A Mercedes-AMG está estabelecendo mais um marco em sua história: o novo C 63 S Coupé é o próximo passo no caminho de uma diferenciação ainda mais técnica e visual. As modificações técnicas são evidentes à primeira vista: as marcantes molduras salientes das rodas dianteiras e traseiras, a maior bitola e as rodas maiores dão ao cupê um visual marcante e, ao mesmo tempo, criam a base para a grande agilidade da dinâmica longitudinal e lateral oferecidas pelo modelo.
O conceito "Driving Performance", típico da marca, também foi elevado a novos patamares com o Mercedes-AMG C 63 S Coupé. O motor AMG V8 4,0 litros biturbo, com 510 cv é um dos vários desenvolvimentos realizados completamente em Affalterbach, assim como, por exemplo, a sofisticada suspensão AMG RIDE CONTROL com amortecedores controlados eletronicamente, os parâmetros dos modos de condução do sistema AMG DYNAMIC SELECT, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro ou os coxins dinâmicos do motor.
Classe C é a família de modelos mais vendida da Mercedes-AMG mundialmente e a espinha dorsal do sucesso da empresa. Desde seu lançamento em 2011, a versão cupê vem gradualmente ganhando importância, culminando no C 63 Coupé "Black Series". O novo Mercedes-AMG C 63 S Coupé materializa a ideia de evolução da marca: ele oferece uma dinâmica longitudinal e lateral de altíssimo nível, juntamente com maior economia de combustível. Além disso, seu design apresenta uma ousada proposta visual. Os clientes podem, assim, experimentar a evolução com cada um de seus sentidos: vendo, ouvindo, sentindo e, acima de tudo, dirigindo esse lançamento que chega ao Brasil em outubro, com preço sugerido de R$615.900.
O Coupé também proporciona um elevadíssimo padrão de segurança. Ele vem equipado de série com 7 airbags, contando com o airbag de joelhos para o motorista, e também com o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST.
Dados técnicos:
| Mercedes-AMG C 63 S Coupé |
Cilindrada | 3.982 cm³ |
Potência | 375 kW (510 cv) a 5.500-6.250 rpm |
Torque máximo | 700 Nm entre 1.750-4.500 rpm |
Peso em ordem de marcha (normas DIN/EC) | 1725 kg* / 1800 kg** |
Aceleração 0-100 km/h | 3,9 s |
Velocidade máxima | 290 km/h*** |
* Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, sem motorista nem bagagem); ** Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, com motorista (68 kg) e bagagem (7 kg); *** Limitada eletronicamente.
Fascinante design oferece desempenho excepcional
O Mercedes-AMG C 63 S Coupé fascina ao primeiro olhar, graças às suas impressionantes proporções. O design exterior difere bastante do modelo da Mercedes-Benz, com o qual compartilha apenas as mesmas portas, teto e tampa do capô. O poderoso motor de oito cilindros, juntamente com a bitola aumentada dos eixos dianteiro e traseiro, exigiu a criação de uma nova dianteira, assim como um conjunto traseiro específico para o modelo e novas laterais. Os arcos das rodas salientes tornaram o AMG Coupé 64 milímetros mais largo na dianteira e 66 milímetros na traseira, permitindo ao veículo aderir melhor à pista.
As molduras de rodas permitem o uso de pneus maiores (até 255 milímetros no eixo dianteiro e até 285 milímetros atrás), contribuindo para melhorar a aceleração lateral, tração e agilidade. Sob a cobertura externa, a estrutura da carroceria foi reforçada em áreas-chave para transferir e compensar as extremas forças longitudinais e laterais geradas pelo trem de força e suspensão. O suporte do eixo traseiro também é exclusivo do modelo.
O capô de alumínio é decorado por duas fortes saliências, que estão entre os vários itens diferenciados que reforçam a aparência muscular do automóvel. A seção dianteira extremamente larga é marcada pelas grandes entradas de ar e aletas precisamente posicionadas. A grade "twin blade" (lâmina dupla) baixa e em forma de flecha com a identificação AMG, rebaixa visualmente o centro de gravidade do veículo. O típico para-choque dianteiro AMG "A-wing" é tridimensional e também funciona como defletor de ar para as três entradas de ar para refrigeração. Aletas adicionais garantem um perfeito fluxo de ar para os módulos de arrefecimento. Um divisor de ar na parte inferior da saia dianteira ajuda a reduzir a tendência de levantamento sobre o eixo da frente.
A linha lateral também apresenta um visual inteiramente único, graças às grandes rodas que se alinham à carroceria no extremo externo e às saias laterais exclusivas. O "degrau" formado entre a porta e a soleira dá uma ênfase especial à largura da base do veículo. Benefícios adicionais dos elementos da carroceria especialmente projetados: nenhuma concessão foi necessária para a montagem dos conjuntos dianteiro e traseiro e outros componentes - cada junção e cada contorno destacado pela luminosidade se mescla em harmonia com o conjunto visual. Em vista diagonal, desde a traseira, a linha muscular que vai do teto ao ombro através da parede lateral e da abertura da roda é especialmente chamativa, enfatizando a impressão de uma intricada escultura cheia de reflexos luminosos alternados. Detalhamento refinado: à maneira típica dos veículos esportivos, os espelhos retrovisores laterais são montados nas portas.
Inspirada no Classe S Coupé, a traseira completamente redesenhada inclui um inserto difusor que remete a esse típico recurso do mundo das competições automotivas. O projeto especial da saída de ar posicionada na lateral melhora o fluxo de ar na traseira, permitindo que ele ocorra com extrema precisão aerodinâmica. Itens como os estreitos refletores luminosos traseiros reforçam a impressão de largura. As duas ponteiras duplas do sistema esportivo AMG de escapamento se integram perfeitamente ao difusor. A tampa do porta-malas inclui um estreito defletor de ar no formato de uma lâmina afiada. Ele não apenas parece elegante, mas também reduz significativamente a tendência à elevação do eixo traseiro.
Cuidadosamente selecionados, materiais de alta qualidade com toque agradável e uma manufatura precisa geram um nível altíssimo de qualidade. Numerosos controles exclusivos da AMG reforçam a tradição nascida no automobilismo esportivo. Como alternativa aos bancos esportivos de série, revestidos em couro Nappa, são oferecidos os assentos Performance. Eles posicionam os ocupantes mais baixo e possuem um contorno mais acentuado, para proporcionar maior apoio lateral.
Sinônimo de performance
Também no que diz respeito ao seu motor, o Mercedes-AMG C 63 S Coupé tem um posicionamento excepcional, como o único veículo do segmento a contar com um motor biturbo de oito cilindros. Desta forma, a Mercedes-AMG atende aos desejos dos clientes que almejam uma combinação de um som emocionante e inconfundível com uma poderosa entrega de força.
O condutor também é beneficiado pelo desempenho inigualável: o C 63 S Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Isto faz com que o cupê seja uma fração de segundo mais rápido que o sedã, graças aos pneus mais largos e à relação mais curta do eixo traseiro. A velocidade máxima é 290 km/h, limitada eletronicamente.
Novo V8 biturbo tem forte ligação com o motor do Mercedes-AMG GT
O motor 4,0 litros de oito cilindros já é utilizado no Mercedes-AMG C 63 S sedã e compartilha diversas características com o que equipa o Mercedes-AMG GT. Entre elas, os dois turbocompressores não são posicionados no lado externo das bancadas de cilindros, mas no interior do "V" formado por elas. Entre as principais vantagens dessa configuração estão a construção mais compacta do motor e ótimas respostas.
Escapamento com flap para variação do som do motor
O típico som dos motores V8 também foi um dos objetivos principais do desenvolvimento do veículo. Ele foi desenvolvido sob medida para o cupê. O sistema de escapamento AMG Performance com tecnologia de flap é utilizado de série. Ele é controlado automaticamente segundo um mapeamento, dependendo do modo de transmissão escolhido por meio do sistema AMG DYNAMIC SELECT, a força solicitada pelo motorista e a rotação do motor. O som do motor varia entre uma tonalidade e volume discretos, próprios para viagens mais longas, e um apelo mais robusto e emocional, em situações onde o desempenho é priorizado. Esse sistema permite que o som seja modulado ao toque de uma tecla, e é desenvolvido de modo que os limites legais de ruído sejam sempre respeitados, independentemente do posicionamento do flap.
Mudanças mais rápidas: a transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas
A transmissão desempenha um papel fundamental para a personalidade direta e esportiva do novo Mercedes-AMG C 63 S Coupé. A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete velocidades impressiona por seu dinamismo especialmente desenvolvido e por sua alta variabilidade. Trocas para marchas mais elevadas ou reduções, não importa se executadas automaticamente ou comandadas pelo condutor por meio das borboletas posicionadas no volante, são claramente mais rápidas que na versão anterior. Este aumento de espontaneidade foi possibilitado por um acerto ainda mais esportivo dos parâmetros do motor e da transmissão.
Suspensão especialmente desenvolvida para máximo desempenho lateral e longitudinal
A agilidade e alta velocidade do Mercedes-AMG C 63 S Coupé nas curvas também se devem à suspensão completamente recriada. A suspensão dianteira conta com quatro braços e conexões de freios radiais especiais para competição. Juntas de direção especialmente desenvolvidas e uma bitola mais larga permitem maior aceleração lateral. O eixo traseiro também foi completamente desenvolvido especialmente para o cupê. O conceito multibraços impressiona pelo controle altamente preciso das rodas e pela maior rigidez. O suporte para o eixo traseiro especial da AMG possibilitou o aumento da bitola. As superfícies de contato dos apoios das rodas foram deslocadas 25 milímetros para fora, em comparação com o sedã.
O Mercedes-AMG C 63 S Coupé tem pneus de tamanho 255/35 R 19" na frente e 285/30 R 19" atrás, montados em rodas de liga leve com raios cruzados.
Com a suspensão AMG RIDE CONTROL com amortecimento regulável, o cliente pode escolher entre máxima esportividade ou excelente conforto para longas distâncias em três estágios, ao toque de uma tecla. A diferença entre as graduações mais confortável e a esportiva é perceptível, dependendo da situação de uso do automóvel.
Bloqueio eletrônico do diferencial traseiro: ótima tração, inclusive nas pistas
Para uma melhor tração e melhor comportamento dinâmico, o Mercedes-AMG C 63 S Coupé conta com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, que controla a perda de tração. Esse sistema permite ao condutor acelerar mais cedo na saída das curvas, graças à melhor tração disponível. O veículo permanece mais estável nas frenagens em alta velocidade e o diferencial blocante também contribui para melhorar a tração na retomada de velocidade. O eixo traseiro, especial para o modelo e completamente reprojetado, foi adaptado especialmente para o alto dinamismo veicular do cupê.
O sistema de controle de estabilidade (ESP) de três estágios, com as funções "ESP ON", "ESP SPORT Handling Mode" e "ESP OFF", funciona em perfeita sintonia com o diferencial blocante e é acertado de forma ideal para proporcionar um comportamento ainda mais dinâmico.
Modos da transmissão AMG DYNAMIC SELECT
O condutor pode modificar as características do modelo por meio dos cinco diferentes modos oferecidos pela transmissão AMG DYNAMIC SELECT. Desta forma, é possível uma máxima personalização. O motorista decide o tipo de experiência de condução desejada, da confortável e econômica à superesportiva, utilizando um controle à esquerda do touchpad. O condutor pode escolher entre vários modos de transmissão pré-configurados e um modo "Individual" que pode ser configurado amplamente conforme seu gosto.
Coxins dinâmicos do motor de série
Único em seu segmento, o Mercedes-AMG C 63 S Coupé é equipado com coxins dinâmicos para o motor. Eles oferecem maior equilíbrio entre o conforto e o desempenho dinâmico do modelo. Os coxins dinâmicos se adaptam constantemente e modificam sua rigidez de acordo com as condições de rodagem e estilo de condução. Coxins mais macios aumentam o conforto, isolando de forma mais eficiente o ruído e a vibração. Por outro lado, a dirigibilidade e agilidade são beneficiadas, de forma geral, por uma montagem mais rígida. Esta regulagem aumenta a precisão do veículo quando conduzido de forma mais dinâmica. A resposta da direção e a sensibilidade, por exemplo, ficam ainda mais diretas.