Durante o último mês de janeiro foi apresentado o Chery Tiggo 8 Pro, a versão mais luxuosa do SUV de maior tamanho da marca chinesa, que passa a ser o carro-chefe do fabricante. Agora foi mostrado no mercado chinês o novo Tiggo 8 Plus e , uma versão híbrida plug-in do SUV, que promete uma considerável autonomia elétrica de 100 quilômetros.
O novo Chery Tiggo 8 Plus e começa a ser vendido na China a um preço que varia entre 155.800 yuans (117.800 reais) e 171.800 yuans (129.900 reais).
O SUV eletrificado chega equipado com um motor a gasolina com 1.5 litros, turbo alimentado, com arquitetura de 4 cilindros e uma potência de 156 cv. Combinado com outros dois propulsores elétricos, oferece uma potência conjunta de nada menos que 326 cv, enquanto que o torque total alcança generosos 565 Nm. Denominada DHT (Dedicated Hybrid Transmission), a transmissão é automática.
Embora a aceleração de 0 a 100 km/h surpreenda com um tempo de 4.9 segundos (um registro muito bom para um SUV que pesa 1.740 quilos), o crossover chama a atenção por sua autonomia utilizando apenas os motores elétricos, que alcança os 100 km de acordo com a norma NEDC (mais ‘permissiva’ que a WLTP).
Segundo o fabricante, essa grande autonomia é conseguida graças a uma bateria de íons de lítio de 19.27 kWh de capacidade, enquanto que o consumo fica na surpreendente cifra de 100 km/l.
Visualmente, o novo Tiggo 8 Plus e aporta um aspecto em linha com a nova linguagem de design da marca chinesa, que se destaca pelos faróis mais estreitos e a grade dianteira de maior tamanho com acabamento trançado.
Em geral, o estilo frontal lembra muito o CAOA Chery Tiggo 7 Pro lançado no final do ano passado aqui no Brasil. Passando à parte traseira, as lanternas têm um chamativo desenho horizontal, com lente transparente, enquanto que o nome da Chery aparece em sua totalidade na tampa traseira. O para-choque traseiro conta com duas saídas de escape retangulares.
No habitáculo, o mais destacado é a grande tela dupla (que lembra muito a MBUX da Mercedes-Benz) de nada menos que 24.6 polegadas, que agrega o quadro de instrumentos 100% digital e o sistema multimídia.
Logo abaixo, próximo ao console, há outra tela de 8.0 polegadas encarregada de concentrar as funções do climatizador, além do pequeno seletor do câmbio com duas teclas: EV (para o modo 100% elétrico) e HEV para ativar o sistema híbrido.
Existe a expectativa de que o Tiggo 8 híbrido plug-in chegue a outros mercados. Resta saber se este modelo também poderá ser adaptado para o uso de etanol e GLP, por exemplo, o que daria forma a um veículo com consumo bastante reduzido.