Características como a boa aerodinâmica, a elevada rigidez torcional do chassi, o motor instalado na posição central e o centro de gravidade baixo fazem do Porsche Carrera GT um carro estável e fácil de ser controlado
O câmbio do Carrera GT é manual, numa época em que até os mais rústicos esportivos, como os Lamborghini, já adotam a versão eletrônica, tipo F-1. De acordo com o gerente de projeto do Carrera GT, Michael Hölscher, ainda não existe equipamento que faça trocas mais rápidas que um piloto.
A caixa de câmbio foi instalada na posição transversal e a embreagem (de fibra de carbono) teve o diâmetro reduzido para 169 milímetros, metade de uma peça normal. Levantando a tampa do motor, atrás da cabine, é possível ver o diferencial na altura da cabeça dos cilindros. O Carrera GT ainda teve o piso todo carenado (efeito solo) e foi instalado um aerofólio na traseira (down force).
Além do gerenciamento do motor, os únicos sistemas eletrônicos presentes são os freios ABS e o controle de tração ASR. Ele foi desenhado como um monoposto, onde uma só estrutura suporta motor, câmbio e suspensões, como uma espinha dorsal. Esse chassi e a carroceria são feitos em fibra de carbono.
O Porsche Carrera GT conta com motor 5.7 V10 de 612 cavalos de potência e 60,2 mkgf de torque. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 330 km/h. Sua suspensão ainda possui desenho de competição, tipo double whishbone com amortecimento central (pushrod).
Internamente, o revestimento do painel e portas e a estrutura dos bancos são fibra de carbono e kevlar, material flexível que não quebra num acidente. E o acabamento do console, botões do ar-condicionado e maçanetas das portas são de magnésio.
O som é oferecido como um opcional – sem custo. Quem quiser instalar o equipamento precisa apenas avisar a fábrica, que respeita os que acham que esportivos não precisam de rádio, CD player e outras amenidades da vida moderna. O equipamento é um Becker, com rádio, CD e MP3 player, sistema de navegação por satélite, telefone e um sistema de alto-falantes e amplificadores projetado pela Bose. O mostrador do sistema vai instalado no alto do console, onde hoje fica uma placa cinza. O CD player fica embaixo do painel e a disqueteira, no porta-luvas. Os alto-falantes estão instalados nas portas, nas colunas dianteiras e próximo das caixas das rodas.
Os pneus, nas medidas 265/35 ZR19, na frente, e 335/30 ZR20, atrás, foram desenvolvidos pela Michelin especialmente para a Porsche. São unidirecionais, possuem bandas assimétricas e dois compostos diferentes de borracha, um para uso normal e outro esportivo. Eles foram feitos para garantirem boa aderência e capacidade de frenagem, nas ruas, e excelente tração, em pistas.
O Porsche Carrera GT custa 452.000 euros na Europa e em torno de 3 milhões de reais no Brasil.