Surgem boas e más notícias para todos os entusiastas do automóvel em geral e do Acura NSX em particular. Por um lado, o fabricante japonês finalmente optou por introduzir sua versão mais selvagem até esta data. Esta é a boa notícia, mas por outro lado, chega ligada à má, já que o seu lançamento vem acompanhado pelo adeus definitivo do icônico esportivo japonês. O NSX nos dirá adeus em dezembro do próximo ano, mas antes que esse momento chegue, a marca japonesa nos permitirá curtir seu último brinde com a chegada de sua versão mais selvagem, o Honda NSX Type S.
Depois de vários teasers, a marca japonesa anunciou sua estreia oficial que aconteceu ontem, 13 de agosto, no ‘The Quail, A Motorsports Gathering’ (parte do grande evento que é o Monterey Car Week) e foi nesse momento que a Acura, marca premium americana da Honda, revelou completamente o novo Type S.
Uma versão na qual surgem importantes diferenças estéticas em relação ao NSX de 2019, especialmente em seu rosto, que agora exibe uma grade e entradas de ar completamente novas que contribuem para melhorar a refrigeração. O splitter dianteiro, os estribos laterais e o aerofólio traseiro são agora de fibra de carbono, assim como o teto, enquanto que seu difusor traseiro é diretamente herdado do NSX GT3.
Da mesma forma, percebe-se de imediato a presença de uma tampa do motor vermelha, que foi durante muito tempo uma marca registrada dos produtos Honda e Acura de maior desempenho, assim como detalhes exteriores escuros, como as maçanetas das portas e o aerofólio traseiro, sem esquecer do grande logotipo ‘Type S’ situado diante das rodas traseiras.
Outro detalhe diferencial são suas novas rodas forjadas de cinco raios duplos, disponíveis nas cores Matte Shark Grey e Gloss Berlina Black. Com isso, o Type S adiciona alguns mm extras de largura das bitolas, acompanhadas de pneus Pirelli P-Zero feitos na medida. Para a carroceria, por sua parte, este NSX estreia uma pintura exclusiva Gotham Grey em acabamento fosco disponível para 70 unidades.
Se tudo isso parece pouco, é possível adicionar também o Lightweight Package opcional, que inclui freios carbocerâmicos, a tampa do motor em fibra de carbono, assim como também as molduras no interior, o que permite reduzir no total cerca de 26.2 quilos extras.
Mas a joia da coroa chega na parte do motor, onde o famoso powertrain híbrido, composto por um V6 biturbo de 3.5 litros, três motores e ajudados por sua tração total SH-AWD acompanhada por um sistema de vetorização de torque, recebeu uma interessante melhoria para alcançar os 608 cv e 667 Nm de torque máximo, ganhando assim 27 cv e 22 Nm adicionais em relação ao NSX padrão.
Uma melhoria que foi conseguida graças à chegada de novos turbo compressores com maior pressão, também procedentes do mesmo Acura NSX GT3 Evo, novos injetores, novos intercoolers e uma bateria de maior capacidade, permitindo que os motores elétricos também aportem um extra de força.
Além disso, contará com uma série de modificações que permitem melhorar suas aptidões dinâmicas, incluindo uma transmissão automática de dupla embreagem e 9 velocidades, que agora é 50% mais rápida na subida das marchas, embora também tenham sido melhoradas nas baixadas. Também o famoso sistema de vetorização de torque Sport Hybrid SH-AWD foi ajustado para melhorar ainda mais o comportamento nas curvas deste superesportivo híbrido. Os modos de condução (Quiet, Sport, Sport+ e Track) também foram melhorados para que funcionem melhor com o sistema de suspensão Adaptive Damper System e para que ofereçam um som mais intenso. Estas melhorias também incluirão, portanto, uma suspensão mais esportiva e firme, além de uma direção revisada.
O Acura NSX Type S será fabricado no Performance Manufacturing Center da Honda em Marysville, Ohio, e com uma produção limitada de apenas 350 unidades: 30 para o Japão e 320 para todos os demais mercados como os Estados Unidos, onde já sabemos que terá um preço partindo de 169.500 dólares, aos quais há que somar os 13.000 dólares extras que custa o Lightweight Pack para atingir um preço de 182.500 dólares.
Mais tarde, em dezembro de 2022, o fabricante japonês aposentará o NSX para dar lugar a outros veículos que ainda oferecerão a “alegria de conduzir” que se encontra no superesportivo de motor central.