O acordo entre Toyota e Suzuki já tem seu primeiro fruto em forma de produto e se chama Suzuki Across. Na verdade, trata-se do Toyota RAV4 com emblemas da Suzuki e pequenas modificações. Mas não é o híbrido que a Toyota já dispõe em seu catálogo, mas a opção híbrida plug-in que estará disponível muito em breve.
Esteticamente, o novo Suzuki Across é quase igual ao Toyota RAV4. Diferencia-se principalmente na parte frontal, com faróis mais finos e um para-choque dianteiro retocado, além de uma grande grade como protagonista. Também as falsas entradas de admissão de ar laterais, onde se assentam os faróis antineblina, são diferentes do modelo da Toyota. Na traseira, no entanto, parece que as mudanças se reduzem unicamente ao emblema da marca.
Debaixo do capô do Suzuki Across encontra-se um motor 2.5 Plug-in Hybrid E-Four, com o bloco gasolina de 185 cv de potência de origem Toyota como base, acompanhado por dois motores elétricos: um dianteiro de 182 cv de potência e o traseiro com 54 cv. São independentes e alimentados por uma bateria de 18.1 kWh de íons de lítio, localizada debaixo do piso do porta-malas e oferecendo 75 km de autonomia em modo 100% elétrico.
A transmissão é a conhecida e-CVT da Toyota, e pode rodar em modo elétrico até os 135 km/h. A capacidade do porta-malas é de 490 litros. Todo este sistema pode ser manejado em modo automático, em modo elétrico puro e forçando a carga da bateria elétrica.
Este sistema híbrido plug-in permite entregar 306 cv de potência máxima em conjunto e com tração 4x4. Um sistema de tração nas quatro rodas inteligente no qual a tração dianteira funciona como normal, mas chegando a uma distribuição 20/80 como máximo em situações em que é requerido.
Herdado do Toyota RAV4, o Suzuki Across conta com um sistema multimídia com tela de 9.0 polegadas, com suporte para Android Auto e Apple CarPlay. O interior também guarda poucas diferenças com relação ao modelo do qual deriva, oferecendo idêntica habitabilidade - exceto pela diferença do porta-malas -, mas sem dúvida um dos pontos chave é que mantém o sistema pré-colisão e o controle de cruzeiro adaptativo, por exemplo.
Este novo Suzuki Across conta também com sistema de manutenção ativo de faixa, detector de ângulo morto, alerta de tráfego cruzado traseiro e e-Call, assim como reconhecimento de sinais de trânsito. Espera-se que chegue aos concessionários coincidindo com o lançamento da versão híbrida plug-in do Toyota RAV4.
Os modos de gestão de energia permitem funcionar de maneira automática combinando o motor térmico e os elétricos, usando o motor térmico para preservar a bateria, funcionar em modo elétrico puro ou usar o motor térmico para carregar a bateria enquanto estamos circulando.