteiro e 4Motion com diferencial Torsen de tração integral permanente em combinação com a transmissão automática de oito velocidades. O sistema de direção Servotronic surge de série, ao passo que o sistema de frenagem apresenta discos de 17 polegadas de diâmetro na frente e de 16 atrás no caso do modelo mais potente.
Esteticamente, surge com uma nova parte dianteira com aspecto mais robusto graças à combinação de grade, faróis e para-choque diferentes, ao passo que no interior a Volkswagen renovou o painel de instrumentos e os bancos, que agora são mais ergonômicos. O seu comprimento é de 5.250 mm e a largura, com espelhos incluídos, é de 1.230 mm. Entre os sistemas de assistência à condução, conta com o Assistente de Frenagem de Emergência Pós-Colisão de série.
Elemento fundamental no caso da pick-up é a capacidade de carga, com o modelo dispondo de diversas coberturas e revestimentos para a área de carga e ‘hardtop’, dispondo de capacidade para um ‘Europalet’ posicionado lateralmente. É possível abrigar mais de uma tonelada, dependendo dos equipamentos escolhidos, mas a marca indica que, para o futuro, algumas versões do novo Amarok terão uma capacidade de reboque de até 3.5 toneladas.