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04/08/2021
Yamaha Fazer FZ25 ABS 2022
Motocicleta feita para quem escolhe avançar.
 
   
 
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A Fazer FZ25 ABS chega de cara nova e representa todo o pioneirismo e avanço que a Yamaha traz ao segmento de motocicletas urbanas de média cilindrada, sempre antecipando tecnologias.

Presente no mercado brasileiro há 16 anos, com aproximadamente 390 mil unidades comercializadas, o modelo foi o primeiro da categoria a ter injeção eletrônica, a trazer a tecnologia Flex de combustível, a contar com freio a disco na roda traseira e a ser equipado com sistema de freios ABS de série nas duas rodas. Atualmente, é a motocicleta com freios ABS mais vendida do Brasil.

Na sua versão anterior, a Fazer FZ25 já havia sido a primeira no segmento com farol de LED, e agora nessa versão 2022, o conjunto óptico está ainda mais avançado, com o novo farol com projetor de LED de última geração que ilumina de maneira muito mais eficiente. Integrado ao conjunto, temos também a inclusão do DRL (Daytime Running Light - Luz de circulação diurna), também em LED.

O design da Fazer FZ25 ABS está ainda mais surpreendente. A remodelação da carenagem frontal, os novos grafismos e as novas cores reforçam seu visual agressivo e esportivo. Além disso, o lampejador de farol ganhou um novo posicionamento, garantindo mais conforto e segurança para o condutor, facilitando o acesso durante a pilotagem.

As qualidades que conquistaram o respeito e admiração de milhares de motociclistas permanecem, como a notável agilidade, a pilotagem confortável e com toque de esportividade, e sobretudo, a durabilidade do consagrado motor 250 cc da Yamaha. Sua garantia segue sendo de 4 anos, a maior da categoria.

Características da nova Fazer FZ25 ABS

Farol e lanterna - O novo conjunto óptico da Fazer FZ25 ABS não só impressiona pela beleza e arrojo, conferindo mais modernidade ao modelo, como principalmente pela eficiência. Ele conta com o DRL em LED, cuja sigla significa Daytime Running Light, em português luz de rodagem diurna, deixando a motocicleta mais visível em condições de luz natural.

Já o farol, é de última geração, bifuncional com luz baixa e de luz alta projetadas num único projetor de LED de alta performance. Do ponto de vista prático, comparado à versão anterior, o novo farol se mostra mais eficiente, oferecendo maior amplitude de luminosidade, já que os fachos de luz do farol baixo e do alto, são mais homogêneos e abrangentes, iluminando uma área bem maior a frente da motocicleta. É importante destacar que a ‘Lei do Farol Baixo’ (Lei nº 13.290/2016), que exige que todos os veículos transitem em rodovias estaduais e federais com o farol baixo ligado durante o dia e à noite, considera que o DRL substitui o uso do farol baixo. No entanto, durante à noite, e em dias de baixa iluminação ou em outras condições meteorológicas, deve ser acionado o farol em LED.

Vale citar que além do projetor do farol, a lanterna traseira também é inteiramente em LED, combinando modernidade e menor consumo de energia, com maior eficiência na iluminação, fundamental na condução noturna.

Painel - Totalmente digital e com iluminação em LED, garante boa leitura em qualquer situação. Nele destaca-se os indicadores de consumo instantâneo e média de consumo, perfeitos para quem busca economia. Outras funções disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e ‘Fuel Trip’ (que indica a quilometragem percorrida na reserva - reescrever), relógio, tacômetro de fácil leitura e também as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de motor e do sistema Blueflex.

Freios - O sistema de freios, composto por um disco de 282 mm e uma pinça de um pistão na frente, e um disco de 220 mm e pinça de um pistão na traseira, garante frenagens seguras e em curtos espaços. Neste quesito, o destaque é o sistema de freios ABS como item de série, impedindo o travamento das rodas em condições de baixa aderência do piso, e até mesmo em frenagens bruscas de emergência.

Rodas e pneus - Com 10 raios, as rodas em liga leve seguem a proposta visual da moto. Não só inspiram arrojo, com chamam a atenção por serem largas, similares a de motos de maior cilindrada. O diâmetro de ambas é 17 polegadas, enquanto a largura na dianteira é de 2.5 polegadas, e na traseira de 4.0 polegadas. Para calçá-las, pneus Pirelli modelo Sport Demon, com medida de 100/80-17 na dianteira e 140/70-17 na traseira.

Motor - O monocilíndrico, de arrefecimento misto - uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo - tem a capacidade de 249.5 cm3 e utiliza duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote (SOHC - Single Over Head Camshaft).

A receita de tanta robustez tem origem não só em um projeto consolidado, mas também na tecnologia empregada em sua construção, que utiliza componentes nobres como pistão em alumínio forjado e cilindro revestido de cerâmica. Este material é similar ao de motos de competição, e com ele o atrito é reduzido, dispersando o calor com mais eficiência.

O acionamento do câmbio de 5 marchas é suave e seus engates precisos. Sua transmissão secundária é feita por corrente, com coroa e pinhão de 22 e 46 dentes respectivamente. A embreagem, do tipo multidisco em banho de óleo, também prima pela maciez no funcionamento.

Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada é de 21.3 cv e de 21.5 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 20.1 Nm, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina, ambos alcançados a 6.500 giros.

Na prática, todos estes números podem ser traduzidos em respostas e retomadas com maior fôlego, tanto em baixos giros, como nas faixas mais amplas de rotação. Elas podem ser notadas principalmente em subidas e também quando se trafega com um garupa.

O que contribui para isso, são os sistemas de alimentação e escapamento adotados. A Fazer é equipada como uma caixa de filtro de maior volume permitindo que o monocilíndrico admita uma maior quantidade ar, e de forma mais rápida.

Além disso, o sistema de injeção segue o padrão de modelos de alta cilindrada, com injetor de 10 furos. Este refinamento técnico permite que a injeção do combustível no interior da câmara de combustão seja mais eficiente, com uma queima mais completa. O resultado na prática é algo que todos admiram em uma moto: um funcionamento suave, menos poluente e com maior economia de combustível.

Já o sistema de escapamento, além de agregar na estética, reforçando as formas musculosas, permite uma grande vazão, otimizando a saída dos gases. Também se atribui ao escapamento, o ronco mais grave e encorpado, configurando uma empolgante trilha sonora para o estilo e proposta desta imponente 250 cc da Yamaha.

Graças as dimensões compactas e ao fato de ser dividido em dois silenciosos, sendo um deles posicionado abaixo do motor, o sistema de escapamento da Fazer ainda contribui para concentração de massas na parte inferior da motocicleta, contribuindo para sua notável agilidade.

Por todos estes motivos, seu motor é capaz de unir economia à inegável emoção na pilotagem e ainda manter suas características principais: respostas rápidas, durabilidade, confiabilidade e economia.

Suspensões - Filtram as irregularidades do piso, garantindo mais controle na condução. Na dianteira, os tubos internos dos amortecedores são reforçados, com o diâmetro de 41 mm, e seu curso é de 130 mm. Já na traseira, o amortecedor único e tem curso de 120 mm, cuja compressão pode ser ajustável em sete níveis de conforto e rigidez.

Chassis - O chassi, do tipo diamante, fabricado em aço, é leve e resistente a torções, incidindo diretamente no comportamento da motocicleta. Toda sua agilidade pode ser sentida em sua capacidade de mudar de trajetória com grande rapidez e, o mais importante, de forma estável.

A facilidade e leveza na pilotagem dá-se pelo peso e centralização de massas na parte de baixo da moto, além da geometria bem acertada, cujo ângulo do cáster é de 24.5° e o trail, de 98 mm que favorecem a agilidade nas mudanças de direção.

Conforto - Na Fazer o guidão é largo e essa característica resulta em um posicionamento mais firme dos braços e em um menor esforço no esterçamento, tornando a direção mais leve nas manobras e garantindo uma pilotagem mais fácil e agradável.

Outro detalhe que merece destaque no quesito conforto, é o banco duplo em dois níveis. Largos e ergonômicos, eles oferecem boa acomodação tanto para o piloto quanto para o passageiro.

Ainda pensando na comodidade de quem anda na garupa, a Fazer é dotada de alças de apoio em alumínio e pedaleiras bem posicionadas, permitindo que as pernas não fiquem demasiadamente dobradas.

Cores e disponibilidade

A Fazer FZ25 ABS conta com três opções de cores. O azul metálico (Racing Blue), o vermelho metálico (Magma Red), e o preto fosco (Matt Black), e estará disponível nos Concessionários Yamaha a partir da segunda quinzena de agosto de 2021, ao preço público sugerido de 18.990 reais + frete (exceto estado de São Paulo).



 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

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