A carroceria incrivelmente funcional e o elevado nível de conforto ao rodar foram algumas das características do BMW Série 5 Gran Turismo, o fundador do seu segmento. Esses predicados foram aprimorados no novo BMW Série 6 Gran Turismo, cuja evolução sistemática ante o predecessor é evidenciada por sua elegância esportiva e equipamentos inéditos de assistência e controle, representando um salto em termos de eficiência e aerodinâmica.
O modelo fará sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro. O início das vendas no mercado europeu ocorrerá em novembro, quando o modelo será oferecido inicialmente com três opções de motorização (duas à gasolina e uma a diesel) da última geração de motores do BMW Group. O sistema inteligente de tração integral BMW XDrive estará disponível em duas versões desde o seu lançamento. Para o mercado brasileiro, nenhuma versão está confirmada.
Mais leve, esportivo, confortável e eficiente
Graças à combinação de uma engenharia inteligente de redução de peso e um maior uso de alumínio e aço de alta resistência em componentes da carroceria e do chassi, o modelo perdeu 150 quilos em comparação com o BMW Série 5 GT.
Em relação ao desempenho, a aerodinâmica aprimorada e a adoção da nova linha de motores, mais potentes e eficientes, fornece ao carro uma performance superior aliada a melhor consumo de combustível. A aceleração de 0 a 100 km/h da versão BMW 630i GT, por exemplo, é feita 0,7 segundo mais rápida do que a versão equivalente do modelo anterior — e com menores níveis de emissão e consumo de combustível.
O conforto a bordo também foi beneficiado pela nova tecnologia aplicada ao chassi, que traz suspensão a ar na traseira desde a versão de entrada e a opção de suspensão adaptativa, com suspensão a ar na dianteira e na traseira com controle dinâmico de amortecedor.
A opção Executive Drive traz a suspensão integral que inclui sistema de estabilidade ativo, dando ao veículo uma condução mais esportiva. A suspensão manual de dois eixos permite que a altura do veículo em relação ao solo seja ajustada manualmente, o que significa aumentar a altura do veículo em até 20 milímetros ao toque de um botão para vencer rampas ou valetas, por exemplo.
O veículo também pode ser rebaixado em até 10 milímetros — seja por meio do botão ou automaticamente, quando o modo Sport é ativado ou quando o carro excede a velocidade de 120 km/h. Todos os sistemas de suspensão opcionais estão agora disponíveis em conjunto com o BMW xDrive.
Design: proporções dinâmicas, linhas elegantes e fluídas
Externamente, o comprimento de 5.091 milímetros (87 milímetros maior do que o antecessor), a largura inalterada de 1.902 milímetros, a distância entre-eixos de 3.070 milímetros e a altura de 1.538 milímetros (21 milímetros mais baixo do que o predecessor) deixam o BMW Série 6 GT mais baixo e esticado. O visual do modelo é outro destaque. A dianteira tem uma aparência poderosa, com faróis em LED de série que se estendem à grade dianteira no tradicional formato de rim.
O perfil do carro ressalta o longo capô, o teto com caimento mais plano (o que favorece o espaço para cabeças) e as janelas traseiras prolongadas. Já as lanternas em estilo tridimensional adicionam um toque atraente ao cupê. A silhueta mais longa tem um efeito positivo à dinâmica do carro, que traz controles ativos de entrada de ar, defletores e spoilers traseiros que levantam automaticamente para reduzir o coeficiente de arrasto - que caiu de 0.29 para 0.25 em relação ao modelo anterior.
Combinação ideal de prazer de condução, conforto e funcionalidade de longa distância.
O interior foi projetado para fornecer um cockpit voltado ao motorista e amplo espaço interno aos passageiros. A posição do banco do condutor favorece uma visão panorâmica da via, enquanto a posição dos botões no painel de controle ajuda a criar uma sensação de prazer ao volante. As linhas da cabine e os materiais empregados no revestimento interno são frutos de um trabalho de alta precisão, o qual se reflete em uma cabine altamente sofisticada.
O espaço traseiro, por sua vez, oferece espaço de sobra para três adultos, que contam com amplo espaço à cabeça graças ao caimento mais plano do teto. Opcionalmente, os passageiros de trás contam com ajustes elétricos nos bancos traseiros, os quais podem ser automaticamente recolhidos, na divisão 40:20:40, aumentando destarte o espaço livre para carga em até 1.800 litros. O porta-malas, por fim, tem dois compartimentos de bagagem e capacidade de 610 litros (110 litros a mais do que o BMW Série 5 GT .
Nova geração de motores, transmissão Steptronic de oito velocidades de série, BMW xDrive como opção.
A linha de motores disponíveis para o novo BMW Série 6 Gran Turismo possui a tecnologia TwinPower Turbo atuando em conjunto com a transmissão Steptronic de oito velocidades desde a versão de entrada. A versão 630i Gran Turismo vem equipada com motor 2.0 litros de quatro cilindros à gasolina, desenvolvendo potência máxima de 258 cv e torque máximo de 400 Nm, conjunto que leva o veículo de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e ao o consumo de combustível de aproximadamente 16 km/l.
A versão 640i Gran Turismo, por sua vez, traz propulsor 3.0 de seis cilindros em linha à gasolina, com 340 cv de potência e torque máximo de 450 Nm, levando o modelo dos 0 a 100 em 5,4 segundos. A versão 640i xDrive Gran Turismo é um pouco mais rápida: 5,3 segundos. Os consumos de combustível são de 14 km/l e 12,5 km/l, respectivamente.
Já as versões 630d Gran Turismo e BMW 630d xDrive Gran Turismo são equipadas com propulsor 3.0 de seis cilindros em linha a diesel, com 256 cv de potência e torque máximo de 620 Nm, o qual pode ser combinado à tração integral. As velocidades de 0 a 100 km/h são de 6,1 segundos e 6,0 segundos, respectivamente. Os consumos de combustível são de 20 km/l e 17 km/l, respectivamente.
Sistema de controle excepcionalmente versátil
O novo BMW Série 6 Gran Turismo vem equipado com um sistema de entretenimento que oferece conectividade, navegação e interação jamais vistas. No coração do sistema opera o sistema iDrive, que traz controles no console central e na própria tela sensível ao toque de 10,25 polegadas em alta definição, a qual oferece ícones intuitivos e gráficos animados de fácil operação. O novo BMW Série 6 Gran Turismo também oferece a conveniência de um controle de voz aprimorado e o comando por gestos de BMW. Está disponível ainda a nova geração do BMW Head-Up Display, cuja área de projeção é 70% maior que a anterior.
Sistemas de assistência que aproximam o modelo da condução autônoma
Os sistemas de assistência ao condutor instalados no novo BMW Série 6 Gran Turismo utilizam tanto uma câmera estéreo padrão como radares e sensores ultra sonoros (opcionais) para monitorar os arredores do veículo. O aviso de colisão de pedestre para reduzir o risco de colisões é equipamento de série, enquanto a lista de opcionais inclui a nova e aprimorada versão do Active Cruise Control com função Stop & Go, que opera entre as velocidades de 0 e 210 km / h. O assistente de controle de direção e faixa (ativados na mesma velocidade) representa outro passo na longa estrada rumo à condução autônoma. O sistema usa as faixas da pista e o veículo a frente para ajudar o motorista a manter seu veículo na pista.
Os sistemas de alerta de mudança de pista e de mudança de faixa, o aviso de colisão lateral e o auxiliar de evasão também aumentam a conveniência e a segurança do motorista, fazendo inserções de direção corretiva. O aviso de trânsito de cruzamento, o aviso de prioridade, o aviso de erro no caminho e os sistemas de aviso de irregularidades fazem igualmente ajudar a evitar situações potencialmente perigosas. Finalmente, o BMW Série 6 Gran Turismo pode ser encomendado com o recurso de estacionamento por controle remoto.
BMW Connected: assistente de mobilidade pessoal, novos serviços.
Os proprietários da BMW 6 Series Gran Turismo também podem aproveitar os benefícios da conectividade inteligente da BMW Connected, permitindo que este assistente digital de mobilidade pessoal ajude os motoristas a chegar facilmente ao seu destino e com um estresse mínimo — não apenas quando estão no carro.
Para isso, a agenda no calendário do smartphone do condutor pode ser usada no planejamento de rotas. Por exemplo, o tempo de partida ideal pode ser calculado com base em dados de tráfego em tempo real e o destino de navegação pode ser transferido para o carro do proprietário. Uma vez dentro do veículo, os motoristas podem gerenciar dados de calendário, e-mail e contatos por meio da função Microsoft Exchange. O smartphone está integrado de forma sem fio via Bluetooth e o carregamento indutivo também é possível.
A informação de trânsito em tempo real indica a presença de engarrafamentos, enquanto as informações de estacionamento na rua ajudam a encontrar pontos de estacionamento disponíveis ao longo da rota planejada. A função de Visualização 3D remota, por sua vez, permite ao motorista observar imagens do seu carro ou do seu entorno por meio do smartphone.
Versões que terão início de comercialização em novembro na Europa:
BMW 630i Gran Turismo:
- Motorização: 2.0 litros, quatro cilindros à gasolina,
- Potência: 258 cv entre 5.000 rpm e 6.500 rpm
- Torque máximo: 400 Nm entre 1.550 e 4.400 rpm
- Transmissão: Automática Steptronic de oito marchas.
- Aceleração (0 a 100 km/h): 6,3 segundos
- Velocidade Máxima: 250 km/h
BMW 640i Gran Turismo / BMW 640i xDrive Gran Turismo:
- Motorização: 3.0 litros, seis cilindros em linha, à gasolina
- Potência: 340 cv entre 5.500 rpm e 6.500 rpm
- Torque máximo: 450 Nm entre 1.380 rpm e 5.200 rpm.
- Transmissão: Automática Steptronic de oito marchas
- Aceleração (0 a 100 km/h): 5,4 segundos / 5,3 segundos
- Velocidade Máxima: 250 km/h / 250 km/h
BMW 630d Gran Turismo / BMW 630d xDrive Gran Turismo:
- Motorização: 3.0 litros, seis cilindros em linha, a diesel
- Potência: 265 cv a 4.000 rpm
- Torque máximo: 620 Nm entre 2.000 rpm e 2.500 rpm
- Transmissão: Automática Steptronic de oito marchas
- Aceleração (0 a 100 km/h): 6,1 segundos / 6,0 segundos
- Velocidade Máxima: 250 km/h / 250 km/h