NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar
 
22/05/2017
Volkswagen Fox 2018 chega com mais conectividade
Sistema de infotainment, traz tela maior (6,5”) com a tecnologia App-Connect, os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
 
   
 
+ veja mais fotos

Novos equipamentos de série, mais recursos de tecnologia e ainda mais conectada. Assim é a linha 2018 do Fox, que acaba de chegar às concessionárias Volkswagen. O modelo feito em São José dos Pinhais (PR) pode ser equipado, já na versão de entrada Trendline, com o sistema “Composition Touch”, com tela sensível ao toque de 6,5” e capaz de realizar o espelhamento da tela do celular com os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

Agora, as versões Highline, Pepper e CrossFox ganham como equipamento de série assistente de partida em rampas (HHC), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e câmera traseira de auxílio ao estacionamento. Este, por sinal, agora também é oferecido no Fox Comfortline. Resultado: mais tecnologia, conforto e conveniência em todas as versões.

Outras novidades da linha 2018 são a oferta da roda de liga leve de 16 polegadas com novo visual (estilo “Thor”) para o Fox Highline e a oferta para todas as versões da cor “Branco Puro” (a mesma disponível na linha Golf). O figurino e os revestimentos dos bancos também são novos em todas as configurações da linha 2018.

Novidades em todas as versões

O Fox 2018 é oferecido na versão Trendline nos motores 1.0 (82 cv) e 1.6 (104 cv), sempre com câmbio manual de cinco marchas. A versão Track está disponível exclusivamente com a motorização 1.0 (82 cv). A versão Comfortline traz agora somente o motor 1.6 (104 cv), que pode ser associado tanto à transmissão manual de cinco marchas como à I-Motion, com trocas de marcha de modo automático.

As configurações Highline, Pepper e CrossFox são ofertadas sempre com o motor 1.6 MSI (120 cv), que pode ser acoplado ao câmbio manual de seis marchas e à transmissão I-Motion com a segunda geração do software de gerenciamento de trocas de marchas.

O Fox Trendline passa a contar como item de série com alarme “keyless”, sensores de estacionamento traseiro, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico e função “tilt down” para o lado do passageiro, sistema de som “Media Plus”, luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores e maçanetas e retrovisores pintados na cor do veículo. Vale ressaltar que, já na versão de entrada, o Fox tem como itens de série ar-condicionado, direção com assistência elétrica, travamento central das portas com controle remoto na chave, coluna de direção com ajuste em altura e profundidade e também rodas aro 15 polegadas com pneus 195/55 R15 “verdes” (menor resistência ao rolamento).

Adicionalmente aos itens do Fox Trendline, a configuração Comfortline traz como novidades os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas de liga leve de 15”, tomada 12V e rede porta-objetos no porta-malas, volante multifuncional com acabamento de couro e sistema de som “Composition Touch” com tela de 6,5 polegadas e APP-Connect.

O Fox 2018 passa a contar como equipamento de série nas versões Highline, Pepper e CrossFox com controle eletrônico de estabilidade, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (tecnologia exclusiva na categoria), controle de assistência de partida em rampa, luz de conversão estática (cornering light) e câmera traseira apara auxílio em manobras de estacionamento.

ESC - Controle eletrônico de estabilidade – O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração - O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.

EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

HBA – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito na linha Fox. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

Luz de conversão estática (cornering light) – Recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis estiverem ligados (alto ou baixo) e a seta for acionada ou girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente.

Há ainda o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.

Outro recurso presente no Fox é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.

O mais conectado do segmento

O Fox 2018 chega ao mercado como o mais conectado do segmento e passa a contar com três opções de centrais multimídia (“Composition Touch”, “Composition Media” e “Discover Media”) com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

O sistema “Discover Media” também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Praticamente todos os comandos podem ser executados sem a necessidade de o motorista tirar as mãos do volante, operando o sistema por meio das teclas do volante multifuncional ou por comandos de voz. Por falar nisso, é possível selecionar as mídias (CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando o comando de voz.

Há, ainda, as teclas de atalho no volante o sistema I-System, que também mostra na tela central no painel de instrumentos as principais operações de rádio, telefonia e navegação exibidas na tela do sistema de infotainment.

Os sistemas de infotainment do Fox 2018 já estão habilitados para operar os mais modernos sistemas de espelhamento: Apple CarPlay, MirrorLink e Android Auto. Vale lembrar que no hatch Volkswagen só podem ser “espelhados” aplicativos certificados por cada um dos sistemas e que algumas funções estão disponíveis para determinados modelos de aparelhos celular.

Oferta de Cores

A linha Fox 2018 tem oferta de nove cores, sendo três sólidas (Branco Puro, Preto Ninja e Vermelho Tornado), quatro metálicas (Prata Sargas, Azul Night, Prata Tungstênio e Cinza Platinum) e a perolizada Preto Mystic. Há ainda a cor especial Laranja Sahara que é oferecida exclusivamente para o CrossFox.


 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo



Enquete
Você tem medo de comprar carro importado?

Sim, por causa do custo de manutenção
Não, trocaria sim meu nacional por um importado
Sim, porque chamam a atenção dos bandidos
Não, já tive outros importados e fiquei satisfeito


Veja o resultado

 

Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.