Não só este novo crossover completará a família Corolla na Europa, formada atualmente pelas versões de carroceria cinco portas, perua (Touring Sports) e sedan, mas também arremata a linha de crossovers da Toyota, que agora oferecerá aos clientes a linha mais ampla do mercado europeu.
A partir da plataforma TNGA da Toyota, o novo Corolla Cross incorpora os últimos avanços da plataforma GA-C, que aportam benefícios ao estilo, ao design, à tecnologia e à dinâmica de condução.
Design e configuração
O estilo robusto e poderoso do novo crossover da Toyota foi modelado na medida do mercado europeu, com uma combinação única de grupos ópticos frontais e traseiros que complementam a grade frontal de duplo trapezoide, proeminentes para-lamas e o estreitamento posterior característico de um crossover urbano.
O Corolla Cross mede 4.460 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.620 mm de altura, e conta com uma distância entre os eixos de 2.640 mm. Por tamanho, situa-se entre o Toyota C-HR e o Toyota RAV4, no centro do concorrido segmento C na Europa, oferecendo o conforto, a funcionalidade e a versatilidade que as famílias com filhos pequenos necessitam.
O interior oferece a todos os ocupantes uma visibilidade excepcional, com amplos apoios de cabeça e espaço para as pernas tanto na frente como atrás, aberturas das portas particularmente grandes, com mais luz e a sensação de amplitude que transmite o teto solar panorâmico. O porta-malas combina um fácil acesso, graças à baixa altura da borda, com uma ampla abertura da tampa, muito prática para carregar objetos volumosos, como cadeiras de bebê ou bicicletas.
Novo sistema híbrido de 5ª geração
O Corolla Cross é o primeiro modelo da Toyota equipado com o novo sistema híbrido de quinta geração. Com tração dianteira ou total (AWD-i), evolui em relação aos seus antecessores ao oferecer mais torque, mais potência elétrica, uma eficiência superior e um maior prazer ao volante.
A transmissão foi redesenhada, e também se combina com novos sistemas lubrificantes e de distribuição que utilizam óleo de baixa viscosidade. Isso contribui para melhorias em termos de eficiência e potência, graças à diminuição de perdas elétricas e mecânicas.
A nova bateria, que incorpora os mais recentes avanços no campo das baterias de íon de lítio, é mais potente, e 40% mais leve. A potência, tanto do motor elétrico como de combustão, foi incrementada, até oferecer uma potência total do sistema superior em mais de 8%.
O sistema híbrido de 2.0 litros gera 146 kW/199 cv e permite que o Corolla Cross acelere, nas versões de tração dianteira, de 0 a 100 km/h em 8.1 segundos. A versão com tração total elétrica inteligente (AWD-i) conta com um potente motor elétrico adicional no eixo traseiro, que desenvolve 30.6 kW.
O motor elétrico traseiro funciona automaticamente para oferecer mais tração, assim como confiança e tranquilidade ao volante, em condições de pouca aderência. O Corolla Cross AWD-i compartilha com a versão de tração dianteira o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h (8.1 segundos).
O funcionamento do sistema híbrido de 5ª geração foi melhorado ainda mais, sendo sua resposta más linear, previsível e controlável ao acelerar, com uma velocidade do veículo que se ajusta mais às rotações do motor, para proporcionar uma experiência mais intuitiva e natural ao volante.
Para consegui-lo, foi recalibrada a relação entre o pedal do acelerador e a resposta real do sistema motor.
Tecnologias avançadas
O novo Corolla Cross está equipado com numerosas tecnologias avançadas. Conta com uma interface homem-máquina - Human Machine Interface (HMI) - melhorada, que integra a mais moderna tecnologia multimídia. A disposição do painel, específica para a Europa, incorpora um novo quadro de comandos digital multiconfigurável de 12.3 polegadas, e uma tela multimídia central de 10.5 polegadas.
O quadro de comandos digital de 12.3 polegadas conta com novos hardware e software. É o maior do segmento e maximiza o espaço para conteúdo, com grande flexibilidade e opções personalizáveis, como o consumo de combustível, o funcionamento do sistema híbrido e o sistema de navegação.
Com um novo processador, mais rápido, o mais recente sistema multimídia de informação e entretenimento, com tela táctil de 10.5 polegadas de alta definição, conta com conectividade sem fios com Apple CarPlay e por cabo com Android Auto, e um pacote Toyota Smart Connect.
Agora, os clientes podem experimentar a comodidade da navegação na nuvem, com avisos de tráfego, um agente de voz e atualizações sem cabos. Por outra parte, o pacote de serviços conectados do aplicativo móvel MyT inclui dados analíticos da condução, a localização do veículo e inclusive funções de controle à distância, como a programação do climatizador e o fechamento de portas.
Segurança
O Corolla Cross está equipado com o Toyota Teammate, que combina a última geração do Toyota Safety Sense com outros sistemas de assistência ativa à condução e ao estacionamento, de maneira que não só o veículo se torna mais fácil e seguro de conduzir, como também todos os seus ocupantes estão mais protegidos, assim como os demais usuários da via.
Pela primeira vez, o sistema de segurança pré-colisão oferece supressão da aceleração em baixa velocidade e assistência ao tráfego na entrada de cruzamentos, assim como funções melhoradas de detecção do tráfego em sentido contrário e assistência ao virar em cruzamentos.
Outras novas funções do Toyota Safety Sense são: um sistema de parada de emergência - Emergency Driving Stop System (EDSS) - e atualizações sem fios, para manter as funções atualizadas e ir adicionando novas durante a vida do modelo. Por outra parte, foram introduzidas melhorias no controle de cruzeiro adaptativo, em qualquer velocidade, assim como no sistema de manutenção de faixa - Lane Trace Assist (LTA) - e no reconhecimento de sinais de trânsito - Road Sign Assist (RSA).
O Toyota Teammate oferece assistência à condução mediante um detector de ângulo morto - Blind Spot Monitor (BSM) - com assistência de saída segura, um controle inteligente de luzes de estrada - Auto High-Beam System (AHS), assistência ao estacionamento com o Toyota Teammate Advanced Park, monitor de visão panorâmica e alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática.
Para alcançar níveis ainda mais elevados de segurança passiva na rígida plataforma GA-C do novo Corolla Cross, foi incorporado um novo airbag central dianteiro, projetado para impedir que os ocupantes dos bancos dianteiros se choquem entre eles no caso de uma colisão lateral.