A Volkswagen acaba de apresentar o Golf GTI TCR, uma versão homologada para estrada inspirada no carro de competição do WTCR.
A principal diferença entre o GTI TCR, o GTI Performance e o R é o motor turbo de 2.0 litros e quatro cilindros, que no TCR entrega 290 cv, 45 cv a mais que o GTI e 10 cv a menos que o R.
A transmissão é automática de sete velocidades e de dupla embreagem, enviando a força às rodas dianteiras. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5.6 segundos e a velocidade máxima atinge 250 km/h - que pode ser estendida para 260 km/h, como opcional.
O GTI TCR distingue-se dos outros esportivos da linha Golf por alguns componentes externos que são exclusivos, como os difusores dianteiro e traseiro, as saias laterais e o spoiler traseiro. As rodas de 18 polegadas, os espelhos laterais pretos, os faróis em LED, diferencial autoblocante e discos de freio perfurados são partilhados com os referidos irmãos de linha.
Como opção, poderá adquirir-se o Golf GTI TRC com suspensão adaptativa (DCC), com amortecedores e molas mais rígidas (esportivas) no eixo traseiro, a citada antes abertura do limitador eletrônico de velocidade máxima para 260 km/h e rodas de 19 polegadas com pneus 235/35. Há ainda um pacote mais radical, que acrescenta pneus semi-slicks e rodas de 19 polegadas com desenho exclusivo.
Abrindo as portas, o logotipo TCR é projetado no asfalto, e uma vez no habitáculo, surgem bancos esportivos com novo revestimento em microfibra e tecido, volante especial para essa versão e diversos detalhes em vermelho, como um autêntico GTI.