A Chevrolet lança a versão 1.0 da linha 2017 do Prisma. Batizada de Joy, ela chega para ser a configuração de entrada do sedã da Chevrolet no país. Mesmo assim, adota mudanças mecânicas e inovações tecnológicas implementadas nas versões mais sofisticadas do modelo.
Entres elas está a direção elétrica progressiva e a suspensão recalibrada. O conjunto ajudou a melhorar a dirigibilidade e o conforto a bordo, tanto em perímetro urbano como no rodoviário.
O Prisma Joy também se destaca em desempenho e eficiência energética. É o Chevrolet mais econômico do mercado, de acordo com dados do Inmetro e do Conpet.
Contribui para esse feito o perfeito casamento entre a excelente aerodinâmica, o motor de nova geração (SPE/4 ECO) e a transmissão manual, agora com seis marchas. Pneus verdes e freios de baixo atrito fazem parte deste pacote de inovações.
Outra novidade é o exclusivo sistema OnStar da Chevrolet. Para o Prisma Joy estão disponíveis serviços como o de recuperação veicular em caso de roubou ou furto, além do diagnóstico de itens do veículo por meio de um aplicativo específico para smartphones - recursos inéditos em carros dessa categoria.
O modelo ganha ainda mudanças na ampla cabine. O acabamento do painel em dois tons (preto e cinza) dão um toque de requinte e amplitude ao ambiente, enquanto o novo quadro de instrumentos digital reforça a personalidade jovial da versão.
Já os bancos trazem novo revestimento, e o volante recebe detalhes preto fosco.
Junto com o Prisma Joy, a empresa desenvolveu uma série de acessórios originais, como o multimídia com sistema de projeção para smartphone e rodas de liga leve aro 14 com design exclusivo. São diversos itens para que o consumidor possa customizar o veículo da forma que preferir.
Para marcar o lançamento da versão, a Chevrolet está criando uma série limitada de 500 unidades pintadas na cor Cinza Satin Steel, disponível até então apenas para o Novo Cruze.
Melhor dirigibilidade com o requinte da direção elétrica
Dentro da estratégia de oferecer produtos com o mais alto patamar de dirigibilidade, tecnologia e conectividade em seus respectivos segmentos, a Chevrolet implementa no Prisma Joy o mesmo pacote de inovações técnicas adotado nas versões mais sofisticadas da gama.
Essas evoluções trazem melhorias que contribuem à dirigibilidade e ao comportamento dinâmico do automóvel. Uma das novidades é a direção elétrica progressiva, comum apenas em veículos de categoria superior.
Mais moderna que sistemas hidráulicos, a introdução da assistência elétrica na direção do Joy abre um leque de opções de ajustes e calibração para diferentes condições de uso, como baixo esforço em manobras, melhora da dirigibilidade em velocidades maiores, além de não “roubar” potência do motor e ser capaz de reduzir trepidações transmitidas ao volante em consequência de imperfeições do asfalto.
O Joy vem de série com pneus verdes, que oferecem menor resistência ao rolamento, nas medidas 185/70 R14.
Outra novidade do sedã da Chevrolet está na recalibração da suspensão, que proporciona o máximo de segurança aos ocupantes e maior compromisso com o conforto.
Para tornar as frenagens mais seguras, o Prisma Joy oferece sistema antitravamento ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), que exerce automaticamente maior ou menor pressão dos freios em cada roda, aumentando a eficiência do conjunto e mantendo a trajetória do veículo em frenagens em situações adversas.
Com motor 1.0 ECO, Joy é destaque em consumo
O Prisma é reconhecido no mercado pelo amplo espaço interno, pela robustez e pelo alto valor de revenda. Com a chegada da linha 2017, o modelo passa a adotar um conjunto de melhorias mecânicas que o posicionam também como o Chevrolet de maior eficiência energética do país.
O Joy incorpora o sistema ECO, que consiste em um conjunto de tecnologias com foco em conforto, performance, emissões e eficiência energética.
As mudanças englobam motor, transmissão, suspensão, freio e até o uso de materiais nobres para redução de peso.
O Prisma Joy estreia com motor Chevrolet de nova geração, o 1.0 SPE/4 ECO. Ele diferencia-se pelos pistões, bielas e anéis redesenhados e mais leves. O tipo de óleo também foi alterado para otimizar o processo de lubrificação.
O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. Novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas compõe o pacote.
Já o novo sistema de gerenciamento de energia elétrica do veículo conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador, além da adoção de um alternador de alto rendimento.
O novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silencioso, leve e eficaz.
O veículo passa a adotar transmissão manual de seis marchas. “Essa marcha adicional contribui para reduzir o consumo de combustível e melhorar o conforto acústico em altas velocidades”, explica Mathias Reinartz, diretor de Global Propulsion Systems da GM.
Para auxiliar o motorista a dirigir de forma mais econômica, o carro traz alerta de mudança de marcha no quadro de instrumento. Um ícone indica o momento ideal para as trocas.
A carroceria reforçada com materiais mais resistentes e leves, os freios mais eficientes energeticamente e os pneus verdes também contribuíram para que o Prisma Joy estreasse com nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e conquistasse o selo verde do Conpet.
Com gasolina, o Prisma Joy 1.0 ECO roda 15,6 km/l na estrada e 12,9 km/l na cidade. Com etanol, os números são 11,1 km/l e 9,0 km/l, respectivamente. Desempenho melhor até que o de automóveis de menor porte.
O tanque com 54 litros de capacidade é um dos maiores da categoria e proporciona ao carro extensa autonomia.
Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve, quando abastecido com etanol (E100), 80 cv de potência a 6.400 rpm e 9,8 kgfm de torque a 5.200 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 78 cv de potência a 6.400 rpm e 9,5 kgfm de torque a 5.200 rpm.
O Joy atinge 172 km/h de máxima. O modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 13,3s.
OnStar com diagnóstico e recuperação veicular
Outro importante diferencial competitivo do Prisma Joy é o sistema OnStar. Para o modelo estão disponíveis os serviços de diagnóstico, de segurança e o App/Web. O acesso é feito exclusivamente pelo smartphone do usuário.
O serviço de diagnóstico estreia com a linha 2017 do Prisma. Por meio do aplicativo OnStar, o usuário pode conferir alguns parâmetros do veículo, como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo inovador em um automóvel desta categoria.
A ferramenta é bastante útil, pois a correta pressão dos pneus otimiza a dirigibilidade, o conforto, a segurança, o consumo e a vida útil da banda de rodagem.
Outra vantagem que o OnStar traz para o consumidor é o serviço de segurança, que possibilita o auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo -a tecnologia permite que carro seja monitorado e tenha o motor bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia.
O usuário do Prisma Joy ainda pode acessar o aplicativo e a página web do OnStar para, por exemplo, acionar os alertas de movimento, de valet e de velocidade e as funções localize-me e siga-me.
No caso do modelo de entrada, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano.
Bem equipado de série, mas pensado para ser customizado
O Prisma Joy estreia com mudanças no habitáculo. Os painéis agora são pretos com acabamento em cinza, ampliando a sensação de espaço e conforto.
O quadro de instrumentos em LED que mescla mostradores analógicos e digitais tem novidades: a iluminação nos tons branco e laranja, o alerta de baixa pressão dos pneus e o indicador de mudança de marcha.
O volante esportivo de três raios traz detalhes preto fosco, enquanto os revestimentos dos bancos envolventes ganham nova padronagem.
Em relação a lista de equipamentos, o Prisma Joy é um dos modelos mais completos em sua faixa de preço. Sai de fábrica com:
• Direção elétrica progressiva inteligente
• OnStar
• Ar-condicionado
• Câmbio de seis marchas
• Sistema Eco de eficiência energética
• Vidros dianteiros elétricos
• Painel com velocímetro digital
• Alerta de mudança de marcha e de baixa pressão dos pneus
• Faróis com máscara negra com as funções “Siga-me” “Leve-me”
• Cinto de segurança do motorista com regulagem de altura
• Limpador e desembaçador traseiro
• Espelho na sombreira direita
• Sistema antifurto
• Aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança
• Luz de leitura
• Rodas aro 14 com calotas
• Freios ABS com EBD
• Airbag duplo
Ainda assim o cliente tem um leque de opções de acessórios de personalização disponíveis nas concessionárias. Tudo original e com a garantia Chevrolet.
A lista conta controle remoto para travas e vidros elétricos, alarme perimétrico, sensor de estacionamento, sistema multimídia (com TV, DVD, entrada USB, Bluetooth e projeção para smartphones), CD Player (com entrada USB e Bluetooth), antena esportiva, alto-falantes, tapete de PVC com travas para fixação, revestimento premium para os bancos, porta-óculos no teto, friso de proteção lateral, soleira de portas personalizada, adesivo para coluna B, rodas de liga aro 14 nas cores prata ou grafite, aeropartes, faróis de neblina e rack de teto, por exemplo.
Externamente, o Prisma Joy pode ser adquirido nos acabamentos Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Preto Ouro Negro e Vermelho Pull Me Over, exclusiva do Joy. Já o Cinza Satin Steel marca o lançamento da versão e será limitado a 500 unidades.
O modelo chega às concessionárias Chevrolet a partir de agosto. A garantia do produto é de três anos, como o Novo Prisma.