Passaram apenas dois anos desde que o Toyota Highlander foi anunciado para o mercado europeu e já lançou sua primeira atualização. O novo Toyota Highlander 2023 é um leve ajuste que introduz algumas novidades importantes para o mercado europeu, como nova tecnologia, novas cores exteriores e um motor turbo de 269 cv.
Comecemos pelas novidades mais evidentes. O SUV de maior tamanho comercializado pela Toyota no Velho Continente conta agora com uma nova opção de pintura denominada Cypress Green para o exterior, que pode ser combinada com as novas rodas de liga leve de 20 polegadas em um acabamento preto brilhante. No interior, a marca japonesa incluiu os tons Bege e Ocre para o estofamento de couro.
Mais importante ainda são as atualizações a nível tecnológico. O Highlander 2023 conta agora com um novo quadro de instrumentos digital de 12.3 polegadas com quatro modos de visualização: Casual, Smart, Tough e Sport. Este painel de instrumentos se combina com uma tela táctil maior, também de 12.3 polegadas, para o sistema de infotainment de última geração da empresa.
Isso significa que o Toyota Highlander oferece agora navegação baseada em informação alojada na nuvem, um novo assistente de voz, conectividade sem fios com Apple CarPlay e via cabo para Android Auto, e funções remotas acessíveis através de um smartphone. Além disso, o Toyota Smart Connect oferece mapas de cidades em 3D, reconhecimento de sinais de trânsito e informação da localização dos radares fixos. Por último, foi realocado o ponto de carga por indução para dispositivos móveis.
E na linha mecânica, o Highlander contará com uma segunda mecânica na Europa, além da híbrida. Trata-se de um motor 2.4 turbo de 4 cilindros que desenvolve 269 cv e 418 Nm de torque. Esse propulsor foi desenvolvido para substituir ao anterior V6 de 3.5 litros que era vendido em alguns mercados. A Toyota lançou esta mecânica exclusivamente para os mercados da Europa do Leste, um propulsor que oferece um melhor consumo de combustível e menores emissões de CO2.
A Europa Ocidental continuará com uma só mecânica. Trata-se de um híbrido não plug-in de 248 cv que toma como base um motor a gasolina de 2.5 litros e dois propulsores elétricos. Surge acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT e oferece tração nas quatro rodas de série. A empresa anunciou que já se admitem pedidos do novo Highlander 2023 e que as primeiras entregas acontecerão durante o último trimestre do ano.