A Audi apresentou o PB18 e-tron Concept em 2018 durante a semana do automóvel em Monterey, na Califórnia, e chamou muito a atenção a imagem e o desempenho anunciado para esse superesportivo mostrado como um simples estudo, embora a marca de Ingolstadt nunca tenha afirmado que não poderia passá-lo da teoria à prática.
O tempo passou e Bram Schot, o CEO da Audi, afirmou aos holandeses da Autoweek Netherlands que o modelo será produzido entre 2020 e 2021, em uma série exclusiva de 50 unidades. Como é evidente, pouco se sabe como irá evoluir o protótipo no seu caminho para a produção. O modelo apresentado em Monterey contava com uma motorização elétrica com 500 kW (cerca de 671 cv) e 871 Nm de torque, mas poderia atingir picos de 760 cv.
Na ocasião, a Audi anunciou que seria possível acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 2 segundos e espera-se que essa promessa possa ser mantida na versão que será fabricada. Além disso, a marca de Ingolstadt anunciou a utilização de um novo tipo de baterias sólidas com uma capacidade de 95 kWh. Essa tecnologia poderá garantir uma autonomia de 500 km e com um sistema de carregamento de 800 volts, as baterias podem ser recarregadas em meros 15 minutos, mesmo com um novo sistema wireless.
Além das novidades tecnológicas que podem passar (ou não) do concept para o modelo de produção, há outras particularidades como a posição de condução central. Mas em vez do que acontece com a McLaren, que conta com uma solução deste tipo, ela pode deslocar-se para a direita ou para a esquerda, de acordo com a preferência do condutor.