NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
14/05/2022
Lexus apresenta o novo UX 2023 com mais tecnologia
Crossover de luxo incorporam mais estilo, uma conectividade multimídia e um novo acabamento esportivo.
 
   
 
+ veja mais fotos

A Lexus introduz melhorias em seu popular crossover de luxo UX, que incorporam mais estilo, uma conectividade multimídia melhorada e um novo acabamento esportivo do modelo, o F Design. As mudanças serão refletidas no UX 250h híbrido.

Lançado em 2019, o UX é um crossover urbano que esbanja estilo e potência, desempenhando o papel de modelo de acesso à marca Lexus. Fabricado sobre a plataforma de arquitetura global GA-C da Lexus, colhe os benefícios de seu baixo centro de gravidade e sua carroceria de grande rigidez para oferecer uma condução gratificante, com respostas fiéis às ações do condutor. 

As credenciais do UX 250h são reforçadas com a opção do sistema de tração total eletrônica E-Four da Lexus.

Novos sistemas multimídia

A versão renovada do UX conta com novos sistemas multimídia da Lexus Link, com um funcionamento mais ágil, intuitivo e centrado nas pessoas, além de uma maior funcionalidade.

Conforme o nível de equipamento, os modelos oferecem telas de 20.3 cm (8.0 polegadas) e 31.2 cm (12.3 polegadas), com uma tecnologia táctil que substitui o controle de painel anterior. As novas telas foram deslocadas 143 mm para frente no quadro de instrumentos, o que as aproxima do condutor para que seja mais cômodo manipulá-las. Apresentam grafismos mais nítidos e em alta definição na tela de 31.2 cm (12.3 polegadas).

Graças a uma potência de cálculo substancialmente superior, as respostas são mais rápidas, enquanto que o sistema de navegação online ‘sempre conectado’ vem de série, e dá acesso à informação de trânsito e estradas em tempo real, para facilitar o planejamento da viagem. O sistema com tela de 31.2 cm (12.3 polegadas) conta com Navegador Premium integrado, para poder ser utilizado em zonas onde não haja conexão à nuvem.

O novo sistema de reconhecimento de voz inclui a opção de utilizar o assistente de voz “Hey Lexus”, que permite utilizar instruções de voz para realizar chamadas, controlar o equipamento de som e o climatizador, além de efetuar buscas na rede. Ele pode ser conectado com informação na nuvem e assim, por exemplo, podem ser consultados os preços de combustível em postos de serviço próximos ou outra informação local. Está programado para entender expressões mais informais e para reconhecer melhor as instruções quando há ruído de fundo; assim por exemplo, não há necessidade de silenciar o áudio e os microfones podem distinguir se é o condutor ou o passageiro que está falando. 

É oferecida de série a integração de smartphones através de Apple CarPlay (conexão sem fios) e Android Auto (conexão por cabo) e, para uma máxima comodidade, as atualizações do sistema multimídia Lexus Link podem ser carregadas de forma indutiva por meio do módulo de comunicação de dados - DCM, Data Communication Module - do veículo. Entre as opções de conectividade, figura uma entrada USB-A no porta-objetos do console central para reproduzir fontes de som com alta resolução, e duas entradas USB-C para carregar dispositivos no console. O sistema multimídia pode guardar perfis com as preferências particulares de até três pessoas, e assim personalizar os ajustes de multimídia, som e navegação.

No espaço do console central onde antes se localizava o Remote Touch do sistema multimídia, agora estão os comandos dos bancos dianteiros aquecidos e, se não for escolhido esse opcional, um prático lugar de armazenamento. O console também conta com uma bandeja iluminada na frente do painel de controle do climatizador, com espaço para um smartphone grande.

Em linha com o famoso conceito de hospitalidade Omotenashi da Lexus, os proprietários poderão utilizar o aplicativo para smartphone Lexus Link para abrir e fechar as portas e controlar o climatizador à distância, e assim esfriar ou aquecer o habitáculo antes de sair.

Novo acabamento F Design

O acabamento F Design é uma nova incorporação à linha UX. O poderoso estilo exterior F SPORT com design bitom (teto preto) é colocado ao alcance de mais clientes.

Sua presença na estrada é reforçada com a grade de flecha de dupla ponta F SPORT, com um motivo de malha em L da Lexus, acabado em preto com um contorno cromado na parte inferior que acentua a postura do veículo. O mesmo padrão se repete nos grandes alojamentos chanfrados dos faróis antineblina e nas luzes com função cornering no para-choque dianteiro do F Design, em contraste com um contorno cromado em forma de L. O para-choque traseiro também apresenta um design específico F SPORT, com um spoiler de teto em preto e molduras em torno dos grupos ópticos.

As rodas de liga leve F Design de 45.7 cm (18 polegadas) apresentam um desenho de 10 raios e um acabamento metalizado escuro.

Outros detalhes da especificação de série do F Design são o estofamento em couro Tahara, bancos dianteiros aquecidos, climatizador bizona com sistema de qualidade do ar Nanoe-X da Lexus, câmera traseira com guias de estacionamento, limpador de para-brisa com sensor de chuva, faróis dianteiros Bi-LED com AHB, barras de teto longitudinais na cor preto, molduras pretas nos arcos das rodas e emblema ‘F’ da Lexus.

UX F SPORT

A especificação renovada do UX F SPORT incorpora de série suspensão variável adaptativa (AVS) e performance dampers dianteiro e traseiro, elementos que contribuem para a agilidade de manejo do modelo e resposta do chassi, assim como a uma qualidade de condução mais suave sobre qualquer terreno. O AVS foi ajustado para aumentar diretamente a força de amortecimento quando as condições exigirem, e notar assim uma mudança menos abrupta no comportamento do veículo. O ajuste do sistema também reduziu as vibrações a frequências altas e médias.

O tato da direção melhorou graças a uma nova junta rígida entre a parte superior do suporte da transmissão e a suspensão. Em linha com essa rigidez adicional, a força de absorção dos amortecedores foi ajustada para conseguir um desempenho ótimo.

Rigidez

As melhorias no modelo 2023 incluem medidas para incrementar ainda mais a rigidez da carroceria com pontos de solda adicionais no extremo inferior da abertura do painel lateral e na abertura do painel posterior inferior, além de um reforço de aço mais rígido das portas traseiras.

Cores Exteriores e Interiores

O UX está disponível com uma nova pintura exterior: Iridio Sonic. Este acabamento especial recorre à avançada tecnologia de pintura sônica da Lexus, através da qual uma camada de apenas alguns mícrons de espessura alinha os flocos metálicos da pintura de forma mais uniforme e compacta, o que dá lugar a um maior brilho e uma tonalidade mais profunda em toda a carroceria.

A nova linha também oferece uma maior seleção de acabamentos bitom, com seis cores disponíveis em combinação com um teto preto em contraste nos modelos F Design e F SPORT.

Dentro do habitáculo, é oferecida uma nova cor Avelã - para todas as opções de estofamento - tecido e couro Tahara - em todas as versões do UX, exceto o F SPORT. O estofamento de couro F SPORT (perfurado) apresenta uma imagem moderna com novas costuras Kagome, inspiradas nos tecidos das cestas japonesas tradicionais. O estofamento de couro Tahara incorpora um novo efeito de pregas Sashiko.

Lexus Safety System 2 

O sistema Lexus Safety System 2 do UX oferece um melhor desempenho do sistema de pré-colisão (PCS), ao equipar o veículo com alerta de tráfego cruzado dianteiro (FCTA), para poder virar à esquerda e direita cruzando faixas com mais segurança nos cruzamentos, e assistente de direção de emergência avançado (ESA), que ajuda o condutor a evitar obstáculos sem sair da faixa pela qual circula. O controle de cruzeiro adaptativo incorpora uma função de redução da velocidade nas curvas, que ajusta automaticamente a velocidade do veículo em função do raio da curva.

Motorizações eficientes

O UX 250h alcança uma eficiência excelente e um desempenho refinado com a quarta geração da tecnologia elétrica híbrida Lexus, seu sistema de 2.0 litros, que gera 184 cv (135 kW).

 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.