Assim como o Novo Onix, o Novo Prisma evolui em conectividade, sofisticação e design com a chegada da linha 2017. São mudanças importantes que reforçam a imagem inovadora da Chevrolet no segmento.
Além de um sistema que permite maior integração entre o veículo e o smartphone do usuário, o Novo Prisma passa a vir equipado a partir de agora com o inovador sistema OnStar. A tecnologia permite, por exemplo, comandar funções do veículo pelo aplicativo para celular, como bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente.
Alterações visuais significativas na dianteira e traseira, melhorias no acabamento interno e a maior oferta de itens de conforto e comodidade também caracterizam o sedã da Chevrolet, que recebeu um pacote significativo de evoluções mecânicas com foco na redução do consumo de combustível.
Batizado de sistema ECO, esse conjunto inclui uma nova geração de motores (1.0 e 1.4) e de transmissões, manual e automática - ambas agora de seis marchas. Com isso, o carro passa a ostentar nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet.
Já a adoção da direção elétrica e os acertos na suspensão deixaram o Novo Prisma mais estável e agradável de dirigir.
Amplo espaço para passageiros e bagagens continuam sendo virtudes do modelo, que será comercializado inicialmente nas versões LT e LTZ.
Totalmente desenvolvido no Brasil, o sedã passa longe da ideia de ser uma mera versão três volumes do Onix. Com seu estilo único e atual, o Prisma tem características próprias e tecnologias exclusivas que lhe conferem identidade única e personalidade imponente.
Um leque de cinco opções de cores valoriza as linhas expressivas do novo design do carro e harmonizam-se muito bem com as do habitáculo, elevando assim a percepção de status.
Além das tradicionais cores Branco Summit, Prata Switchblade e Cinza Graphite, foram incorporadas à linha 2017 o Vermelho Carmim e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas.
Espaçoso e com perfil esportivo
Lançada em 2013 no Brasil e atualmente o sedã compacto de maior sucesso comercial do país, a segunda geração do Prisma passa por sua primeira reestilização. As alterações seguem a nova linguagem global de design da Chevrolet e reforçam o caráter dinâmico do modelo.
Na dianteira, o capô está ligeiramente mais longo e inclinado e traz mais vincos esculpidos. Os faróis cresceram ao adotar formato mais delgado, enquanto os filetes de LED criaram uma assinatura luminosa.
Chama a atenção a alteração da grade, que ficou mais alongada e integrada, aumentando a percepção de horizontalidade do veículo. Apesar de agora delimitada pelos faróis, a peça continua bipartida, como é tradição em modelos da marca Chevrolet.
As linhas do para-choque do Novo Prisma são igualmente inéditas, com vincos acentuados que, além de deixar o carro mais musculoso, trazem ganhos aerodinâmicos. O desenho da nova parte frontal foi desenvolvido em conjunto com a engenharia e levou em consideração também o menor impacto a pedestres em caso de acidente.
Na traseira, destacam-se as novas lanternas, o para-choque remodelado e a tampa do porta-malas, que ganhou uma espécie de aerofólio esculpido na parte superior da própria peça. Na base esquerda da tampa do porta-malas fica o logotipo “ECO”, que identifica que o carro possui novos sistemas para melhor eficiência energética.
O porta-malas continua sendo um dos melhores do segmento: 500 litros, maior inclusive que o de sedãs médios.
Compartilhando de algumas dimensões do Novo Onix como entreeixos (2.528 mm) e largura (1.705 mm), o Prisma é pouco mais de 35 centímetros mais comprido, com 4.282 mm.
Já em sua lateral, há um jogo interessante de luz e sombra proporcionado pelas linhas contínuas. A carroceria robusta com grande acentuação acima das rodas mantém a impressão de que o carro está levemente angulado e pronto para acelerar.
Para a linha 2017 do sedã da Chevrolet foram criadas ainda rodas 15 polegadas com novo design, de cinco aros e superfície usinada com fundo cinza metálico.
Os chamados “efeitos de joia” conferem novos detalhes em todos os pontos do interior do veículo, como bancos mais confortáveis com acabamento premium e tecido de alto relevo, puxadores de portas mais ergonômicos e painel de instrumentos com novo grafismo, sistema multimídia MyLink de segunda geração, câmera de ré, porta-óculos no console de teto, entre outros. Destaque também para os painéis de porta mais ergonômicos com puxadores e comandos dos vidros reposicionados. As mudanças reforçam a sofisticação do Prisma frente a concorrência.
OnStar em todas as versões do sedã
Para marcar a chegada do Novo Prisma, itens adicionais de tecnologia, segurança, conveniência e conforto passam a ser disponibilizados para o veículo.
Uma das principais novidades é a adoção da direção elétrica em todas as configurações - além de deixar o volante mais preciso e leve em manobras, não rouba potência do motor como ocorre na direção hidráulica.
Câmera de ré e o multimídia MyLink de segunda geração entram para a lista de equipamentos, assim como o sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet.
Na linha 2017 do Prisma, a grande novidade do OnStar é o serviço de diagnóstico. Por meio do aplicativo, o usuário pode conferir a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo inédito em veículos de produção nacional.
A ferramenta é útil já que a correta pressão dos pneus otimiza a dirigibilidade, o conforto, a segurança, o consumo de combustível e a vida útil da banda de rodagem.
Outras vantagens que o OnStar traz para o consumidor é a possibilidade de auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. O veículo pode ser monitorado, e o motor, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento facilitando o trabalho da polícia.
O OnStar permite que o usuário do Novo Prisma receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como já ocorre no Novo Cruze.
Sistema de telemática avançado, o OnStar oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.
Pressionando um botão no retrovisor interno, o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.
A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. Isso é possível pois há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados fazem então a análise da ocorrência e, caso não consigam contato com algum dos ocupantes, solicitam automaticamente que uma equipe de resgate vá até o local.
Para o sedã compacto, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano em três diferentes pacotes de serviços, conforme a versão e a configuração do veículo.
Carro pensado para famílias conectadas
Mais um diferencial competitivo importante do Novo Prisma é o multimídia MyLink de segunda geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como Android Auto e Apple CarPlay.
Para o motorista, isto significa maior integração entre as funções do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação de funções e aplicativos do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.
Essa integração ocorre de forma mais simples e segura pois diversos recursos também podem ser acionados por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante.
Com a nova tecnologia é possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito, fazer buscas de pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos bastantes populares, entre eles o WhatsApp, de troca de mensagens, e o Spotify e o TuneIn, de músicas online.
Outra característica da segunda geração do Mylink do Novo Prisma é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch. Similar à de smartphones, ela permite reorganizar os ícones do menu inicial e acionar os comandos diretamente na tela, por exemplo.
Por conseguir identificar telefones com o sistema operacional iOS e Android, o multimídia projeta menus com as interfaces próprias de cada um deles para a rápida familiarização do usuário e também funciona por comandos de voz. Uma integração mais simples e segura.
Já as teclas de avançar e retroceder do multimídia foram deslocadas do visor para o painel externo do aparelho e o botão do volume passa a ser giratório, facilitando a operação. Várias funções do sistema de áudio e telefonia ainda podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional.
Além disso a porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo dois dispositivos USB e um iPod, por exemplo, enquanto até 10 celulares podem ser emparelhados com o sistema Bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez.
O aparelho informa data, hora e temperatura externa e permite ainda configurar vários parâmetros, como se o travamento das portas será automático ou qual período os faróis deverão permanecer acesos após o acionamento do alarme.
O MyLink já está presente em mais da metade das unidades vendidas pela Chevrolet no Brasil, o que demonstra o seu valor para os clientes da marca.
Equipado para ter maior valor percebido
Design, espaço interno, confiabilidade mecânica e ampla oferta de itens de conectividade são as principais características e qualidade do carro, de acordo com usuários.
Para a linha 2017 do sedã da Chevrolet, as configurações foram otimizadas com o intuito de reforçar ainda mais a percepção de requinte e alta tecnologia do consumidor em relação ao modelo.
Por isso o Novo Prisma vem desde a versão de entrada (LT 1.4 ECO) muito bem equipado de fábrica. Conta com OnStar pacote Protect (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência), ar-condicionado, sensor de estacionamento, travas e vidros (dianteiros) elétricos, painel com velocímetro digital, bússula e alerta de mudança de marcha, multimídia MyLink de última geração, chave tipo canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, faróis com máscara negra, direção com regulagem de altura, adesivo da coluna B, rodas aro 15 com novas calotas, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, espelho nas sombreiras, detalhes internos cromados, volante multifuncional, luz de cortesia no porta-luvas e bagageiro, abertura do porta-malas por controle remoto, sistemas antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto, câmbio de seis marchas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.
Transmissão automática de seis velocidade com função Active Select que permite trocas também no modo manual, controlador de velocidade de cruzeiro e volante com revestimento premium estão disponíveis a partir desta configuração.
A versão de luxo LTZ agrega acabamento interno em dois tons (preto e marrom escuro), computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos com a função um toque, bancos com espuma mais macia e com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada, luz de posição em LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).
Novo Prisma estreia inicialmente com motor 1.4 ECO
Assim como o design e o conteúdo, a parte mecânica do Novo Prisma também incorpora importantes evoluções.
O modelo juntamente com o Onix são os primeiros da linha Chevrolet no país a adotarem o sistema ECO, que consiste em um conjunto de tecnologias com foco em conforto, tecnologia, emissões e eficiência energética.
As mudanças englobam motor, transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e até a uso de materiais mais nobres para redução de peso.
O motor 1.4 da nova geração SPE/4 ECO traz “powercell” (peças internas móveis) e acessórios mais tecnológicos.
O conjunto de pistões e bielas e anéis, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreu alteração.
O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. Novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote.
O novo sistema de gerenciamento de energia elétrica do veículo conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador, além da adoção de um alternador de alto rendimento.
O novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas – com menor atrito -, trocadores de calor mais modernos e menor qualidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silenciosa, leve e eficaz.
O veículo passa a adotar ainda transmissões de nova geração. Com isso, a caixa manual passa a ter seis marchas. Essa marcha extra contribui para reduzir o consumo de combustível e o nível de ruído principalmente em altas velocidades. Já a transmissão automática de seis velocidades realiza mudanças mais ágeis e lineares, mesmo no modo Active Select, que permite fazer as trocas manualmente.
O time de engenheiros da GM se dedicou para reduzir o peso e elevar a rigidez estrutural do Prisma. Mais de 100 componentes foram retrabalhados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. Na média, o carro ficou 33 kg mais leve, um ganho significativo para um modelo que adicionou tantos novos conteúdos tecnológicos.
Freios mais eficientes e de baixo arrasto e pneus verdes também contribuíram para que o Novo Prisma alcançasse até 22% de redução no consumo de combustível e recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet.
Assim, o Novo Prisma 1.4 ECO MT6 roda com um litro de gasolina 15,4 km na estrada e 12,8 na cidade. Com etanol, os números são 10,7 km/l e 8,8 km/l, respectivamente. Resultado melhor inclusive que de rivais equipados com motor 1.0 três cilindros e turbinados.
Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve, quando abastecido com etanol, 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm.
O carro alcança 180 km/h e é capaz de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 10,5s.
Mais conforto no trânsito urbano e mais estabilidade na estrada
Evoluções mecânicas também trazem melhoras na dirigibilidade do Novo Prisma, como a direção elétrica progressiva inteligente. Ela compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.
Outra novidade está na recalibração da suspensão, que recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixa. Com esse ajuste, o motorista irá sentir um saldo de conforto no trânsito urbano e expressiva melhora no comportamento dinâmico do sedã em altas velocidades.
O Novo prisma chega às concessionárias da Chevrolet a partir do fim de julho. A garantia do produto é de três anos.