NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar
 
10/06/2020
Quais são as melhores motos de trilha no Brasil?
Antes de vermos modelos de motos para trilhas, é interessante levar em conta que uma moto 125cc é suficiente para iniciantes.
 
   
 
+ veja mais fotos

Como fazer trilha de motos e quais os melhores modelos para o off-road?

Fazer trilhas de motos é um dos esportes mais apaixonantes que existe. Quem diz isso? Aqueles que começam a aventurar-se nas trilhas, descobrindo o chamado mundo “off-road” – fora do asfalto.

Fazer trilhas de motos une alta adrenalina e uma aproximação com a natureza, capaz de desestressar até mesmo quem tem uma rotina de trabalho intensa durante a semana.

Cada vez mais popular no Brasil, o esporte vem despertando o interesse de quem já é motociclista (mas está acostumado a dirigir no asfalto) e também de quem ainda não tem uma moto.

Neste artigo, você ficará por dentro de dicas essenciais para fazer trilhas de motos. Além disso, para quem está pensando em comprar uma motocicleta, separei uma lista com os melhores modelos para fazer motocross.

Confira!

Como fazer trilha de motos - Dicas para iniciantes

Quem já é experiente nas trilhas de motos costuma dizer que, mais que um esporte, esse é um estilo de vida.

Por isso mesmo, mais do que comprar a moto ideal e aprender as principais técnicas para dirigir fora das pistas de asfalto, é importante se preparar fisicamente.

Para os iniciantes, as dicas dos trilheiros experientes são:

1. Conheça trilheiros mais experientes

Principalmente nas primeiras trilhas, sair com um grupo de trilheiros com experiência é um enorme diferencial. Para ter boas impressões do esporte e contar com uma rede de apoio em seus passos iniciais como trilheiro, esse é um cuidado importante – tanto para escolher as melhores trilhas para começar a se familiarizar com o off-road, quanto para aprender e aprimorar técnicas desse tipo de esporte.

2. Tenha equipamentos próprios

Parte importante do off-road é ter bons equipamentos de segurança para uma melhor experiência. Além dos dispositivos básicos e obrigatórios para qualquer moto, como o capacete, invista em bons calçados (botas são boas opções), luvas, calças resistentes, cotoveleiras, coletes, joelheiras, óculos de proteção e, se necessário, as chamadas bolsas de ferramentas. Novamente, os seus colegas de trilhas mais experientes podem te orientar quanto ao que usar, levando em consideração os tipos de trilhas por onde vocês pensam em circular.

3. Entenda bem o funcionamento da sua moto

Os trilheiros são, antes de tudo, apaixonados por suas motos. Mais do que isso, precisam conhecer o funcionamento da motocicleta, entendendo como ela funciona e como manuseá-la. Saber regular as suspensões, escolher o tipo adequado de combustível e o melhor guidão são apenas algumas das habilidades e cuidados que os trilheiros devem ter.

4. Prepare-se fisicamente

Lembra quando eu falei que ser trilheiro é um estilo de vida? Pois bem, estar em forma – o que significa ter um bom condicionamento físico – é importante, já que os esforços dos motociclistas em trilhas off-road são altos. Melhorar os hábitos alimentares, diminuir as bebidas alcóolicas e dormir bem na noite anterior a uma trilha são cuidados importantes. Impulsionar a resistência física, com uma rotina de exercícios que inclua fortalecimento muscular e melhor rendimento também é algo que deve ser levado em conta.

5. Considere um curso de pilotagem

Um curso de pilotagem direcionado para o off-road pode ser uma excelente ideia, mesmo para motociclistas experientes em asfalto. Isso acontece porque dirigir em trilhas é muito diferente do que em asfaltos, com técnicas também distintas e que, se dominadas, impulsionam muito a experiência do trilheiro.

6. Escolha uma boa moto

Por fim, escolher uma boa moto é mais do que indispensável, especialmente para os iniciantes. Começar com um modelo menos potente é um caminho para aperfeiçoar as técnicas como trilheiro e, na medida em que for desenvolvendo essas habilidades, ir avançando também nos modelos de motocicletas utilizados. No tópico seguinte, selecionei uma lista de motos recomendadas por trilheiros. Confira!

Antes de vermos modelos de motos para trilhas, é interessante levar em conta que uma moto 125cc é suficiente para iniciantes. Modelos mais potentes, como as motocicletas de 450cc, exigem maior experiência, além de serem muito mais caras. Veja alguns modelos:

1.Honda CRF 230F 

Essa moto esportiva conta com alto desempenho. Tem 230cc, 19,3cv e seis velocidades, o que é um diferencial para manobras e técnicas de trilha. O seu preço é outro atrativo, quando comparada às demais.

2. Yamaha TTR 230

Os modelos pós 2018 têm designs novos. O motor é de quatro tempos e tem 232,2cc. A suspensão chega a 240 mm. É uma boa escolha para os trilheiros!

3. MXF 250 RX

Eficiente e potente, essa moto tem uma suspensão dianteira resistente, além de contar com um amortecedor traseiro, bastante usado em motos de competição. É feita em alumínio, o que impacta positivamente em seu peso. Boa escolha!

4. Gas Gas 300 EC

Em último lugar na nossa lista, está a Gas Gas 300 EC. Tem um motor potente. O diferencial é que tanto o seu carburador quanto o sistema de palhetas oferecem uma resposta rápida, independentemente da rotação.



 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.