Revelado em suas especificações para o mercado americano, o Honda CR-V 2023 foi apresentado como a nova geração do SUV japonês. O modelo atual já está no mercado desde 2016 e chegou o momento para um salto de geração que lhe permita manter-se atualizado diante da feroz concorrência. Por isso, o novo modelo apresenta um sistema de propulsão híbrido e um incremento de tamanho, entre muitas outras novidades.
Inspirado em outros modelos da Honda, como o Passport e o Ridgeline, o novo CR-V cresceu 68 mm em comprimento e 10 mm em altura em comparação com seu antecessor, com 40 mm a mais de distância entre os eixos. Também foram reposicionados os pilares A, que agora estão localizados mais atrás, mais afastados e um pouco mais baixos que antes, e agora também estreia novos espelhos retrovisores que começam nas portas.
Em termos de design, o novo CR-V apresenta afilados faróis de LED unidos a uma grade hexagonal e um para-choque robusto com uma definida entrada de ar central inferior. Junto a marcados arcos de roda, uma linha de cintura reta e novos estribos laterais, o CR-V conta também com barras longitudinais de teto e um spoiler na parte traseira. A traseira lembra a do Volvo XC60 na forma das lanternas, conta com uma grande tampa do porta-malas e um para-choque robusto com acabamentos que emulam saídas de escape.
No interior do Honda CR-V 2023 podemos ver que os designers da marca japonesa se deixaram influir pelo habitáculo do novo Honda Civic e:HEV. Temos um volante multifuncional, um quadro de instrumentos digital de 7.0 polegadas, uma tela táctil central de estilo flutuante para o sistema de infotainment de 9.0 polegadas, uma grande saída de ventilação que recorre toda a largura do painel, novos controles para o climatizador e um console inferior com vários interruptores físicos, além da alavanca para a transmissão automática.
A sexta geração do CR-V também teve incrementado o espaço destinado aos passageiros. Concretamente, os ocupantes dos lugares traseiros contam agora com mais espaço para as pernas e há um porta-malas com 744 litros de capacidade volumétrica. Uma vez rebatidos os encostos dos assentos traseiros, o volume de carga aumenta até os 2.166 litros.
A nível mecânico, o CR-V 2023 está disponível com duas motorizações diferentes. Por um lado, um motor turbo de 4 cilindros e 1.5 litros com 190 cv de potência e 242 Nm de torque, acoplado a uma transmissão automática CVT. A segunda opção é um híbrido não plug-in com um motor a gasolina de 2.0 litros e dois propulsores elétricos, que desenvolvem uma potência combinada de 204 cv e um torque máximo de 335 Nm.
Em relação à tecnologia, a sexta geração do CR-V chegará com Android Auto e Apple CarPlay de série, assim como todos os sistemas incluídos na bateria de assistentes à condução Honda Sensing: controle de ângulo morto, assistente de congestionamentos com frenagem em baixa velocidade e reconhecimento de sinais, câmera grande angular e um sistema de radar com uma faixa de atuação melhorado. Também haverá uma versão de tração nas quatro rodas, vários modos de condução e um controle em descidas.
Nos Estados Unidos, o Honda CR-V 2023 estará à venda neste mesmo verão do hemisfério norte.