O Mercedes-Benz CLS foi o primeiro modelo da marca a lançar esta nova filosofia de design, um estilo completamente novo e muito mais esportivo que se estendeu até a renovação parcial de alguns modelos. Embora o CLS já tenha sido sentenciado e não haverá uma quarta geração, a Mercedes-Benz decidiu reforçar suas vendas com algumas mudanças e aproveitar-se antes do encerramento definitivo de sua produção.
As melhorias estéticas no exterior são compartilhadas com o mais esportivo AMG CLS 53, diferenciadas pela decoração da grade dianteira. O CLS convencional cruenta com uma dupla lâmina horizontal suportando a estrela e inserções cromadas salpicadas, enquanto que o AMG 53 conta com o estilo ‘Panamericana’ de finas barras verticais.
A versão normal, que corresponde ao acabamento ‘Avantgarde Exterior Line’ apresenta um para-choque dianteiro com um desenho novo, especialmente as entradas de ar dos extremos que agora dispõem de fina lâmina horizontal de cor preto brilhante - como os apliques decorativos - que se estende de uma a outra sem cortes e com um divisor cromado na borda inferior. Na traseira, muda a parte inferior do para-choque, agora com um falso difusor aerodinâmico pintado de preto para oferecer uma imagem mais esportiva. O CLS 2022 também apresenta novos desenhos para as rodas de liga leve de cinco raios duplos, ao mais puro estilo AMG, ou multi-raio.
O acabamento especial ‘AMG Line Exterior’ também apresenta mudanças, apreciáveis por todos os lados. A proteção dianteira conta com elementos em preto brilhante, que contrasta com o splitter cromado. Os para-lamas dianteiros apresentam o emblema da divisão esportiva, e na traseira um fino spoiler colocado na borda da tampa do porta-malas. As rodas de liga leve são de 20 polegadas de diâmetro, em desenho multi-raio, pintadas de cinza ou preto brilhante.
No interior, o Mercedes-Benz CLS quase não recebe novidades além do novo volante multifuncional com aro capacitivo, que se apresenta forrado em couro Nappa e com os raios em preto brilhante e uma borda cromada, assim como aletas do câmbio instaladas no volante. A marca alemã afirma ter melhorado a aparência com novos materiais e combinações de cores para os bancos, incluindo também novas opções ‘designo’ e uma nova decoração para o painel a base de madeira de nogueira marrom e cinza brilhante.
O novo Mercedes-Benz CLS mantém intacto o equipamento de conforto, segurança, infotainment e comunicações, e também a linha de motores. A nova oferta estará disponível para encomendas a partir do próximo mês de maio, com as entregas de unidades previstas para julho em todos os mercados da Europa. A linha contará com até cinco opções mecânicas, os blocos a gasolina CLS 350 de 299 cv e CLS 450 4MATIC com 367 cv, e três diesel, os CLS 220d de 194 cv, o CLS 300d 4MATIC com 265 cv e o CLS 400d 4MATIC com 330 cv.
Todas as versões contam com a tecnologia ‘mild hybrid’ de 48 volts da Mercedes-Benz EQ, com um motor de arranque sem correia que proporciona um extra de 22 cv, e surgem acopladas à transmissão automática de 9 velocidades 9G-Tronic.