O processo de renovação da família de carros compactos da KIA segue dando seus frutos. Se há apenas alguns meses era apresentado na longínqua Coreia do Sul o novo KIA K3, agora é a vez de conhecer a esperada atualização de sua alternativa destinada aos Estados Unidos. O novo KIA Forte 2022 entrou em cena carregado de novidades.
Este interessante sedan compacto acaba de sofrer um facelift. Uma atualização de meio ciclo de vida que permitirá a esta geração enfrentar o resto de vida comercial que tem pela frente. Agora, entremos nos detalhes para apreciar as melhorias e mudanças que sofreu o sedan coreano.
Basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir quais são as mudanças produzidas no design exterior do Forte. Na parte dianteira destaca-se o novo logo da marca e uma grade tipo ‘tiger nose’ que foi revisada. Tampouco devemos ignorar o para-choque e os grupos ópticos com tecnologia LED. A ‘joia da coroa’ segue sendo o Forte GT. É a configuração mais exclusiva e esportiva da nova linha. Tanto esta versão como o acabamento GT-Line dotam o exterior e o interior de elementos e acabamentos específicos.
Com relação ao interior do novo KIA Forte surge um ambiente mais digital e conectado. No quadro de instrumentos faz ato de presença uma nova tela de informação de 4.2 polegadas. O centro nevrálgico é uma nova tela táctil de 10.25 polegadas. Um elemento chave para controlar o sistema de infotainment. Um sistema multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
A lista de sistemas de assistência à condução foi ampliada. O novo Forte passa agora a contar com assistente de seguimento de faixa, controle de cruzeiro adaptativo combinado com o assistente de condução em estrada e um sistema de alerta de saída segura.
Quanto à parte mecânica, o novo Forte aposta exclusivamente nos motores a gasolina e, o que é igualmente importante, não há rastro da eletrificação. O bloco de acesso é um motor de 2.0 litros MPI com 4 cilindros que desenvolve uma potência de 149 cv (147 hp) e 179 Nm de torque máximo. Está associado a uma transmissão automática IVT.
A alternativa de maior desempenho passa por um motor 1.6 T-GDi de 204 cv (201 hp) e 265 Nm de torque máximo, que pode ser acoplado a uma transmissão automática DCT de dupla embreagem e 7 velocidades, assim como uma caixa manual de 6 relações. Todas as motorizações têm uma configuração de tração dianteira.
Com relação à sua chegada ao mercado, a comercialização terá início de maneira iminente com uma linha composta pelos níveis de acabamento FE, LXS, GT-Line e GT. A terminação EX deixa de estar disponível. O processo de produção em série seguirá acontecendo nas instalações da KIA em Monterrey (México). Uma vez disponível nos concessionários americanos deverá enfrentar o Honda Civic, um de seus rivais mais diretos naquele mercado.