NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
30/06/2022
Novos Citroën C4 X e ë-C4 X
Cruzando a elegância de um fastback com o requinte de um sedan de 4 portas e a atitude de um SUV.
 
   
 
+ veja mais fotos

A Citroën revelou hoje o C4 X e o ë-C4 X Elétrico, em um conceito elegante e único projetado para clientes que procuram uma alternativa atraente às ofertas de dois volumes e aos SUV, no coração do segmento médio do mercado automobilístico.

Na linha do Citroën C5 X, o estilo dos ë-C4 X e C4 X desafia as definições tradicionais das carrocerias compactas, ao propor aos clientes algo de inovador e diferente: um design que cruza o perfil elegante de um fastback com o visual moderno de um SUV, assim como o requinte atemporal e o espaço a bordo de um sedan de 4 portas.

“Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de integrar estes novos modelos em nossa linha. O ë-C4 X e o C4 X irão contribuir, significativamente, para o fortalecimento da Citroën e para a expansão internacional das vendas na Europa, bem como na região do Oriente Médio e África”, afirmou Vincent Cobée, Diretor Geral da Citroën. “Muitos clientes manifestaram-nos o desejo de querer uma alternativa acessível, responsável e elegante aos sedans de dois volumes e aos SUV, já tão numerosos no segmento dos grandes compactos. Estamos oferecendo hoje a nossa melhor interpretação destas expectativas: um conceito que representa um cruzamento de propostas, distinto e virado para o futuro, que oferece todo o conforto, tecnologia, segurança e valor que se espera da Citroën, mas também um espaço excepcional a bordo e uma grande versatilidade, com as vantagens de uma versão totalmente elétrica, sem quaisquer emissões”.

Os clientes dos C4 X e ë-C4 X 100% elétrico irão também se beneficiar de uma interface de infotainment de nova geração da Citroën, denominada MyCitroën Drive Plus, uma tecnologia completa dedicada à conectividade e aos serviços conectados.  

Protagonista da transição energética, a Citroën dá também o passo ousado de propor apenas a versão totalmente elétrica ë-C4 X em muitos dos seus mercados europeus, onde as vendas de veículos eletrificados já se encontram mais amadurecidas. Com o seu motor de 100 kW, com uma autonomia homologada de 360 km (WLTP), o ë-C4 X será o único automóvel 100% elétrico a oferecer esta atraente combinação de design, conforto e espaço no mercado de carros de grande consumo, do segmento médio. Dispondo de um grande volume de porta-malas, de 510 litros, acompanhará as famílias nas diferentes fases das suas vidas, sendo que para os profissionais será o parceiro ideal das viagens diárias na cidade, especificamente para motoristas privados ou profissionais.

Os clientes que preferirem um motor a combustão eficiente, nos mercados internacionais, bem como em alguns países europeus, poderão optar entre os blocos diesel PureTech ou BlueHDi, propostas mais que comprovadas e com um excelente desempenho.

As novas versões ë-C4 X e C4 X serão produzidas exclusivamente na Europa, para todos os mercados, na fábrica da Stellantis de Villaverde, nas imediações de Madrid (Espanha), e as vendas começarão progressivamente no outono europeu de 2022.

Um caráter único e diferenciado

Os C4 X e ë-C4 X pertencem à mais recente geração da família Citroën, oferecendo um estilo e um conceito que se destacam. Oferecem algo de novo e único aos clientes que pretendem uma alternativa elegante às muitas propostas de dois volumes e de SUV atualmente disponíveis no mercado.

“O ë-C4 X e o C4 X destacam-se da multidão, mantendo na frente a imagem arredondada e o estilo que representa as atuais silhuetas da Citroën, sendo que quando se anda ao redor do veículo percebe-se que o seu perfil é muito diferente, muito mais dinâmico e atraente”, afirma Pierre Leclercq, Diretor de Estilo da Citroën. “Quisemos acrescentar comprimento de modo a proporcionar um conforto adicional aos passageiros atrás, bem como um volume de porta-malas ampliado, de forma a ir ao encontro das necessidades dos clientes, que preferem um porta-malas mais tradicional, como a do mercado de aluguel, mas evitando uma apresentação volumosa. Assim, esticamos cada seção o mais possível para desenhar uma linha de teto do tipo ‘fastback’, que se funde perfeitamente com a tampa traseira, descendo depois ao redor do painel traseiro esculpido até o para-choque. Esta linha combina-se com uma altura de carroceria mais elevada e ostenta uma cobertura protetora, que esconde o seu comprimento, dando a impressão de que se prolonga para a frente, em um espírito desportivo”. 

Com um comprimento de 4.600 mm, os ë-C4 X e C4 X encaixam perfeitamente na linha Citroën, entre o C4 de dois volumes (4.360 mm) e o C5 X (4.800 mm). A sua distância entre os eixos de 2.670 mm é idêntica à do C4 de dois volumes (ambos são baseados na plataforma CMP).

Visto de perfil, a linha dinâmica do teto prolonga-se graciosamente desde o topo do para-brisa até o painel superior da tampa traseira, criando um perfil de fastback bem definido, longe da aparência ligeiramente acanhada de muitos dos crossover com maior altura, enquanto a saliência traseira esconde, habilmente, o comprimento necessário para alojar p amplo porta-malas de 510 litros. A aerodinâmica foi otimizada graças à linha de teto fluída e limpa da carroceria, resultando em um coeficiente de arrasto de CX 0.29, que também beneficia a autonomia e a eficiência de consumos: o ë-C4 X elétrico atinge assim uma autonomia de 360 km em ciclo WLTP.

O painel traseiro sobre o porta-malas, que se desdobra até o para-choque traseiro, é limpo e elegante, integrando um suave spoiler na parte superior, sobre as bordas sutis e o lettering Citroën ao centro. O painel inclina-se ligeiramente para a frente do veículo, o que reforça o olhar prestigioso do design traseiro e acentua o aspecto energético.

As novas lanternas traseiras LED características surgem colocadas em ambos os lados da abertura do porta-malas e assumem linhas esculpidas quando abertas, inserindo-se nos cantos e ao longo das laterais do modelo. Terminam em forma de seta em frente à porta traseira, o que amplifica ainda mais o dinamismo do perfil.

Sob a abertura do porta-malas, o para-choque traseiro é esculpido, e a saia inferior do para-choque tem acabamento preto fosco para maior proteção e durabilidade. Inserções pretas brilhantes adicionam detalhe e elegância, enquanto as aberturas laterais exteriores distintivas recordam a robustez do C5 Aircross.

As suas grandes rodas de 690 mm, combinadas com a pequena projeção frontal, conferem-lhe uma postura elevada, que induz uma posição de condução mais alta, tranquilizando os condutores com a sua colocação na estrada. Protetores de arco de rodas em preto fosco e saias inferiores da carroceria com painéis Airbump, com inserções coloridas, aumentam a sensação de robustez e de proteção.

A parte frontal ostenta a assinatura da Citroën com um design arredondado. O capô alto e horizontal é pontuado por entalhes côncavos, e os característicos chevrons cromados estendem-se em toda a largura da carroceria, estendendo-se aos faróis dianteiros de dupla altura, utilizando a tecnologia de iluminação Citroën LED Vision para reforçar o DNA de elevado teor tecnológico do veículo e garantir a máxima visibilidade.

A saia inferior em preto fosco do para-choque dianteiro está ligada aos elementos de proteção lateral e traseiros, enquanto as grades de entrada de ar usam um padrão ‘macro chevron’, semelhante ao inaugurado no Concept 19-19 e visto nos modelos mais recentes. A grade inferior hexagonal é ladeada por faróis de neblina com contornos distintos.

Conectividade de nova geração para um dia a dia digital

Os novos ë-C4 X e C4 X beneficiam-se de uma interface de infotainment de nova geração da Citroën, que estreou no Citroën C5 X.

My Citroën Drive Plus

Esta nova interface altamente intuitiva utiliza uma tela HD de 10 polegadas e pode ser totalmente personalizada pelos clientes através de um sistema de widgets. Popularizados nos smartphones e tablets de tela táctil, os widgets oferecem uma forma rápida de ver os aplicativos e os conteúdos na tela táctil do veículo.

A nova interface conta também com o reconhecimento natural de voz, um assistente digital que pode ser ativado pelos ocupantes do veículo através do comando “Olá Citroën”, e que compreende a conversação, responde às perguntas e executa os seus comandos de voz. Este sistema é capaz de compreender 20 idiomas, fornecendo um feedback visual e respondendo a muitos comandos dos sistemas integrados no veículo, tais como a climatização, as mídias de áudio, serviços telefônicos e de voz conectados.

Através da gestão avançada dos perfis (Advanced Profile Management), o sistema pode armazenar até oito perfis, cada um dos quais pode ser associado a dois smartphones, identificando os dispositivos quando entrarem no veículo. O sistema inclui também um serviço de atualização de mapas em tempo real, via TomTom, através do qual os mapas de navegação são automaticamente atualizados mensalmente, de modo a garantir que o sistema se encontre atualizado e forneça as informações mais recentes aos condutores. Este serviço está disponível gratuitamente durante três anos.

Os veículos podem receber até quatro tomadas USB para carregar facilmente um telefone ou tablet: dois na parte inferior do console central e dois na parte de trás, para facilitar a utilização por parte dos passageiros dos bancos traseiros. Em cada caso, está instalada uma ficha USB Tipo A e outra do Tipo C.

Serviços Conectados

Para maior conforto e segurança, está disponível um pack de serviços Citroën Connect, que completa a interface My Citroën Drive Plus:

- My Citroën: o aplicativo que permite fazer a ligação com o veículo a partir de um smartphone. Por exemplo, os condutores do ë-C4 X poderão verificar o estado da bateria e a autonomia disponível, bem como programar e monitorar o seu programa de carregamento, pré-aquecer ou refrescar o habitáculo do veículo.

- My Citroën Assist: assegura as chamadas de emergência gratuitas, baseadas em localização, e um serviço de suporte a que os clientes podem acessar 24 horas por dia sem necessitar de assinatura. Em caso de acidente, em que os airbags são acionados, o My Citroën Assist envia automaticamente uma notificação aos serviços de emergência mais próximos para que a ajuda possa ser enviada. O sistema também pode ser ativado manualmente pressionando o botão vermelho ‘SOS’ presente no veículo. Além disso, a Citroën pode ligar para o condutor se for detectado um alerta técnico ou se for necessária a manutenção, sendo que pressionando o botão preto de assistência rodoviária, o condutor pode solicitar assistência ou resolução de problemas em caso de avaria.

- My Citroën Drive: fornece informações de tráfego em tempo real através do sistema TomTom Traffic, tais como a localização de pontos de interesse, previsões meteorológicas e a localização e preços de postos de combustível e parques de estacionamento. Os condutores também irão apreciar os alertas visíveis e audíveis das zonas de perigo. O sistema é melhorado no ë-C4 X com a inclusão da localização dos postos de carregamento elétrico, planejamento de rotas e representação visual do volume de autonomia, de acordo com o nível de carga.

- My Citroën Play: permite que condutores e passageiros desfrutem dos seus aplicativos favoritos dos seus smartphones sem correr riscos desnecessários. O serviço oferece conectividade sem fios e é compatível com Apple CarPlay (incluindo controle de voz SIRI) e Android Auto. Os aplicativos compatíveis são apresentados diretamente na tela da interface central, permitindo que sejam acessados com segurança e sem tirar os olhos da estrada.

Conforto, requinte e espaço

Uma vez no interior dos Citroën ë-C4 X e C4 X, o condutor e seus passageiros desfrutarão de uma inigualável sensação de serenidade, conforto e espaço, graças à experiência Advanced Comfort da Citroën.

Os passageiros traseiros sentirão, em particular, os benefícios graças a um espaço para os joelhos na segunda fila de 198 mm, ultra generoso na sua classe, e um encosto de banco mais inclinado (27 graus), enquanto a largura exterior de 1.800 mm permite que três pessoas se sentem confortavelmente lado a lado, com uma largura total de 1.366 mm ao nível dos ombros e de 1.440 mm ao nível dos cotovelos.

“O conforto dos passageiros traseiros e o volume do porta-malas são cruciais para um veículo que visa preencher o espaço vago entre um sedan clássico de 4 portas e os coupes topo de linha. Este carro, sem dúvida, vai ao encontro de todas estas expectativas. Pensamos que os clientes vão achá-lo interessante e diferente, uma vez que é elegante, distinto e imbuído do DNA da Citroën. Mas estamos realmente surpresos o quanto é confortável viajar nos bancos traseiros, graças ao melhor espaço para os joelhos de sua classe, à excelente desobstrução ao nível do teto e à excelente visibilidade para a frente e lateral, todos eles elementos-chave do nosso programa Advanced Comfort”, destaca Laurence Hansen, Diretora de Produto e Estratégia da Citroën.

Um porta-malas espaçoso

O design único dos Citroën C4 X e ë-C4 X permitiu à equipe de estilo criar um impressionante compartimento de porta-malas extragrande que oferece 510 litros de espaço útil. Esta funcionalidade será particularmente apreciada por clientes empresariais ou por frotas de veículos de aluguel privado e motoristas, que procuram um espaço para bagagem, isolado do habitáculo, e que melhore a sensação de limousine para os passageiros sentados atrás.

Uma vez que o teto sobe suavemente da frente para a retaguarda, as dobradiças situadas sob o vidro traseiro permitem uma abertura ampla e elevada da tampa traseira, facilitando o seu acesso. Dentro do porta-malas, um piso plano oferece uma largura máxima de 1.010 mm entre os arcos das rodas e um comprimento máximo de 1.079 mm. A colocação e retirada de malas de grandes dimensões e de outras bagagens é facilitada por uma altura de entrada de 745 mm e uma altura de saída de 164 mm, acima do piso plano. A altura de entrada dos objetos é de 445 mm (entre o limiar de carga e a parte superior da abertura da mala), estando disponível uma altura generosa de 565 mm sob a prateleira traseira. A abertura do porta-malas também é ampla em largura: 875 mm, 200 mm acima do limite de carga, passando para 885 mm entre as dobradiças do portão.

Um espaço adicional sob o piso do porta-malas permite o transporte de itens adicionais, bem como o alojamento correto dos cabos de carregamento do ë-C4 X. Os encostos dos bancos traseiros também se rebatem para a frente, gerando capacidade de transporte adicional, existindo uma escotilha para esquis no apoio de braço rebatível, permitindo o transporte de objetos particularmente longos.

Programa Advanced Comfort da Citroën

Quando os condutores e passageiros entram nos Citroën ë-C4 X e C4 X, podem contar com uma experiência de conforto suprema, sem stress e relaxante, graças ao programa Citroën Advanced Comfort, uma abordagem cuidadosa e racional que visa proporcionar o melhor bem-estar possível a todos os ocupantes. Engloba todos os aspectos da experiência automobilística, desde o conforto da condução, para facilitar a vida ao volante, ao conforto de viagem, para facilitar o acesso ao espaço e aos compartimentos de arrumação, ao conforto de utilização, permitindo utilizar as tecnologias e funções do veículo de uma forma simples e intuitiva, para não falar do conforto da mente, através de um ambiente calmo e relaxante para todos.

Os bancos Advanced Comfort, exclusivos da marca, complementam o programa Advanced Comfort da Citroën nos C4 X e ë-C4 X. Grandes e acolhedores, apresentam uma espuma especial, reforçada em 15 mm, e proporcionam uma combinação única de conforto visual, postural e dinâmico. Os ocupantes se sentirão sentados em uma poltrona aconchegante, mantidos nos seus lugares e isolados dos ruídos e das irregularidades da estrada. A espuma de alta densidade no interior dos assentos garante o melhor conforto, especialmente em longas viagens, que se mantém ao longo do tempo, reduzindo os efeitos da compactação e envelhecimento dos bancos. O máximo conforto postural é importante, em especial em viagens longas, razão pela qual os grandes encostos dos bancos dianteiros dos ë-C4 X e C4 X apresentam apoios reforçados, ajuste lombar e em altura, bem como a possibilidade de regulação elétrica.

Os espaçosos bancos traseiros podem ser aquecidos, bem como os bancos dianteiros que também estão equipados com uma função de massagem, multiplicando a sensação de bem-estar. Em alguns níveis de acabamento, estes assentos adotam um novo revestimento Alcântara, suave ao toque e que reforça a perceção de requinte e conforto a bordo.

Suspensão com batentes hidráulicos progressivos

Invisível para o condutor e ocupantes, mas imperativo para uma viagem confortável, o inovador e exclusivo sistema de suspensão da Citroën é composto por dois batentes hidráulicos, combinados com o amortecedor e a mola, em vez de serem utilizados batentes mecânicos.

Simplificando, um dos batentes hidráulicos é utilizado para a compressão, o outro para a descompressão (ou recuo), sendo que, dependendo das tensões aplicadas, a suspensão funciona em duas fases: para a compressão e descompressão mais suave, a mola e o amortecedor controlam em conjunto os movimentos verticais, sem a ajuda dos batentes hidráulicos. No entanto, a sua presença permite aos engenheiros da Citroën uma maior liberdade para ajustar as suspensões, de forma a alcançar o efeito ‘tapete voador’ que tornou a marca famosa, dando a impressão de que o veículo desliza acima do piso mais irregular. No caso de impactos mais fortes, a mola e o amortecedor trabalham em conjunto com os batentes hidráulicos de compressão ou de descompressão, suavizando progressivamente os movimentos, evitando os impactos no final do curso da suspensão. Ao contrário de um batente mecânico que absorve a energia, restituindo parte dela na forma de um impato, o batente hidráulico absorve e dissipa essa energia.

A temperatura ideal

Outro fator importante que influencia o conforto do condutor e dos ocupantes, especialmente para os dos espaçosos ë-C4 X e C4 X é a climatização interior.

Um pacote muito completo de climatização garante este conforto, mesmo em condições mais extremas, incluindo um sistema automático de controlo climático em duas zonas, com comandos separados para uma maior facilidade de utilização, bem como bancos dianteiros e traseiros aquecidos, um para-brisa aquecido e um volante aquecido. Os passageiros dos bancos traseiros também poderão controlar o fluxo de ar através de aberturas localizadas na parte traseira da consola central.

Luminosidade e tranquilidade

A luminosidade e o ambiente cuidadosamente otimizados farão de cada passeio ou viagem a bordo dos ë-C4 X e C4 X momentos perfeitos.

No interior, o objetivo é criar uma atmosfera pacífica e positiva através de materiais quentes e de uma generosa superfície envidraçada, que inclui vidros laterais menores. O revestimento interior do teto em cor clara e o corte do pilar interior aumentam ainda mais a claridade e o calor. Um grande teto solar panorâmico elétrico também está disponível, tendo sido projetado para preservar a altura ao teto na parte traseira, enquanto banha a cabine de luz, estando equipado com um para-sol para um controle otimizado.

De noite, a atmosfera interior é igualmente agradável e reconfortante, graças à iluminação ambiente LED do painel digital, onde se combina a luz de fundo branca das funções de condução e conforto a bordo, com a iluminação interior à frente e atrás.

Espaços de arrumação inteligente nos locais mais indicados

Para atender às expectativas dos clientes e ocupantes dos veículos atuais, a Citroën tem dado especial atenção à maximização dos espaços de arrumação, para além do porta-malas. Existem até 16 compartimentos, abertos ou fechados, que podem representar um volume total de arrumação de 39 litros, todos concebidos para serem convenientes e fáceis de usar no dia a dia.

Os passageiros da frente se beneficiam do acesso ao Smart Pad Support da Citroën, um sistema retrátil projetado para acomodar um tablet digital, integrado diretamente no painel de bordo. Sólido, seguro e funcional, permite aos passageiros da frente aproveitar ao máximo o tempo gasto nos deslocamentos. Logo abaixo encontra-se uma grande gaveta deslizante, com amortecedor no final do curso, que conta com uma superfície especial antiderrapante, que facilita e assegura o correto transporte de objetos pessoais e itens mais frágeis. Um porta-luvas grande, situado abaixo do painel tem abertura suave.

O console central, altao e amplo, foi projetado para maximizar o espaço de arrumação graças a uma grande área localizada na sua parte frontal. Equipado com um recorte separador antiderrapante, permite esconder alguns objetos e manter outros à mão, acima do recorte. O console central possui uma área de carregamento sem fios e aberta para smartphones, que também integra duas tomadas USB, uma delas do tipo C. Abaixo, em frente ao seletor da caixa de velocidades, encontra-se um outro recorte de arrumação para colocação de vários itens de pequena dimensão. Há também um grande compartimento central com uma tampa deslizante, abrigando dois suportes de copos, e também um grande espaço de arrumação sob o apoio central deslizante dianteiro.

Os passageiros traseiros poderão relaxar ou trabalhar graças ao acesso aos suportes de copos e ao espaço de arrumação no descansa braços central, rebatível, para pequenos objetos, como canetas.

ë-C4 X: A serenidade da solução 100% elétrica em um conceito único

Com a sua abordagem de design no cruzamento de diferentes estilos, o ë-C4 X é uma proposta única no segmento compacto generalista. Além de ser o único modelo a combinar a elegância de um fastback, detalhes musculosos inspirados nas propostas SUV e a finesse de um sedan de 4 portas, é também o único a oferecer isso com a calma e serenidade de uma unidade totalmente elétrica, a um preço acessível. Independentemente do destino e das restrições de acesso relacionadas com as normas de emissões, o ë-C4 X permite uma condução no dia a dia em modo 100% elétrico e sem quaisquer emissões.

Destaque-se o fato de que muitos mercados europeus - Áustria, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, países nórdicos, Portugal e Reino Unido - irão oferecer, em exclusivo, a versão ë-C4 X 100% elétrica, enquanto os outros mercados da Europa, do Oriente Médio e da África irão comercializar tanto o ë-C4 X como o C4 X térmico, a gasolina ou a diesel.

Seja conduzindo ou na condição de passageiro, o silêncio quase absoluto e a fluidez dos movimentos serão uma fonte adicional de calma para os ocupantes, graças ao inovador e suave sistema de suspensão da Citroën, aos confortáveis assentos Advanced Comfort, à ausência de ruído e de vibrações do motor no espaçoso habitáculo, bem como à ergonomia e facilidade de utilização das interfaces e dos serviços conectados.

O conceito ë-Comfort sublinha o compromisso da Citroën junto aos seus clientes, no sentido de proporcionar uma condução elétrica com zero emissões de CO2, em resposta às suas expectativas ambientais e ecológicas. Em uma viagem isto traduz-se em uma completa ausência de ruído e de fumaça, bem como em um torque disponível de imediato para uma viagem agradável, sem vibrações, impactos e passagens de marcha. Além disso, os clientes se beneficiam de serviços eletrônicos programáveis remotamente para uma maior tranquilidade, bem como de custos de manutenção reduzidos para minimizar o custo de propriedade.

Zero emissões com potência e autonomia

Graças à sua forma suave, aerodinâmica e à unidade elétrica eficiente e de emissões zero, o ë-C4 X oferece uma autonomia máxima de 360 km no ciclo WLTP. Permite ainda que os condutores acessem a zonas de tráfego de baixas emissões, em um número crescente de cidades, onde possa ser proibido o acesso a veículos convencionais, a gasolina ou a diesel.

Para serviços de aluguel privado, táxis e serviços de motoristas comerciais, que operam dentro e fora das cidades, o novo ë-C4 X fornecerá uma excelente resposta sem emissões e com autonomia, em uma alternativa elegante, espaçosa e compacta de 4 portas. A unidade elétrica de 100 kW é potente e enérgica em todas as condições de condução, disponibilizando 136 cv e 260 Nm de torque instantâneo, acelerando de 0 a 100 km/h em 9.5 segundos em modo Sport, e atingindo uma velocidade máxima de 150 km/h. A bateria de 50 kWh é do tipo íons e lítio de elevada tensão (400 V).

A frenagem regenerativa permite ao condutor recarregar parcialmente a bateria e aumentar a autonomia durante a viagem, amplificando a desaceleração do veículo sempre que não pressione o pedal do freio, recuperando assim alguma energia que de outra forma se perderia. Estão disponíveis três modos de condução - Eco, Normal ou Sport - sendo ativados pelo seletor de modo do console central. Para uma maior tranquilidade, a bateria tem uma garantia de oito anos ou 160.000 km, para 70% da capacidade de carga.

Recarga fácil e otimizada

Carregar o ë-C4 X é fácil e pode ser feito em movimento, em postos de carregamento públicos ou em casa. Para cada cenário, o tempo de carregamento foi otimizado:

- Em uma estação de carregamento pública, utilizando um carregador rápido de 100 kW DC (modo 4), a bateria recarrega à velocidade mais rápida do segmento, aproximadamente 10 km/min (6.2 milhas/min), com 80% da carga a ser alcançada em 30 minutos.

- Utilizando uma Wall Box de 7.4 kW/32 amperes (modo 3), o carregamento demora 7.5 horas com uma alimentação de uma única fase ou apenas 5 horas com uma alimentação trifásica e um carregador (opcional) de 11 kW a bordo.

- Em casa e para necessidades ocasionais, a bateria pode ser recarregada em uma tomada standard (modo 2).

De forma a facilitar a vida aos usuários de veículos elétricos, a Citroën disponibiliza uma solução completa para a instalação da wall box em casa. A gestão do carregamento é fácil e pode ser pré-programada para tirar partido dos preços da eletricidade fora da fase de pico. Os tempos de carregamento podem ser pré-definidos utilizando a interface táctil My Citroën Drive Plus do veículo, ou o aplicativo My Citroën.

A ligação do carro ao sistema não poderia ser mais fácil graças à entrada de carregamento ergonômica, podendo os cabos ser armazenados sob o piso do porta-malas. Um indicador colorido na portinhola de carregamento permite que os usuários monitorem o processo, que também pode ser acompanhado no app My Citroën.

Interação intuitiva para maior tranquilidade de espírito

Existe uma forte ligação entre um condutor e o seu veículo eletrificado, razão pela qual a Citroën simplificou a interação necessária para torná-la tão fácil, gratificante e natural no dia a dia, como com qualquer tecnologia usada em casa.

A Citroën garante que os clientes dos seus veículos elétricos têm acesso a interfaces de controle claras e intuitivas, fáceis de ler, compreender e utilizar. O condutor conta com uma tela dedicada no painel digital que lhe permite visualizar o estado ou a autonomia da bateria, bem como três telas à escolha: indicador de potência (medidor elétrico), fluxo de energia ou consumo de conforto térmico. Este último permite visualizar o impacto do aquecimento do veículo e do conforto térmico no consumo de energia. Acessíveis diretamente a partir de um botão no console central, as diferentes páginas específicas da interface da tela táctil indicam o estado de funcionamento do sistema ou as definições para uma carga diferida da bateria. Quando o veículo estiver em carregamento, a tela pode mostrar o tempo restante necessário para atingir uma carga completa, a autonomia recuperada ou a percentagem de carga da bateria recuperada.

Motores eficientes e modernos para o novo C4 X

O C4 X será vendido em mercados selecionados da Europa, do Oriente Médio e na África, bem como nos mercados internacionais, apostando também em motores a gasolina Citroën comprovados, eficientes e eficientes, de modo a satisfazer as necessidades de todos.

Dependendo do mercado, estão disponíveis até três combinações de motor e transmissão, com base no bloco de 3 cilindros Citroën PureTech com injeção direta e turbo, a gasolina:

• PureTech 100 Stop & Start Euro 6.4, com transmissão de 6 velocidades manual
• PureTech 130 Stop & Start Euro 6.4, com transmissão automática EAT8
• PureTech 130 Euro 6.1, com transmissão automática EAT8, apenas para o Oriente Médio, África e mercados internacionais

Em complemento haverá uma proposta diesel para certos mercados

• BlueHDi 130 Stop & Start Euro 6.4, com trasmissão automática EAT8

Tecnologias avançadas de ajuda à condução 

Os Citroën C4 X e ë-C4 X juntam-se aos modelos C4, C5 Aircross e C5 X de última geração, proporcionando aos clientes um leque verdadeiramente completo das mais recentes tecnologias de assistência e segurança à condução. São propostos até 20 sistemas avançados de assistência ao condutor, da Citroën, para melhorar a segurança de condução e reduzir o stress do condutor ou dos passageiros.

São, entre outras, as seguintes as tecnologias Citroën desenvolvidas para incrementar a segurança ao volante:

- Active Safety Brake: trava automaticamente o veículo em caso de colisão, detectando e analisando obstáculos estáticos ou em movimento, incluindo pedestres, ciclistas ou veículos, mesmo de noite.

- Alerta de risco de colisão e Post Collision Safety Brake: avisa o condutor de que pode colidir com o veículo à sua frente, a partir de 30 km/h (19 mph). O Post Collision Safety Brake ativa-se automaticamente após uma colisão para evitar movimentos suplementares do veículo.

- Highway Driver Assist: Um auxiliar de condução semi-autônomo de nível 2, que combina o cruise control adaptativo com o Stop & Go e o alerta de transposição involuntária de faixa de rodagem. O condutor pode delegar parcialmente a condução do veículo, desde que se mantenha focado na estrada e mantenha as mãos no volante (conforme exigido pela legislação em vigor). O condutor pode assumir a condução manual em qualquer momento.

- Regulador de velocidade adaptativo com Stop & Go: O sistema adapta-se à velocidade do veículo à sua frente, mantendo automaticamente a distância de segurança previamente selecionada pelo condutor. Se necessário, o sistema também tem a capacidade de imobilizar o veículo e reiniciá-lo automaticamente sem que o condutor tenha de tocar no travão ou no acelerador.

- Outras tecnologias também disponíveis: Sistema de monitoramento de ângulo morto, Assistente de manutenção na faixa de rodagem, Coffee Break Alert, Alerta de atenção do condutor, Comutação automática dos faróis altos e Reconhecimento alargado de sinais de trânsito e recomendações de velocidade.

O conjunto das tecnologias Citroën concebidas para melhorar o conforto e reduzir o stress integra:

- Head-up Display a cores: É projetada informação essencial de condução (velocidade, navegação, etc.) no campo de visão direto do condutor, permitindo-lhe concentrar-se na estrada.

- Câmera de visão traseira com Top Rear Vision: Assim que a engrenagem da marcha à ré é acionada, uma câmera exibe, na tela táctil, uma visão da traseira do veículo, com marcadores coloridos destacando a proximidade de possíveis obstáculos. Uma imagem a 180 graus da área por trás do veículo é exibida, vista de cima.

- Visão 360 graus: Ativada automaticamente quando o veículo tem a marcha à ré engrenada, ou ativada manualmente pelo condutor, esta função fornece assistência em vídeo a todas as manobras de baixa velocidade, proporcionando uma visão de 360 graus da parte superior do veículo e da sua envolvente. A vista é atualizada à medida que o veículo se desloca.

- Também disponíveis: Acesso e partida mãos-livres Proximity, Park Assist, Assistência à partida em inclinação, Iluminação estática de intersecção, Freio automático de estacionamento elétrico, Assistência ao estacionamento lateral e Controle de estabilidade do atrelado (não disponível no ë-C4 X).


 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.