Com mais de 120.000 unidades vendidas na Europa, o bem-sucedido crossover compacto XCeed da KIA recebeu uma série de melhorias de produto para 2022 que incluem um novo e ousado design exterior, um interior melhorado e uma nova versão GT-Line que aporta as emoções do Ceed GT a este popular modelo. Estas mudanças farão com que o XCeed seja uma proposta ainda mais atraente no concorrido segmento dos C-Crossover.
O novo XCeed integra uma série de mudanças de design junto com uma competitiva gama de motores na qual há versões mild-hybrid, híbridas plug-in, gasolina e diesel. Tanto o exterior como o interior foram atualizados para adaptar-se melhor ao caráter urbano e esportivo do XCeed. Converte-se assim em um membro ainda mais distintivo da ampla família de modelos Ceed.
A inclusão pela primeira vez de uma versão esportiva GT-Line, propulsionada por um motor a gasolina de 204 cv, oferece uma experiência de condução emocionante e dinâmica. O GT-Line, uma destacada alternativa na linha XCeed, desafia as expectativas com seu exclusivo design esportivo e seu desempenho, inspirados nos automóveis de Gran Turismo.
Como um dos automóveis mais tecnológicos de sua classe, o novo XCeed constitui um modelo emblemático para a KIA. Destaca-se por seus vanguardistas sistemas avançados de segurança, conectividade e infotainment. Projetadas para melhorar o uso diário, o prazer de condução e a segurança dos ocupantes, estas atualizações continuam o legado do XCeed como líder tecnológico dentro do segmento C-Crossover.
A KIA, fornecedor de soluções de mobilidade sustentável, apresenta o novo XCeed com uma ampla gama de opções de sistemas de propulsão eficientes e eletrificados. O XCeed Híbrido Plug-in (PHEV) oferece uma autonomia elétrica de até 48 km, que chega até 60 km em condução na cidade. Também estão disponíveis outros powertrains de baixo consumo, desde motores turbo alimentados de altas rotações até inovadores sistemas mild-hybrid, o que garante que o XCeed seja adequado para qualquer estilo de vida.
Assim como outros membros da família de modelos Ceed, o novo XCeed será fabricado na avançada planta de produção da KIA em Zilina, Eslováquia. A comercialização começará em setembro de 2022. O novo crossover voltará a contar com a garantia da KIA de sete anos ou 150.000 quilômetros.
Design Exterior: Desempenho esportivo em um formato crossover moderno e prático
Elegante, expressivo e de aspecto moderno, o novo KIA XCeed está baseado no estilo icônico do seu antecessor. Produto do centro europeu de design da KIA em Frankfurt, Alemanha, a imagem atualizada do XCeed foi elaborada sob a direção de Gregory Guillaume, VP de Design da KIA Europa.
Guillaume destacou: “O XCeed é nosso modelo mais popular dentro da linha Ceed e era importante que aproveitássemos esta oportunidade para aperfeiçoar seu estilo e progredir na linguagem de design do Ceed. As mudanças que realizamos ressaltam ainda mais o caráter esportivo, urbano e aventureiro do XCeed”.
O novo KIA XCeed apresenta novos grupos ópticos LED em uma grade revisada, para-choque dianteiro diferenciado e um inovador desenho das entradas de ar. Ao integrar de forma criativa os faróis antineblina nos faróis principais, os designers puderam incluir defletores de ar em ambos os lados, que são guiados suavemente em torno das rodas do veículo. Isso reduz a resistência ao avanço e melhora a eficiência do combustível.
O novo XCeed equipa rodas de liga leve de 18 polegadas específicas para o segmento CUV. Na parte traseira, as modificações incluem um novo difusor com um protetor inferior na cor preto brilhante, assim como um discreto design na saída de escape, que confere um renovado aspecto esportivo à toda linha do XCeed. De perfil, o capô relativamente longo flui para os pilares A por trás das rodas dianteiras, o que gera um perfil esportivo e deslocado para trás. Embora a distância entre os eixos continue sendo a mesma que em outros Ceed, 2.650 mm, as saliências do XCeed foram ampliadas com relação ao sedan de cinco portas em 25 mm na parte dianteira (até 905 mm) e 60 mm na traseira (até 840 mm). Os únicos painéis da carroceria que são mantidos iguais ao Ceed de cinco portas são as portas dianteiras.
Uma linha de teto que descende rapidamente desemboca na tampa traseira de ângulo pronunciado, o que realça o aspecto dinâmico e de coupe do XCeed. Está disponível uma seleção de rodas de liga de alumínio de 16 a 18 polegadas, equipadas com pneus de alta aderência em medidas 205/60 R16 e 235/45 R18.
Na parte traseira, lanternas LED emitem uma assinatura luminosa esbelta e muito técnica que, a partir de certos ângulos, parece que se lança para os ombros do carro. As linhas muito marcadas que recorrem horizontalmente a tampa e o para-choque dão ao novo XCeed uma presença mais larga e estável.
A elevada altura do XCeed e sua esculpida carroceria apresentam uma imagem robusta, que atrairá os clientes para o catálogo de modelos KIA. A altura livre ao solo do XCeed é de 172 mm com rodas de 16 polegadas e 184 mm com as de 18 polegadas, o que significa um aumento de até 44 mm em relação ao Ceed de cinco portas. Os revestimentos dos arcos de roda e os estribos laterais, junto com os trilhos de teto em cromo acetinado, lhe conferem um aspecto robusto.
Introdução do espírito GT na linha XCeed
Com a chegada da GT-Line, a KIA aporta uma atraente versão esportiva ao XCeed, que suscita una evocadora experiência visual, de condução e eleva este modelo até um nível completamente novo. É dirigido diretamente àqueles clientes que equilibram seu coração e sua cabeça: escolhem um veículo familiar, prático, espaçoso e seguro, com um design chamativo e um desempenho incrível.
A GT-Line foi introduzida em toda a linha KIA nos últimos anos para potenciar o desempenho e a conexão emocional com o movimento, algo inerente ao DNA da KIA. A incorporação da GT-Line no XCeed é uma novidade emocionante para uma das famílias de modelos com mais aceitação dentro da marca.
A nova especificação GT-Line apresenta uma série de toques esportivos que a diferenciam do modelo básico. Um ousado design Tiger Nose destaca a nova grade dianteira, enquanto que uma esportiva entrada de ar inferior e o revestimento lateral do para-choque acrescentam um aspecto mais agressivo à parte frontal. Os defletores acabados em cromo escuro ajudam a conduzir o ar na parte dianteira para reduzir a resistência ao avanço e melhorar a eficiência aerodinâmica. Na parte traseira, chamativas lanternas LED de forma hexagonal e um difusor inferior na cor da carroceria completam o modelo renovado e com um design muito distintivo.
Conta com elegantes rodas de liga leve de 18 polegadas que lhe conferem um aspecto atlético, enquanto que os estribos na cor da carroceria, as barras de teto e os retrovisores em preto brilhante reforçam ainda mais seu aspecto ativo e dinâmico.
O novo KIA XCeed será oferecido em uma seleção de até 12 acabamentos de pintura, dependendo do equipamento, incluindo três novas cores muito distintivas: Lemon Splash, Celadon Spirit Green e Yuca Steel Grey.
Design interior: A ergonomia superior e os materiais de alta qualidade proporcionam um ambiente de primeira classe
No interior, o esculpido console central do novo KIA XCeed está orientado ligeiramente para o condutor. Com uma altura de banco dominante e uma distância livre do solo superior à de um carro de passeio convencional, o KIA XCeed oferece aos condutores um posto de condução mais esportivo, ao mesmo tempo que permite uma melhor visão da estrada.
Um sistema de infotainment com tela táctil ‘flutuante’ se separa do painel, enquanto que na parte inferior há um conjunto de botões e interruptores sensíveis ao tato para controlar o volume do áudio, o aquecimento e a ventilação. Altamente ergonômicos em sua disposição e funcionalidade, estes controles foram redesenhados para melhorar a interação e permitir aos condutores realizar mudanças rápidas no ambiente do habitáculo, sem atrapalhar a visão da estrada.
O novo KIA XCeed apresenta-se com novos e atrativos gráficos na instrumentação digital Supervision de 12.3 polegadas (31 cm), que podem ser vinculados aos modos de condução do veículo. Um painel central preto brilhante e um novo espelho retrovisor de dobradiça fina melhoram tanto a forma como a função.
O interior está acabado com sofisticados materiais de tato suave em todo o habitáculo, com uma moldura de cromo acetinado no painel que aporta um toque refinado e de alta gama. Os clientes podem escolher entre uma gama de acabamento de estofamento para os bancos com tecido, couro sintético ou couro genuíno.
O interior também recebe o tratamento GT-Line, com uma série de melhorias que se adaptam à sensação de esportividade do exterior, como o volante com estilo em ‘D’ inspirado em competição, o revestimento do teto em preto, a manete do câmbio envolvida em couro perfurado e o design especial dos bancos GT-Line.
Espaço para passageiros e bagagem em uma carroceria compacta e esportiva
O novo KIA XCeed foi projetado para conseguir o espaço do habitáculo e do porta-malas de um modelo maior, dentro de uma carroceria mais esportiva e de tamanho mais compacto. Situado entre o Ceed de cinco portas e o KIA Sportage, O KIA XCeed oferece um espaço interior e uma capacidade de bagagem comparáveis a outros modelos de grande sucesso na Europa.
Com um comprimento total de 4.395 mm, o novo KIA XCeed é 85 mm mais longo que o Ceed de cinco portas e 120 mm mais compacto que o Sportage. Sua altura máxima de teto, 1.495 mm, o situa 48 mm acima do Ceed e 155 mm abaixo do Sportage, o que implica um centro de gravidade mais baixo que o de seu irmão maior.
O novo KIA XCeed oferece um generoso espaço interior para os ocupantes dianteiros e traseiros. Com uma altura elevada até 44 mm em cada banco, com relação ao Ceed de cinco portas, os condutores dispõem de um posto de condução alto, além de maior facilidade de acesso e saída. A zona envidraçada em forma de meia lua e a linha descendente do teto proporcionam aos passageiros traseiros um ambiente mais luminoso e aberto, assim como mais espaço para a cabeça que outros rivais da classe crossover compacta.
A capacidade do porta-malas do novo KIA XCeed alcança 426 litros (VDA); com os bancos traseiros dobrados, cresce até 1.378 litros. A versatilidade também está assegurada graças aos bancos traseiros rebatíveis na proporção 40:20:40, à tampa traseira elétrica inteligente com ajuste de altura e ao piso do porta-malas de dois níveis. Pode ser situado acima ou abaixo para proporcionar um maior volume de armazenamento ou um compartimento oculto. Este piso do porta-malas mais alto também melhora a ergonomia na hora de introduzir ou extrair a bagagem do veículo.
Avançados sistemas de propulsão: gasolina, diesel, MHEV e PHEV para atender qualquer necessidade
A linha do novo KIA XCeed inclui motores a gasolina turbo alimentados de altas rotações, a maioria deles com tecnologia mild-hybrid, assim como um avançado powertrain híbrido plug-in permite aos condutores beneficiar-se de uma ampla mobilidade sem emissões.
A renovada linha consiste em três motores de injeção direta a gasolina com turbo compressor (T-GDi): um T-GDi de 3 cilindros e 1.0 litro que gera 120 cv e 172 Nm de torque máximo; um T-GDi de 4 cilindros e 1.5 litros que alcança 160 cv e 253 Nm de torque máximo; e uma unidade de alta potência T-GDi 1.6 litros, a mesma dos modelos Ceed e ProCeed GT, disponível para a versão de maior desempenho do XCeed. Com uma potência de 204 cv e um torque de 265 Nm em uma ampla faixa de giros, o musculoso motor T-GDi de 1.6 litros é perfeitamente adequado para realizar uma condução dinâmica em diversas situações. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7.5 segundos quando está equipado com a transmissão de dupla embreagem com 7 velocidades.
O novo XCeed, ideal para quem percorre regularmente longas distâncias, também está disponível com um motor diesel com sistema mild-hybrid (MHEV). Este motor de 1.6 litros está disponível com uma transmissão manual de 6 velocidades para uma potência de 136 cv e um torque máximo de 280 Nm, que chega a 320 Nm na versão de dupla embreagem de 7 velocidades.
O sistema MHEV complementa o motor térmico com a energia de uma bateria compacta de íons de lítio e polímero com 48 V, agora está disponível em toda a família de modelos. A implantação da nova tecnologia de propulsão mild-hybrid em toda a linha atualizada do XCeed reduz em até 10% as emissões de CO2 (ciclo combinado NEDC 2.0), dependendo do estilo da carroceria, a escolha da transmissão, a potência do motor e a especificação do veículo. É importante destacar que, embora a adoção da tecnologia MHEV melhore a eficiência do combustível, o desempenho não diminuiu.
O XCeed está equipado com a Transmissão Manual Inteligente (iMT) da marca, de comando puramente eletrônico em lugar de hidráulico, e perfeitamente integrada no powertrain EcoDynamics . O sistema iMT utiliza o gerador/motor de arranque mild-hybrid (MHSG) e pode desligar o motor enquanto o veículo avança por inércia até parar. No modo de condução ‘Eco’, padrão do XCeed, também permite breves períodos de motor apagado e avanço por inércia em velocidades de até 125 km/h. Reinicia de forma imperceptível quando o condutor pisa no acelerador, no freio ou na embreagem. O sistema contribui para melhorar a eficiência global de combustível do MHEV e reduz as emissões de CO2 em aproximadamente 3% em condições de condução reais.
O novo XCeed volta a dispor de uma opção de propulsão híbrida plug-in (PHEV) muito eficiente. Conta com uma bateria de íons de lítio e polímero com 8.9 kWh, um motor elétrico de 44.5 kW e um eficiente motor GDI de 4 cilindros e 1.6 litros. Combinado com uma transmissão de dupla embreagem de 6 velocidades (6DCT), o PHEV entrega até 141 cv e 265 Nm às rodas dianteiras. Além disso, oferece uma autonomia elétrica de até 48 km e até 60 km de condução na cidade. Isso permitirá aos condutores realizarem a maioria dos trajetos diários e os deslocamentos curtos unicamente com energia elétrica.
A transmissão manual de 6 velocidades está disponível nas versões a gasolina de 1.0 e 1.5 litros, assim como nos modelos diesel de 1.6 litros, enquanto que a de dupla embreagem de 7 velocidades é uma opção para as versões T-GDi de 1.5 litros, T-GDi de 1.6 litros e diesel de 1.6 litros. O modelo XCeed híbrido plug-in de 1.6 litros só está disponível com a transmissão de dupla embreagem de 6 relações.
Conforto de suspensão e estabilidade: o XCeed atrai os condutores com reações esportivas, grande conforto de suspensão e segurança
As características de conforto de suspensão e estabilidade do novo XCeed foram desenvolvidas pelas equipes de engenharia da KIA na Europa, com o objetivo de conseguir um conforto e um prazer de condução excelentes em todas as condições. Apesar de sua elevada altura, o novo XCeed foi projetado para ser atrativo na condução devido ao seu ajuste específico da suspensão, suas dimensões exteriores compactas, seu centro de gravidade baixo e sua massa reduzida.
O KIA XCeed é o único na linha de modelos Ceed com batentes de extensão hidráulicos nos amortecedores dianteiros, de série em todas as versões. Estes batentes de borracha estão submersos no fluido hidráulico dentro dos amortecedores, o que proporciona uma grande suavidade de marcha sobre superfícies irregulares. Estão projetados para absorver os impactos mais fortes com uma resposta suave e progressiva, evitando o rebote da carroceria quando a suspensão se recupera após uma rápida compressão. Também contribuem para melhorar a resposta da direção e a controlar mais os movimentos da carroceria, ao mesmo tempo que reduzem o ruído de rodagem ao passar por solavancos.
As molas do XCeed são 7% mais suaves na parte dianteira e 4% na parte traseira para oferecer um maior conforto e estabilidade em todas as condições. As buchas dinâmicas no subchassi traseiro reduzem ainda mais o ruído da estrada e as vibrações estruturais durante a marcha.
A unidade de controle eletrônico (ECU) que governa o motor da direção assistida foi ajustado para oferecer uma resposta inicial mais rápida aos movimentos do volante. Isso garante que os condutores possam desfrutar de um bom tato de direção e um baixo nível de balanço da carroceria. O motor da direção proporciona um grau de assistência sutilmente mais leve, para reduzir a fadiga do condutor em viagens longas e em velocidades baixas.
O sistema Drive Mode Select da KIA permite ao condutor personalizar a rigidez da direção, a resposta do pedal do acelerador e, no caso das versões de dupla embreagem, a resposta da mudança de marchas. Com a possibilidade de escolher entre os modos ‘Eco’, ‘Normal’ e ‘Sport’, pode ser selecionado o modo ‘Sport’ para melhorar sutilmente os tempos de resposta do acelerador, adaptar a direção para que tenha uma rigidez adicional e reações mais diretas às ações do condutor. O ‘Normal’ permite ao condutor maximizar o potencial de conforto para uma viagem. Por último, o modo Eco está projetado para reduzir o trabalho do motor com a finalidade de aumentar a eficiência de combustível.
Tecnologia: infotainment e conectividade de alta tecnologia
O avançado conjunto de tecnologias de infotainment, conectividade e segurança do novo KIA XCeed assegura que continue sendo um dos mais bem equipados de sua classe. Estes elementos estão desenvolvidos para que a condução seja mais segura, menos estressante e, ao mesmo tempo, proporcionar uma total facilidade de condução.
O sistema de navegação com tela táctil de 10.25 polegadas (26 cm) do novo XCeed conta com multiconexão Bluetooth; podem ser conectados dois dispositivos móveis ao mesmo tempo. As funções Android Auto e Apple CarPlay são de série.
De forma opcional pode-se acessar a instrumentação Supervision totalmente digital de 12.3 polegadas (31 cm), com novos gráficos específicos para cada modo de condução: ‘Eco’, ‘Normal’ e ‘Sport’. Com uma tela digital de alta definição de 1.920 x 720 pixels, os indicadores de velocidade do veículo e regime do motor se mostram com grande clareza, enquanto que uma tela multifuncional comunica as instruções de navegação passo a passo, os dados do sistema de áudio, a informação detalhada da viagem, os alertas de diagnóstico do veículo e as notificações emergentes vinculadas às diversas tecnologias de segurança ativa e de assistência ao condutor.
Graças ao novo recurso de informações esportivas, os usuários nunca perderão a ação de sua equipe favorita enquanto se deslocam. Os resultados ao vivo e os resumos das partidas são atualizadas minuto a minuto na tela central para que todos os ocupantes possam curtir rapidamente. A tela pode ser personalizada para acrescentar equipes favoritas a uma lista de acesso rápido, e também pode mostrar a classificação atual do campeonato, o se um esporte está atualmente ‘fora de temporada’.
A conectividade melhorada também oferece a integração de calendários para que os usuários possam vincular sua agenda do Google ou Apple à tela audiovisual e garantir que nunca percam um compromisso. Além disso, se o destino de qualquer de reunião for salvo, pode ser usado para iniciar a navegação a partir do interior do veículo.
O novo XCeed también apresenta a última versão do KIA Connect, um sistema que conecta os condutores com o seu ambiente. Proporciona informação valiosa através da tela táctil do carro ou do aplicativo KIA Connect. Com os serviços KIA Live, aos quais se acessa através do sistema de infotainment do veículo, o KIA Connect utiliza seu próprio cartão eSIM para recuperar e atualizar dados ao vivo durante a condução. Isso inclui informação de trânsito ao vivo, previsões meteorológicas, pontos de interesse e detalhes de possíveis estacionamentos na rua e fora dela (com o preço, a localização e a disponibilidade de estacionamento). Antes de uma viagem, os usuários podem utilizar o KIA Connect para planejar as viagens, graças à possibilidade de enviar ao veículo os dados de navegação. Outra função útil do aplicativo é localizar o veículo, ideal em grandes estacionamentos ou em ambientes desconhecidos.
A última versão do KIA Connect acrescenta a função de perfil de usuário com até dois perfis personalizados. Esta função gera uma cópia de segurança na nuvem das preferências do KIA Connect para transferi-las de um veículo a outro. Destina-se aos clientes que alternam frequentemente entre diferentes modelos equipados com o KIA Connect, como os usuários de carros compartilhados, ou as famílias com mais de um veículo equipado com KIA Connect em sua casa.
Outras características implementadas para melhorar o conforto e o prazer de viajar incluem um sistema de áudio JBL Premium com tecnologia Clari-Fi, ar-condicionado de dupla zona, retrovisores externos elétricos dobráveis e aquecidos, volante aquecido, para-brisa aquecido, além de bancos dianteiros e traseiros aquecidos. O novo XCeed aporta entradas USB tipo C para os passageiros dianteiros e traseiros, enquanto que a capacidade de carga rápida melhora ainda mais o conforto nos deslocamentos.
Segurança e tranquilidade de série
O novo KIA XCeed inclui uma ampla gama de tecnologias ativas de segurança e assistência à condução que proporcionam a máxima tranquilidade e proteção. O Controle de Cruzeiro Inteligente (SCC) se atualiza com a incorporação do NSCC: controle de cruzeiro inteligente baseado na navegação. Distingue-se por uma função que ajusta automaticamente a velocidade ao máximo estabelecido para cada estrada, segundo os dados do sistema de navegação.
Além dessa função de auto ajuste que controla a velocidade máxima, o NSCC também adiciona a funcionalidade de ‘zona’ (NSCC-Z) que reduz a velocidade do veículo em ‘zonas seguras’ identificadas no sistema de navegação. Uma vez fora da ‘zona segura’, o sistema devolverá o veículo à sua velocidade de cruzeiro anterior.
Um desenvolvimento adicional do NSCC para o XCeed é a função de curva (NSCC-C), que utiliza os dados de navegação para prever uma curva próxima. Se for necessário traçá-la com segurança, reduzirá a velocidade. Depois de sair da curva, automaticamente voltará posteriormente à velocidade pré-estabelecida.
Como todos os KIA vendidos na Europa, o novo XCeed está equipado de série com o sistema de gestão da estabilidade do veículo. Isso melhora a direção na frenagem e nas tomadas de curvas, através da intervenção do controle eletrônico de estabilidade (ESC) se for detectada qualquer perda de aderência.
O sistema de detecção de ângulo morto (BCA) da KIA trabalha conjuntamente com o alerta de colisão em ângulo morto (BCW). Utilizando os mesmos sensores situados no para-choque traseiro, o BCA adiciona medidas preventivas no caso de iniciar um deslocamento para outra faixa quando houver outro veículo no ponto cego do condutor. Junto com os alertas sonoros e visuais do BCW, o sistema aplica pressão de frenagem nas rodas do lado oposto do carro, o que o guia de volta à faixa original. O sistema de detecção de ângulo morto (BCA) faz parte do conjunto de tecnologias exclusivas da KIA focadas em tornar a condução diária uma experiência mais segura e relaxada.
Projetado para manter a segurança de todos os ocupantes do veículo, o sistema de detecção de fadiga do condutor (DAW ) supervisiona os hábitos ao volante e o comportamento do condutor para aprender suas tendências e padrões de condução. Quando o sistema detecta qualquer irregularidade nesse comportamento que possa indicar cansaço ou distração, emite alertas visuais e sonoros. Um ícone de uma xícara de café aparece no painel junto com um aviso sonoro para alertar o condutor de que está conduzindo de forma descuidada e que deveria considerar a possibilidade de uma parada para descanso. O DAW também emite um alerta sonoro e um aviso visual quando, parado, o veículo que está na frente começa a marcha e o condutor não reage.
O sistema de assistência de prevenção à colisão em saída de estacionamento (RCCA) está projetado para facilitar os deslocamentos cotidianos. Conta com sensores no para-choque traseiro e uma câmera posterior, para que o condutor tenha uma melhor visão e compreensão do que há atrás do veículo ao sair de um parque de estacionamento em marcha à ré. Os sensores alertam o condutor sobre o tráfego que se aproxima lateralmente pela esquerda ou pela direita do veículo, antes de que possa vê-lo. Se o sistema detectar que um veículo se aproxima rapidamente, soará um alerta e um ícone será iluminado em ambos os retrovisores laterais para notificar o condutor que a colisão pode ser iminente. Se não houver reação, o sistema freia automaticamente para evitar a colisão. As manobras também são mais fáceis com a função de assistência inteligente ao estacionamento, que utiliza uma série de sensores para ajudar a estacionar em espaços reduzidos.
Outros dispositivos de segurança do novo XCeed são o sistema de assistência de frenagem de emergência (colisão frontal) com reconhecimento de pedestres, o sistema de reconhecimento de limites de velocidade, o assistente de manutenção de faixa, o assistente de permanência em faixa e o assistente dinâmico para faróis altos.