NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
16/08/2021
Pininfarina Battista
O Hypercar elétrico italiano sai pelas estradas da Califórnia.
 
   
 
+ veja mais fotos

Chama-se Battista em referência ao fundador da Pininfarina, conta com mais de 1.900 cv e foi apresentado oficialmente no Salão de Genebra 2019. No entanto, após mais de dois anos de sua estreia e um longo programa de desenvolvimento e testes, finalmente pode-se dizer que o esportivo italiano mais potente da história é uma realidade e que já está pronto para a produção. E sua estreia oficial em movimento chegou justamente agora, durante o Monterey Car Week 2021 que costuma reunir alguns dos carros mais desejados e exclusivos do mundo.

Esta estreia não é por acaso, já que os Estados Unidos se apresenta como um dos principais mercados para o Battista, onde recebeu uma importante demanda desde o princípio. Agora, precisamente ali, oferece o seu primeiro vídeo em ação, passeando pelas belas estradas montanhosas da Califórnia.

Como já sabíamos há dois anos, o Pininfarina Battista ‘de produção’ que chegou hoje recebeu uma espécie de facelift em relação ao modelo mostrado em 2019, com um redesenho especialmente de sua parte frontal que responde aos últimos testes aerodinâmicos com o modelo.

As mudanças são sutis, porém mais numerosas do que parecem, e o mais evidente sem dúvidas é que foi eliminada essa estranha e fina entrada de ar que unia os dois faróis dianteiros como uma fina linha justamente abaixo da insígnia. A grade inferior cresceu ligeiramente em tamanho e também a zona alta do capô recebeu algumas alterações, além disso, os chamativos espelhos retrovisores têm agora um desenho muito mais extremo. O resultado é um carro com um design mais limpo e mais Pininfarina.

O Battista, graças ao seu chassi monocasco construído em fibra de carbono e 4 motores elétricos - um em cada roda - é bastante leve para uma potência de 1.926 cv e um torque de 2.300 Nm. Acelera de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos atingindo os 300 em 12, tudo com uma autonomia por volta de 450 quilômetros graças a uma bateria de 120 kWh fabricada pela Rimac. É de manganês, níquel e lítio, e seu formato em ‘T’ permite baixar o centro de gravidade, já que está localizada no chassi do veículo. Também conta com freios carbocerâmicos com discos de 390 mm e pinças monobloco de 6 pistões.

No Monterey Car Week este Battista mostrará também pela primeira vez seu novo som único, do qual se diz que é “matematicamente consistente com o universo” e um “som puro”. No entanto, não estará sozinho, porque junto a ele também estará presente a versão Battista Aniversario, da qual só serão fabricadas 5 unidades.

A Pininfarina pretende fabricar 150 exemplares de seu hypercar a um preço de 2 milhões de euros cada um, para manter a exclusividade, algo que já se buscou desde o início. Um objetivo conseguido após uma intensa fase de testes, tanto com simulações em um túnel de vento, como com testes de circuito com o assessoramento do ex-piloto de Fórmula 1 Nick Heidfeld, com quem a Pininfarina vem trabalhando desde o princípio deste projeto.


 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.