A família de veículos EQ da Mercedes-Benz será ampliada nas próximas semanas com o primeiro sedan de alto luxo derivado do S Class. Como se pode imaginar, para o novo integrante, que leva a denominação Mercedes-Benz EQS, o fabricante alemão reservou o melhor em tecnologia, equipamento e refinamento.
Esta semana a marca da estrela começou a produção de seu carro-chefe elétrico na planta de Sindelfingen, na Alemanha. Mais concretamente, o sedan elétrico ganha vida na Factory 56, junto às versões standard e de chassi longo dos Mercedes-Benz S Class e Mercedes-Maybach S Class, com os quais compartilha alguns componentes.
Com mais de 1.500 empregados, esta planta é muito flexível graças aos altos níveis de digitalização, podendo montar diferentes modelos e transmissões. Os powertrains e seus respectivos corpos pode se juntar na mesma linha, maximizando assim a eficiência. Por exemplo, o chassi do EQS está conectado ao sistema de transmissões na área conhecida como ‘Casamento Fullflex’.
O EQS é sinônimo de sustentabilidade ao longo de toda a linha de valor: desde o desenvolvimento até as compras, passando pela produção, o processo de carga e a reciclagem. É, portanto, um marco no caminho para a Ambition 2039 da empresa, com a qual a Mercedes-Benz está trabalhando em uma frota de carros novos sem emissões de CO2.
A oferta inicial será formada pelo EQS 450+ equipado com o motor de 333 cv e 568 Nm de torque, combinado com a tração traseira e a transmissão automática. Acima estará o EQS 580 4Matic, que acrescenta a tração integral, e um motor com 524 cv de potência e 855 Nm de torque.
A bateria incluída nos EQS é de íons de lítio com refrigeração líquida em duas versões: 90 e 108 kWh de capacidade. A potência máxima de recarga foi fixada nos 200 kW para corrente alternada, e em 22 kW para corrente contínua como máximo (de série chega com o carregador de bordo de 11 kW).
A Mercedes-Benz diz que no melhor dos casos a autonomia do novo EQS pode alcançar os 770 km segundo o ciclo de homologação WLTP e, portanto, só é superado pelo Tesla Model S Plaid+ que alcança os 840 km. Todos os EQS têm a velocidade máxima limitada aos 210 km/h, uma cifra mais que folgada para qualquer usuário.