Há muito tempo vem se falando da nova geração da Volkswagen Amarok, um modelo muito importante para a marca alemã, que é vendido a nível global em diferentes mercados, como Europa, Austrália, Ásia e Américas, e acumula 830.000 unidades vendidas. Depois de uma longa espera, renders e imagens camufladas, finalmente aqui está o Volkswagen Amarok 2023.
A nova pick-up da marca de Wolfsburg acaba de ser revelada e, embora seu design possa dizer o contrário, a renovação afeta todas as áreas do veículo. As novidades abrangem o equipamento tecnológico, as opções de personalização e a mecânica. A Volkswagen confirmou que a Amarok chegará aos concessionários no final deste mesmo ano, com diferentes carrocerias: cabine dupla e simples, e com os acabamentos básico, Life, Style, PanAmericana e Aventura. Mas por enquanto não chegará ao Brasil.
Começando pela estética, não é surpresa que a nova Volkswagen Amarok mude pouco em relação à geração anterior. A marca alemã apostou em um design continuísta, perfeitamente reconhecível, embora muito mais moderno. A frente se destaca pela grande grade conectada com faróis LED horizontais e estreitos, integrados e unidos através de uma faixa cromada.
A Amarok pode ser escolhida em duas configurações: cabine dupla ou simples. Dependendo de uma versão ou outra, muda a forma da vista lateral. Aqui destacam-se também as rodas de 18 polegadas, que podem ser de até 21 polegadas. A traseira é mais simples, exibe o nome do modelo na tampa que dá acesso à caçamba e lanternas com uma assinatura luminosa LED em formato de C.
A Volkswagen oferece oito cores diferentes para a carroceria e vários jogos de rodas para personalizar o veículo. Em relação às suas dimensões, estamos diante de uma pick-up de grande tamanho: mede 5.350 mm de comprimento, 1.910 mm de largura e 1.880 mm de altura, além de contar com uma distância entre os eixos de 3.270 mm. Por sua parte, a caçamba mede 1.540 mm de comprimento, 1.240 mm de largura e 1.200 mm de largura entre as caixas de roda.
Quanto ao interior, encontramos um ambiente muito tecnológico, minimalista e conectado. Dependendo do acabamento, o equipamento tecnológico pode ser muito alto, com uma tela táctil de até 12 polegadas do completo sistema multimídia presidindo o centro do painel, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
A tela se completa com um painel de instrumentos digital, também de 12 polegadas. No entanto, as versões mais básicas, contarão com uma instrumentação de 8.0 polegadas e uma tela multimídia de 10 polegadas. Em termos de conectividade, a Amarok conta com conexões USB, Bluetooth, sistema de acesso e partida sem chave e carregador por indução para smartphones.
Por outra parte, um aspecto que melhora a segunda geração da pick-up alemã é a habitabilidade. Suas generosas dimensões anteriormente mencionadas permitem um maior espaço para os ocupantes, especialmente os da segunda fila, onde três pessoas podem viajar sem problemas e com conforto.
Embora a indústria avance na eletrificação, a Volkswagen segue apostando no motor diesel para a Amarok 2023, mas não será a única tecnologia. Até quatro mecânicas diesel estarão disponíveis, de 4 e 6 cilindros, com potências que oscilam entre 150 e 250 cv. No topo da linha se situa um bloco V6 3.0 TSI a gasolina com 302 cv.
Dependendo da motorização, pode equipar transmissão manual ou DSG e tração traseira ou total. No entanto, a Volkswagen confirmou que todas as versões que serão comercializadas, pelo menos na Europa, terão de série o sistema de tração total 4Motion. Conforme o mercado, o sistema 4Motion poderá ser permanente ou configurável.
Por último, a nova Volkswagen Amarok contará com um amplo leque tecnológico em termos de segurança, com sistemas como o controle de cruzeiro adaptativo, o aviso de saída de faixa, o assistente de manutenção de faixa, o reconhecimento de sinais de trânsito e a frenagem de emergência, entre muitos outros.