A Kia revelou todos os detalhes do seu novo crossover híbrido, o Niro, modelo que anuncia um consumo médio de 26,3 km/l e emissões de 88 g/km de CO2. Foi apresentado pela marca coreana como uma aposta dupla, tanto para o segmento dos SUVs compactos, como para o dos híbridos.
O novo Niro mantém o lado prático e a versatilidade de um SUV, mas também faz a apologia da economia de combustível providenciada pela motorização híbrida. Desenvolvido desde o início como um veículo mais ‘verde’ (beneficiando de uma plataforma independente de outros modelos existentes da Kia), é equipado com a próxima geração de sistemas de propulsão da marca.
Sobre isso, utiliza um motor 1.6 GDI (injeção direta de gasolina) de 105 cv de potência e de ciclo Atkinson associado a um motor elétrico de 32 kW e baterias de polímeros de íons de lítio de 1.56 kWh, dispondo ainda de uma transmissão de seis velocidades de dupla embreagem (6DCT) para colocar no asfalto os 141 cv de potência combinada e 265 Nm de torque máximo. A transmissão tem por base a mesma arquitetura que a nova 7DCT, mas foi repensada para o Niro e para o seu motor híbrido, contando ainda com um modo manual-sequencial.
A bateria pesa 33 kg e consegue também recuperar energia durante as fases de frenagem e de desaceleração, tornando dessa forma a condução ecológica mais vantajosa. Os engenheiros da Kia visam emissões de CO2 de 88 g/km e consumo médio de 26,3 km/l utilizando rodas com medida de 16 polegadas. Com rodas de 18 polegadas, o valor do consumo passa a 22,7 km/l.
Desenhado para garantir uma elevada eficiência aerodinâmica, o Niro conta com uma carroceria esguia com 0.29 de coeficiente de arrasto, além de revelar versatilidade elevada graças à distância entre-eixos de 2.700 mm, não obstante a sua dimensão compacta de 4.355 mm de comprimento, 1.805 mm de largura e 1.535 mm de altura, menor que o novo Sportage. No interior, destaque para os novos materiais disponíveis - mais requintados - propostos pela marca e para a configuração mais moderna, a par do novo sistema de infotainment que inclui o Kia Connected Services, Android Auto e Apple CarPlay.
O novo SUV híbrido da Kia conta ainda com uma série de tecnologias avançadas como a assistência à condução para maximizar o rendimento do propulsor em uma viagem futura. A marca está neste momento desenvolvendo um sistema de ajuda à condução eficiente denominado Eco-Driving Assistant System (Eco-DAS), cuja integração nos Niro será feita num momento posterior, tratando-se de um sistema que combina duas tecnologias para conservar e recuperar energia elétrica em todas as situações de condução: o Controle de Viagem por Inércia (Coasting Guide Control - CGC) e o Controle Preditivo de Eficiência (Predictive Energy Control - PEC).
Ambas as tecnologias têm por objetivo maximizar a economia de combustível ao sugerir ao condutor quando deixar o carro em ‘roda-livre’ ou frear. O CGC funciona apenas em determinadas velocidades quando é fixado um destino no sistema de navegação e avisa o condutor sobre os momentos indicados para funcionar por inércia graças a um pequeno símbolo indicador no painel de instrumentos. Já o PEC utiliza os sistemas de navegação e do cruise control para antecipar as mudanças de posição na estrada para determinar quais são as condições ideais para recarregar a bateria.