NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
23/06/2022
Este é o 1º BMW M3 Touring da história da Marca
Modelo combina a sensação de estar em um autêntico esportivo com um caráter muito marcado e uma praticidade ainda maior.
 
   
 
+ veja mais fotos

A BMW M GmbH acrescenta uma nova versão de carroceria à sua linha de modelos de alto desempenho para o segmento premium de tamanho médio. O primeiro BMW M3 Touring combina a sensação de estar em um autêntico esportivo com um caráter muito marcado e uma praticidade ainda maior. Sua tecnologia de propulsão se concentra por completo em oferecer um grande desempenho graças ao motor de 6 cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo de 510 cv, a transmissão M Steptronic de 8 velocidades com Drivelogic e o sistema de tração total M xDrive. Portanto, a última incorporação à linha está disponível exclusivamente na versão BMW M3 Competition Touring com M xDrive (consumo combinado de combustível: 9.6 - 9.9 km/l e emissões de CO2 combinadas: 235 - 229 g/km no ciclo WLTP).

A versatilidade do interior do primeiro BMW M3 Touring lhe confere um novo caráter, acrescentando novas possibilidades à experiência e ao desempenho, típicos de um M perfeito para o uso diário. O novo sistema BMW iDrive, que inclui a tela curvada da BMW (BMW Curved Display), aporta ao habitáculo a mais moderna tecnologia de controle/operação e conectividade.

A ofensiva de modelos da BMW M GmbH continua no ano de seu 50º aniversário com a incorporação de uma quarta versão à linha BMW M3/M4 que se une ao Sedan, ao Coupe e ao Cabrio. A apresentação mundial do BMW M3 Touring será celebrada no Festival da Velocidade de Goodwood esta semana. Os pedidos do novo BMW M3 Touring poderão ser feitos a partir de setembro de 2022, meses antes do lançamento no mercado que se realizará com o início da produção do modelo em novembro de 2022. O BMW M3 Touring será fabricado junto com o BMW M3 Sedan na planta do BMW Group em Munich.

Um conceito de veículo único com um design apaixonante

O primeiro BMW M3 Touring não mede esforços para cumprir com o que se espera de um M em termos de dinamismo, agilidade e precisão, combinando tudo isso com uma grande praticidade para o dia a dia e o máximo conforto para viagens de longa distância. O excitante design exterior destaca o seu exclusivo conceito de veículo, garantindo uma clara diferenciação dentro da linha e uma aura dinâmica que não tem rival.

As superfícies de design limpo e as formas atléticas dão uma pista do incrível desempenho do BMW M3 Touring, assim como elementos de design específicos M especialmente projetados para cumprir com os requisitos necessários para dirigir o ar de refrigeração e conseguir um equilíbrio aerodinâmico. Entre eles destacam-se a grade com os rins da BMW sem moldura em disposição vertical, as grandes entradas de ar laterais, os musculosos arcos de roda e as saias laterais proeminentemente estendidas que, junto com os elementos de fixação dos defletores dianteiro e traseiro, formam uma faixa em acabamento preto de brilho intenso que rodeia todo a carro. Outros elementos distintivos são as brânquias M nos para-lamas dianteiros e as saídas de escape integradas à direita e esquerda da parte central do defletor traseiro.

Qualquer que seja a cor exterior que se escolha para o BMW M3 Touring, seu teto será acabado de série em preto de brilho intenso. Os trilhos de teto de série e os perfis Gurney para dirigir o ar específicos do modelo instalados no spoiler de teto são pintados no mesmo tom. Como opcional, o teto também pode ser acabado na cor da carroceria e pode ser encontrado o Pacote exterior M de fibra de carbono na lista de opcionais.

Motor de 6 cilindros em linha capaz de trabalhar em altos giros

A versão do motor de 6 cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo desenvolvida para as versões Competition da linha BMW M3/M4 oferece uma potência máxima de 510 cv e um torque máximo de 650 Nm. O motor de 6 cilindros em linha de 3.0 litros, que se caracteriza pela capacidade de trabalhar em altas rotações, pelas quais são famosos os motores M e uma entrega linear da potência inclusive em altos níveis de carga, forma a base do propulsor do BMW M4 GT3, o novo carro para corridas de resistência da marca. Seus sistemas de refrigeração e fornecimento de óleo estão projetados para suportar forças dinâmicas longitudinais e laterais extremamente altas em circuito. O sistema de escape específico M com válvulas de borboleta controladas eletronicamente gera uma emocionante banda sonora que acrescenta ainda mais emoção à experiência esportiva.

O motor surge acoplado à transmissão M Steptronic de 8 velocidades com Drivelogic, que oferece três programas de mudanças e pode ser manejado através das aletas de câmbio instaladas atrás do volante. A potência do motor é transmitida à estrada através do sistema de tração total M xDrive, que se combina com o diferencial M ativo acoplado no eixo traseiro. A distribuição da potência entre as quatro rodas dependendo das condições otimiza a tração do BMW M3 Competition Touring com M xDrive, assim como sua agilidade e estabilidade direcional. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3.6 segundos e só precisa de 12.9 segundos para completar o sprint de 0 a 200 km/h. Caso a opção seja pelo M Driver’s Package, a velocidade máxima limitada eletronicamente passa de 250 km/h para 280 km/h.

Além da configuração básica do sistema de tração total, o condutor pode selecionar o modo 4WD Sport através do menu de configuração. Isso proporciona uma experiência ainda mais intensa com um ajuste do sistema M xDrive que envia a maior parte da potência ao eixo traseiro. Se o Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) for desativado, se ativa o modo 2WD, ou seja, a propulsão traseira pura.

Equilíbrio ideal entre desempenho e conforto em viagens de longa distância

A tecnologia do chassi foi adaptada tanto ao incrível desempenho do sistema de propulsão como ao conceito de veículo do BMW M3 Touring, criando um equilíbrio perfeito entre o desempenho esportivo e um majestoso conforto de marcha para o uso diário e nas viagens de longa distância. Para isso, foi realizado um detalhado ajuste através de intensos testes em circuitos de corridas, estradas secundárias e rotas urbanas. A elevada rigidez torsional da estrutura da carroceria e dos suportes do chassi conferem ao veículo uma agilidade, um dinamismo e uma precisão ainda maiores, e se vê reforçada pelos elementos de reforço específicos do modelo instalados nas partes inferiores da carroceria e no compartimento de carga.

Tanto o eixo dianteiro de dupla articulação como o eixo traseiro de cinco braços têm uma configuração específica da M e combinam um design leve com uma rigidez especialmente elevada. A suspensão adaptativa M com amortecedores controlados eletronicamente e a direção M Servotronic com assistência variável vem de série no BMW M3 Touring. O sistema de frenagem integrado oferece dois ajustes para o tato do pedal. Como alternativa ao sistema de frenagem M Compound de série, podem ser solicitados os freios carbocerâmicos M opcionais. Por sua parte, as rodas de liga leve M forjadas em 19 polegadas (na frente) e 20 polegadas (atrás) são montadas de série e, opcionalmente, podem ser calçadas com pneus de circuito.

O sistema DSC inclui um controle de deslizamento limitado das rodas integrado na unidade de controle do motor. Além do modo M Dynamic, o BMW M3 Touring também conta com a função Control de tração M de série. Se for ativado o modo 2WD no sistema M xDrive, o condutor pode ajustar o limite em dez níveis de intervenção para balizar o deslizamento das rodas, permitindo que o condutor experimente os limites físicos nas curvas do circuito de forma segura.

Sensação de competição no posto de condução, grande versatilidade na parte traseira

A nova tela curvada da BMW (BMW Curved Display) fará parte do equipamento de série do BMW M3 Touring desde seu lançamento. Oferece uma nova interpretação do design do habitáculo centrada em proporcionar uma intensa experiência de condução. O agrupamento de telas totalmente digitais é formado por uma tela de 12.3 polegadas e a tela de informação central com uma diagonal da mesma de 14.9 polegadas. Está instalada por trás de uma única superfície de vidro orientada para o condutor. A tela situada atrás do volante apresenta toda a informação relevante para a condução com um novo desenho de gráficos com o inconfundível estilo da M. No menu de início da tela de informação central podem ser mostrados widgets específicos da M com informação sobre a configuração do carro e o estado dos pneus. É oferecido como opcional o BMW Head-Up Display com informação específica M.

Os bancos M Sport com ajuste elétrico e função de memória aquecidos, assim como o estofamento de couro Merino, vem de série no BMW M3 Touring. Os bancos tipo bucket M de fibra de carbono opcionais para o condutor e o acompanhante oferecem uma combinação única entre sensação de competição, leveza de design, acabamentos excelentes e conforto para as viagens de longa distância. O uso de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) nos elementos estruturais do assento e do encosto, junto com os recortes nos reforços laterais e debaixo dos apoios de cabeça, economizam 9.6 quilos em comparação com os bancos M Sport de série.

O compartimento traseiro do BMW M3 Touring conta com três assentos de tamanho completo. O encosto do banco traseiro pode ser dividido na disposição 40:20:40. Ao rebater cada uma das seções dos bancos e todas elas ao mesmo tempo, a capacidade de carga do carro pode ser ampliada de 500 litros até um máximo de 1.510 litros, conforme seja necessário. O acionamento automático da tampa traseira e o vidro traseiro de abertura independente fazem parte do equipamento de série. Um compartimento de armazenamento sob o piso do porta-malas oferece espaço para guardar a cortina de sol e a rede de separação do porta-malas. Como opcional, podem ser equipados trilhos antiderrapantes que se elevam automaticamente do piso do porta-malas. Eles evitam que os objetos da bagagem se desloquem em situações de condução dinâmica.

Sistema de navegação M Drive Professional e BMW Maps de série

O BMW M3 Touring incorpora de série o climatizador automático de três zonas, o BMW Live Cockpit Plus com sistema de navegação BMW Maps, a iluminação ambiental, o sistema de alto-falantes de alta fidelidade e o pacote de retrovisores internos e externos. Os clientes também podem beneficiar-se de uma ampla seleção de sistemas de condução e estacionamento automatizados. O aviso de colisão frontal, o indicador de limite de velocidade (Speed Limit Display) com indicador de proibição de ultrapassagem, aviso de saída de faixa (Lane Departure Warning) e o controle de distância de estacionamento (Park Distance Control) vem de série. Entre os opcionais disponíveis estão o Driving Assistant Professional com assistente de direção e orientação de faixa (Steering and Lane Control Assistant), o controle de cruzeiro ativo (Active Cruise Control) com função Stop & Go, o reconhecimento de semáforos e a navegação ativa, além do assistente de estacionamento (Parking Assistant), que inclui o assistente de marcha à ré (Reversing Assistant).

O sistema de controle operacional específico M inclui o botão de configuração, que proporciona acesso direto às opções de configuração do motor, chassi, direção, sistema de freios e sistema M xDrive. Podem ser memorizadas duas configurações gerais do veículo e serem ativadas com os botões M do volante. Além do Controle de tração M, o M Drive Professional, também de série, inclui o M Drift Analyzer e o M Laptimer. Com o botão Modo M do console central pode-se ajustar a resposta dos sistemas de assistência ao condutor e o conteúdo que se mostra na tela de informação e no Head-Up Display. Os condutores do BMW M3 Touring também podem escolher entre os modos ROAD, SPORT e TRACK.

A última geração do sistema BMW iDrive do BMW M3 Touring é a materialização da evolução na digitalização. Está baseada no sistema operacional BMW 8 e, junto com o assistente pessoal inteligente da BMW (BMW Intelligent Personal Assistant) e a tela curvada da BMW (BMW Curved Display), foi projetada para oferecer uma interação intuitiva entre o carro e o condutor mediante o controle táctil e por voz. O novo BMW iDrive permite a personalização através do BMW ID e o My BMW App. A integração do telefone móvel compatível com Apple CarPlay e Android Auto também faz parte do equipamento de série. O sistema de tecnologia móvel 5G garante uma conectividade otimizada.



 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.