NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
03/12/2021
Este é o novo Toyota Corolla Cross para a Europa
O novo crossover soma pela primeira vez o espaço, a funcionalidade e o design potente e sólido do segmento C.
 
   
 
+ veja mais fotos

Não só este novo crossover completará a família Corolla na Europa, formada atualmente pelas versões de carroceria cinco portas, perua (Touring Sports) e sedan, mas também arremata a linha de crossovers da Toyota, que agora oferecerá aos clientes a linha mais ampla do mercado europeu.

A partir da plataforma TNGA da Toyota, o novo Corolla Cross incorpora os últimos avanços da plataforma GA-C, que aportam benefícios ao estilo, ao design, à tecnologia e à dinâmica de condução. 

Design e configuração

O estilo robusto e poderoso do novo crossover da Toyota foi modelado na medida do mercado europeu, com uma combinação única de grupos ópticos frontais e traseiros que complementam a grade frontal de duplo trapezoide, proeminentes para-lamas e o estreitamento posterior característico de um crossover urbano.

O Corolla Cross mede 4.460 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.620 mm de altura, e conta com uma distância entre os eixos de 2.640 mm. Por tamanho, situa-se entre o Toyota C-HR e o Toyota RAV4, no centro do concorrido segmento C na Europa, oferecendo o conforto, a funcionalidade e a versatilidade que as famílias com filhos pequenos necessitam.

O interior oferece a todos os ocupantes uma visibilidade excepcional, com amplos apoios de cabeça e espaço para as pernas tanto na frente como atrás, aberturas das portas particularmente grandes, com mais luz e a sensação de amplitude que transmite o teto solar panorâmico. O porta-malas combina um fácil acesso, graças à baixa altura da borda, com uma ampla abertura da tampa, muito prática para carregar objetos volumosos, como cadeiras de bebê ou bicicletas. 

Novo sistema híbrido de 5ª geração

O Corolla Cross é o primeiro modelo da Toyota equipado com o novo sistema híbrido de quinta geração. Com tração dianteira ou total (AWD-i), evolui em relação aos seus antecessores ao oferecer mais torque, mais potência elétrica, uma eficiência superior e um maior prazer ao volante. 

A transmissão foi redesenhada, e também se combina com novos sistemas lubrificantes e de distribuição que utilizam óleo de baixa viscosidade. Isso contribui para melhorias em termos de eficiência e potência, graças à diminuição de perdas elétricas e mecânicas. 

A nova bateria, que incorpora os mais recentes avanços no campo das baterias de íon de lítio, é mais potente, e 40% mais leve. A potência, tanto do motor elétrico como de combustão, foi incrementada, até oferecer uma potência total do sistema superior em mais de 8%. 

O sistema híbrido de 2.0 litros gera 146 kW/199 cv e permite que o Corolla Cross acelere, nas versões de tração dianteira, de 0 a 100 km/h em 8.1 segundos. A versão com tração total elétrica inteligente (AWD-i) conta com um potente motor elétrico adicional no eixo traseiro, que desenvolve 30.6 kW.

O motor elétrico traseiro funciona automaticamente para oferecer mais tração, assim como confiança e tranquilidade ao volante, em condições de pouca aderência. O Corolla Cross AWD-i compartilha com a versão de tração dianteira o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h (8.1 segundos). 

O funcionamento do sistema híbrido de 5ª geração foi melhorado ainda mais, sendo sua resposta más linear, previsível e controlável ao acelerar, com uma velocidade do veículo que se ajusta mais às rotações do motor, para proporcionar uma experiência mais intuitiva e natural ao volante.

Para consegui-lo, foi recalibrada a relação entre o pedal do acelerador e a resposta real do sistema motor.

Tecnologias avançadas

O novo Corolla Cross está equipado com numerosas tecnologias avançadas. Conta com uma interface homem-máquina - Human Machine Interface (HMI) - melhorada, que integra a mais moderna tecnologia multimídia. A disposição do painel, específica para a Europa, incorpora um novo quadro de comandos digital multiconfigurável de 12.3 polegadas, e uma tela multimídia central de 10.5 polegadas.

O quadro de comandos digital de 12.3 polegadas conta com novos hardware e software. É o maior do segmento e maximiza o espaço para conteúdo, com grande flexibilidade e opções personalizáveis, como o consumo de combustível, o funcionamento do sistema híbrido e o sistema de navegação.

Com um novo processador, mais rápido, o mais recente sistema multimídia de informação e entretenimento, com tela táctil de 10.5 polegadas de alta definição, conta com conectividade sem fios com Apple CarPlay e por cabo com Android Auto, e um pacote Toyota Smart Connect.

Agora, os clientes podem experimentar a comodidade da navegação na nuvem, com avisos de tráfego, um agente de voz e atualizações sem cabos. Por outra parte, o pacote de serviços conectados do aplicativo móvel MyT inclui dados analíticos da condução, a localização do veículo e inclusive funções de controle à distância, como a programação do climatizador e o fechamento de portas.

Segurança

O Corolla Cross está equipado com o Toyota Teammate, que combina a última geração do Toyota Safety Sense com outros sistemas de assistência ativa à condução e ao estacionamento, de maneira que não só o veículo se torna mais fácil e seguro de conduzir, como também todos os seus ocupantes estão mais protegidos, assim como os demais usuários da via.

Pela primeira vez, o sistema de segurança pré-colisão oferece supressão da aceleração em baixa velocidade e assistência ao tráfego na entrada de cruzamentos, assim como funções melhoradas de detecção do tráfego em sentido contrário e assistência ao virar em cruzamentos.

Outras novas funções do Toyota Safety Sense são: um sistema de parada de emergência - Emergency Driving Stop System (EDSS) - e atualizações sem fios, para manter as funções atualizadas e ir adicionando novas durante a vida do modelo. Por outra parte, foram introduzidas melhorias no controle de cruzeiro adaptativo, em qualquer velocidade, assim como no sistema de manutenção de faixa - Lane Trace Assist (LTA) - e no reconhecimento de sinais de trânsito - Road Sign Assist (RSA). 

O Toyota Teammate oferece assistência à condução mediante um detector de ângulo morto - Blind Spot Monitor (BSM) - com assistência de saída segura, um controle inteligente de luzes de estrada - Auto High-Beam System (AHS), assistência ao estacionamento com o Toyota Teammate Advanced Park, monitor de visão panorâmica e alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática. 

Para alcançar níveis ainda mais elevados de segurança passiva na rígida plataforma GA-C do novo Corolla Cross, foi incorporado um novo airbag central dianteiro, projetado para impedir que os ocupantes dos bancos dianteiros se choquem entre eles no caso de uma colisão lateral.


 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.