NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
14/03/2021
Proteção veicular cada vez mais popular
Um tema que vem ganhando espaço no Brasil é a proteção veicular. Cada vez mais, cresce o número de proprietários e condutores que optam por esse tipo
 
   
 
+ veja mais fotos

Um tema que vem ganhando espaço no Brasil é a proteção veicular. Cada vez mais, cresce o número de proprietários e condutores que optam por esse tipo de serviço, a fim de manter seus veículos protegidos de uma forma menos burocrática e economicamente mais acessível que os seguros privados.

Por que tanta gente tem optado por esse serviço?

No texto de hoje, listamos sete motivos para ter uma proteção veicular. Confira!

  1. Maior tranquilidade para lidar com imprevistos

O Brasil tem um número elevado de veículos registrados, no entanto, pouco mais de 25% desses veículos contam com algum tipo de proteção, como a proteção veicular.

Infelizmente, ainda que todas as medidas de segurança sejam obedecidas, todos estamos vulneráveis a algum tipo de incidente no trânsito, seja um choque, furto, roubo ou outros imprevistos.

Por isso, um dos principais motivos para contratar a proteção veicular é contar com essa tranquilidade em situações de sinistro, tendo um apoio econômico para ressarcir os gastos e enfrentando o problema da forma mais rápida e fácil possível.

  1. A proteção veicular é (bem) menos burocrática que os seguros privados

Geralmente, os processos para dar entrada em seguros privados podem ser bastante complicados e longos, já que envolvem muita burocracia. Por outro lado, a proteção veicular é muito menos burocrática. Essa diferença é sentida desde o momento de concretizar a adesão até na hora de solicitar algum tipo de serviço ou indenização.

Por que isso acontece? A proteção veicular é bem menos burocrática que os seguros privados porque funciona através de um sistema de rateio. Nesse sistema, os custos dos sinistros que podem acontecer a um veículo (como roubo, colisão ou furto) são divididos entre todos os sócios. Com isso, o ressarcimento acontece de forma direta e rápida.

  1. A proteção veicular é mais acessível economicamente

Outra grande vantagem de uma proteção veicular é o baixo custo. Quando comparamos os preços das cotas desse serviço às mensalidades dos seguros privados, notamos uma diferença muito grande. As proteções veiculares são muito mais acessíveis!

Isso se dá por várias razões. A principal delas está no tipo de empresa que oferece cada serviço: enquanto os seguros são serviços prestados por empresas privadas (e com fins lucrativos), a proteção veicular é oferecida por cooperativas (sem fins lucrativos), funcionando no sistema de rateio do qual falamos no tópico anterior.

  1. Não há variação no preço de adesão segundo as características do condutor

Nos seguros privados, é comum que a taxa de adesão varie de acordo com algumas caraterísticas do beneficiário, como idade, sexo, localização do bem, tempo de habilitação, entre outras. Tudo isso contribui para encarecer esse serviço, especialmente para pessoas que, por vários motivos (como idade ou circulação em regiões com altos índices de roubo, por exemplo), podem estar mais propensas a algum tipo de incidente no trânsito.

Na proteção veicular isso não acontece. O preço de adesão não varia segundo os condutores, mas somente de acordo ao valor do veículo. Assim, o serviço é acessível para todos os associados, sem mudanças relativas aos perfis dos condutores.

  1. A cobertura se estende a vários condutores

É comum que o mesmo veículo seja utilizado por vários integrantes da família. Nos seguros convencionais, a cobertura é bastante restrita, sendo que, em alguns casos, apenas o condutor principal é o beneficiário desse serviço.

Já na proteção veicular, essa cobertura é mais ampla, de modo que, em algumas cooperativas, é permitido cadastrar até quatro condutores como beneficiários. Isso, além de ser uma tranquilidade a mais, é uma forma de estender a segurança para toda a família.

A única exigência, claro, é de que os condutores cadastrados sejam legalmente habilitados.

  1. A proteção veicular conta com ampla cobertura de sinistros

Como já dissemos, todos nós podemos passar por algum inconveniente no trânsito. Estar preparado para essas situações é a melhor forma de se proteger. Geralmente, as proteções veiculares são muito completas e têm coberturas para uma grande variedade de situações, sendo que as mais comuns são:

– Roubo

– Furto

– Colisões

– Incêndios

– Enchentes e/ou alagamentos

– Indenização a terceiros

– Proteção para vidros e retrovisores

– Carro reserva e guincho

É importante lembrar que, antes de fazer a adesão em determinada associação, é preciso consultar os serviços oferecidos por cada cooperativa, a fim de evitar qualquer problema ou frustração no futuro.

7- Na proteção veicular, você é um associado e não um cliente

Essa diferença pode parecer apenas um detalhe, mas, na prática, modifica bastante a forma como cada serviço funciona. Ao ser um associado, você tem inúmeras vantagens e a principal delas está ligada ao sistema de rateio. Ao funcionar dessa maneira, o que se cria é uma espécie de sistema de fundos, de forma que todos os sócios estão protegidos.

É importante ressaltar que, ainda que cada cooperativa defina suas regras internas, todas elas devem obedecer à Constituição Brasileira, mais especificamente ao que está definido no artigo 5º, inciso XVII.



 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.