O segmento de picapes médias no Brasil ganha um importante reforço: a inédita versão automática da Chevrolet S10, que se destaca pelo perfeito casamento entre o moderno motor 2.5 CIDI e a transmissão de seis velocidades com sistema Clutch to Clutch, que permite trocas rápidas e suaves.
O resultado é uma picape robusta de elevada potência (206 cv) com alto nível de conforto e, o mais surpreendente, com consumo de combustível similar ao da versão manual. Tanto que a S10 Flex automática chega sendo a mais econômica da categoria e classificada com nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro.
Historicamente a Chevrolet S10 lidera as evoluções tecnológicas entre as picapes médias, como o segmento Flex que ela própria inaugurou em 2007. Foi a primeira a trazer motor bicombustível com injeção direta de combustível e continua sendo a única a oferecer sistemas de conectividade total. Destaque também para a dirigibilidade e inúmeros equipamentos de segurança e comodidade incomuns à categoria.
Com mais de 50% de participação atual de mercado entre as picapes Flex, a Chevrolet S10, nestes 10 anos, soma 200 mil unidades emplacadas.
A transmissão automática está disponível inicialmente apenas nas configurações LT (intermediária) e LTZ (Luxo), que traz, entre outros itens, direção elétrica progressiva inteligente, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, assistente de rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e lanternas com LED, banco do motorista com ajustes elétricos, telemática avançada OnStar Exclusive e multimídia MyLink com Andoid Auto e Apple Car Play.
A possibilidade de partida remota do motor pela chave é novidade, uma herança dos modelos a diesel mais sofisticados. A tecnologia permite que a cabine seja climatizada antes dos ocupantes adentrarem nela, por exemplo.
Outra mudança que estreia com a linha Flex 2018 é a adoção do padrão global de identificação do nome do veículo e da versão pela carroceria. O logotipo “S10” aparece agora tanto na parte inferior das portas dianteiras quanto na esquerda da tampa da caçamba. No lado direito fica a identificação da versão de acabamento.
Nota A em eficiência energética
A S10 Flex automática chega com um importante diferencial competitivo: o consumo de combustível semelhante ao do modelo manual, algo raro no mercado. Todo esse desenvolvimento de engenharia foi realizado no Brasil.
Nota máxima na classificação do Inmetro, a nova configuração 4x2 da picape Chevrolet é capaz de rodar com gasolina 9,4 km/l na estrada e 7,9 km/l na cidade. Com etanol os resultados são 6,4 km/l e 5,3 km/l, respectivamente. Isso representa uma vantagem de até 1,3 km/l em relação ao principal rival.
Outro destaque da S10 está na performance. Ela acelera de 0 a 100 km/h em um tempo realmente surpreendente para um veículo do seu porte: 9,5 segundos.
O segredo está na excelente união entre o motor 2.5 com injeção direta de combustível e a transmissão automática de seis velocidades com tecnologia Clutch to Clutch, que permite trocas rápidas e quase imperceptíveis.
Para isso foi feito um extenso trabalho de calibração tanto no propulsor quanto na transmissão, otimizando o funcionamento do conjunto. O nível superior de refino traduz-se em melhor dirigibilidade e desempenho.
O sistema de transmissão automática do modelo Flex usa o mesmo hardware da configuração a diesel, porém com uma programação específica do módulo de controle da transmissão (TCM), que, no caso da S10, fica embutido, proporcionando maior robustez por evitar que componentes fiquem expostos a sujidade e impactos.
Outra alteração promovida na transmissão foi o alongamento da relação do diferencial sem comprometimento da performance. Isso contribui para melhora no consumo e para redução das rotações do motor, resultando em melhor conforto acústico e menor nível de desgaste de componentes.
Vale lembrar que a transmissão automática da S10 possui a tecnologia Clutch to Clutch. Na prática, ela tem comportamento parecido com uma de dupla embreagem pela sua velocidade de resposta.
Outra tecnologia interessante é o Electronic Capacity Clutch Control, onde uma embreagem dentro do conversor de torque maximiza a capacidade de acoplamento do conjunto e, consequentemente, a transferência de força do motor para as rodas.
A cereja do bolo, no entanto, está no novo mapa de aceleração, herdado da picape norte-americana Chevrolet Colorado. Este conceito nunca havia sido antes aplicado em um veículo utilitário da marca no país.
O motorista nota que a S10 Flex automática responde precisa e prontamente à pressão exercida sobre o pedal do acelerador, que dosam os até 27,3 kgfm de torque (a 4.400 rpm) e os 206 cavalos de potência (a 6.000 rpm) do motor.
Os coxins da S10 Flex tiveram sua rigidez alterada para que o nível de vibração do carro também fosse otimizado, privilegiando uma condução altamente agradável e confortável para os ocupantes.
A S10 Flex automática chega às concessionárias do Grupo Automec em abril:
Automec Sorocaba (Castelinho)
Av. Darcí Carvalho Daferner, 300 - Sorocaba/SP
(15) 2102-8000
Automec Sorocaba (Gal. Carneiro)
Av. General Carneiro, 1225 - Sorocaba/SP
(15) 2102-8800
Automec Sorocaba (Ipanema)
Av. Ipanema, 1027 - Sorocaba/SP
(15) 3313-9533
Automec Itu
Av. Tiradentes, 412 - Itu/SP
(11) 4813-9900
Automec Indaiatuba
Av. Pres. Vargas, 2471 - Indaiatuba/SP
(19) 3825-5555
Automec Americana
Av. Afonso Pansan, 111 - Americana/SP
(19) 3468-9400
Automec Amparo
Av. Bernardino De Campos, 700 - Amparo/SP
(19) 3808-8700
Automec Franca
Av. Ismael Alonso Y Alonso, 233 - Franca/SP
(16) 3111-5000