Para comemorar os 50 anos de lançamento mundial da ‘Linha Z’, a Kawasaki acaba de apresentar no país a novíssima ‘Z900 Edição de Aniversário’. Trazendo o já consagrado estilo Sugomi, a supernaked quadriciclíndrica de 948 cm3 recebeu melhorias importantes como sistema de iluminação totalmente em LED, painel de controle digital de última geração e, principalmente, um design que homenageia as antigas ‘Z’ dos anos oitenta. Isso pode ser identificado, rapidamente, pela sua coloração. Com rodas, tanque e carenagens em vermelho, o modelo reverencia a lendária Z1100GP, que trazia, na época, esta cor como assinatura da Kawasaki.
Além da pintura predominante, disponível apenas em ‘firecracker red’, o novo visual da ‘Z900 Edição de Aniversário’ traz diversos grafismos em azul escuro e prata, que acentuam o vermelho vivo, assim como o emblema ‘Z’ e o logotipo da Kawasaki estampados em dourado. Por sinal, a cor que remete ao ouro está presente também nos tubos externos da suspensão dianteira, detalhe que adiciona mais um toque de classe ao lançamento.
Prevista para chegar este mês às concessionárias autorizadas Kawasaki, a edição é limitada com apenas 200 unidades - o modelo tem preço sugerido de 61.640 reais. As 200 unidades acompanham um box comemorativo contendo um livro com a história da ‘Linha Z’ e um lindo chaveiro.
Com um visual elegante e repleto de detalhes bem elaborados, que prometem encantar os amantes da marca japonesa, a ‘Z900 Edição de Aniversário’ chega ao mercado trazendo o que há de mais moderno em tecnologias, começando pelo seu novo painel de instrumentos em TFT de 4.3 polegadas. Totalmente digital, ele traz inúmeras funções, incluindo uma conexão bluetooth que permite aos motociclistas conectarem seus smartphones e utilizarem o aplicativo ‘RIDEOLOGY THE APP’. Com ele, o condutor pode acessar uma porção de dados precisos sobre a pilotagem - que remete à telemetria utilizada nas motos de competição - como, por exemplo, velocidade, inclinação, atuação da ‘força g’, tempo por volta, entre outros tantos.
A ‘Z900 Edição de Aniversário’ também vem equipada com a função ‘Modos de Pilotagem Integrados’. Com acesso simples e rápido, através do painel, o condutor pode escolher o ajuste ideal de acordo com o tipo e condição de pilotagem. Utilizando o controle de tração e os modos de potência da moto, a ferramenta disponibiliza três configurações pré-estabelecidas de fábrica (esportiva, estrada e chuva) e também a opção de o piloto ajustar manualmente e realizar uma configuração totalmente personalizada.
Voltando às duas tecnologias mencionadas acima, a ‘Z900 Edição de Aniversário’ vem equipada com o avançado sistema KTRC (Controle de Tração Kawasaki), que oferece alto desempenho para conduções esportivas e segurança em situações de pilotagem em superfícies de baixa tração. Já a função ‘Modos de Potência’ possibilita que os pilotos ajustem o nível de potência despejado pelo poderoso motor de quatro cilindros em linha de acordo com suas preferências e condições de pilotagem. Entre as demais novidades, o lançamento recebeu ainda novos pneus Dunlop Sportmax Roadsport 2, que proporcionam mais aderência, e um sistema de iluminação totalmente em LED.
A lista de tecnologias desenvolvidas pela Kawasaki e que estão incluídas na ‘Z900 Edição de Aniversário’ é bastante ampla. O lançamento utiliza sistema de embreagem ‘Assistida e Deslizante’, que possibilita um acionamento mais leve e evita o travamento da roda traseira em casos de reduções bruscas de marchas. Além disso, vem equipado com duplo acelerador de válvulas, sistema ABS Inteligente Kawasaki, indicador de modo de condução econômica e suspensão traseira tipo Back-link, que oferece uma absorção mais eficiente dos impactos de forma horizontal.
Ficha técnica resumida:
Motor: 4 cilindros em linha, com refrigeração líquida, DOHC 16 válvulas, 948 cm3, lubrificação forçada, cárter úmido, transmissão de 6 velocidade, partida elétrica e ignição digital;
Chassi: quadro em treliça de aço de alta resistência;
Peso em ordem de marcha: 212 kg
Suspensão: dianteira com garfo invertido de 41 mm com ajustes de retorno e pré-carga da mola; amortecedor traseiro Back-link horizontal, com ajustes de retorno e de pré-carga da mola;
Freios: Dianteiro com disco duplo semiflutuante de 300 mm em formato de margarida; traseiro com disco simples de 250 mm em formato de margarida;
Luzes: Iluminação completa em LED;