A Hyundai estreou o ano novo de 2021 apresentando o IONIQ 5. Um modelo que inaugura uma nova geração de elétricos que transformará a marca coreana progressivamente com o lançamento de mais modelos com diferentes carrocerias. O IONIQ 5 foi colocado à venda com a edição especial ‘Project 45’ em mercados selecionados da Europa, como a Noruega, um dos maiores compradores de carros elétricos.
A empresa já entregou estas unidades, e agora é a vez da produção das versões convencionais que a Hyundai entregará aos milhares de clientes que ficaram sem poder ter acesso à edição limitada, o que fará antes do final do ano. A marca coreana revelou um interessante vídeo onde mostra a produção do crossover elétrico em pouco mais de três minutos, e onde resume a fabricação, desde a fase de estamparia da carroceria até a inspeção de qualidade.
As diferentes fases pelas quais passa o Hyundai IONIQ 5 mostram todos os processos, incluindo também a montagem da nova unidade de controle de carga integrada e o pacote de baterias que é montado sobre a plataforma E-GMP ficando abaixo do piso do habitáculo. Um pacote de baterias que conta com diferentes módulos e células com o mais elevado nível de densidade de energia do mercado de produção em série.
Uma tecnologia desenvolvida pela própria marca coreana e que proporciona uma autonomia máxima de até 480 quilômetros. Além disso, o IONIQ 5 pode ser recarregado em pontos de carga ultrarrápida de 800 volts, necessitando de 15 minutos para recuperar 80% da carga. O nível do crossover compacto é tal que em apenas 5 minutos armazena energia para 100 quilômetros.
O vídeo também mostra um dos maiores segredos da indústria, a calibração e ajuste dos diferentes assistentes de condução, uma exaustiva inspeção do funcionamento das câmeras, dos espelhos retrovisores digitais, do sistema Head-up display e da função de realidade aumentada, os famosos testes de qualidade que as marcas limitam a um teste de estanqueidade sob uma chuva torrencial e as que são realizadas sobre um banco de testes.