O bZ4X, primeiro veículo elétrico a bateria - Battery Electric Vehicle (BEV) - desenvolvido pela Toyota, marca o lançamento da família bZ - Beyond Zero - de modelos 100% elétricos e zero emissões. O novo bZ4X da Toyota leva pela primeira vez a capacidade de condução todo-terreno de um autêntico 4x4 ao mercado dos carros elétricos. Seu lançamento acelerará o avanço da Toyota, através de múltiplas tecnologias, para seu objetivo da neutralidade em carbono.
A qualidade e o desempenho do bZ4X se baseiam na experiência da Toyota na tecnologia de veículos eletrificados, líder no mundo graças a uma trajetória de mais de um quarto de século. A Toyota colaborou com a Subaru como sócio de desenvolvimento para o bZ4X, beneficiando-se de sua reconhecida experiência em âmbitos como os sistemas de tração total.
O novo bZ4X, sexto modelo da linha SUV da Toyota, da qual já fazem parte Aygo X Cross, Yaris Cross Electric Hybrid, RAV4 Electric Hybrid, RAV4 Plug-in e Highlander Electric Hybrid, não é uma adaptação de nenhum modelo existente, mas foi desenvolvido a partir do zero. É o primeiro membro de uma série de modelos bZ que serão desenvolvidos com base em uma nova plataforma específica para veículos elétricos.
Assim, a nova plataforma eTNGA integra a bateria no chassi, de forma que ela fique completamente debaixo do piso do veículo. O resultado é um chassi firme e muito rígido e um baixo centro de gravidade, fatores que definem a estabilidade e o dinamismo do bZ4X. Graças ao projeto modular, a eTNGA pode ser adaptada facilmente para seu uso em um amplo leque de modelos, desde segmentos mais compactos até maiores.
O bZ4X está disponível em versões com tração dianteira e total. O modelo com tração nas rodas dianteiras conta com um eixo elétrico eAxle de 150 kW que desenvolve 204 cv e um torque máximo de 266 Nm. O modelo de tração total dispõe de um eAxle de 80 kW em cada eixo, com uma potência combinada de 218 cv e um torque de 337 Nm. O desempenho todo-terreno, líder na categoria, se baseia no sistema de tração total X-MODE, que oferece total segurança e estabilidade sobre superfícies deslizantes, como barro ou neve.
A bateria de íons de lítio que alimenta o motor ou os motores elétricos tem uma capacidade de 71.4 kWh e dispõe de 96 células, que contam com refrigeração líquida e são monitoradas separadamente na busca de indícios de anomalias ou deterioração.
Para demonstrar sua confiança na qualidade, confiabilidade e durabilidade da bateria, a Toyota garante que manterá pelo menos 70% de sua capacidade por até 8 anos ou 160.000 quilômetros com a garantia de fabricação de veículo elétrico original, e até 10 anos ou 1 milhão de quilômetros graças à garantia ligada ao Serviço de Verificação Integral do Sistema Elétrico - Electric Vehicle Health Check (EVHC) -, que se ativa com o programa Toyota Relax - revisão anual que amplia a garantia oficial ano a ano até os 10 anos.
O bZ4X homologa uma autonomia, em ciclo combinado WLTP, de até 516 km para a versão de tração dianteira e até 470 km para a versão de tração total. A carga rápida da bateria em corrente contínua (CC) a 150 kW permite obter até 80% de capacidade em apenas 30 minutos, em condições normais de temperatura.
O novo SUV 100% elétrico da Toyota incorpora a última versão (3ª geração) do Toyota Assist, o conjunto de sistemas de segurança e ajuda à condução que permite evitar um acidente ou mitigar suas consequências. Entre as melhorias destacam-se uma câmera de maior resolução, maior amplitude e o dobro de alcance, um radar com um sensor mais potente e um sistema de detecção do nível de atenção do condutor de novo desenvolvimento.