A edição esportiva para celebrar o 20º aniversário do Golf R oferece uma potência que supera em 13.6 cv o modelo atual de produção. Equipado com esta potência de motor, o Golf ‘20 Years’ acelera de 0 a 100 km/h em 4.6 segundos e sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 270 km/h. Graças à importante melhora da resposta do motor, a maior potência também pode ser apreciada em situações cotidianas, como, por exemplo, nas manobras de ultrapassagens. No entanto, a potência do motor turbo alimentado de 4 cilindros e 2.0 litros não é a única coisa que converte o modelo de edição especial no modelo R da Volkswagen mais dinâmico de todos os tempos presente no Nordschleife. O claro aumento do desempenho é também resultado do amplo equipamento de série que conta com elementos técnicos excepcionais como o pacote ‘R- Performance’, o Gestor de Dinâmica de Condução e o sistema ‘R-Performance Torque Vectoring’. Que melhor lugar para testar essa combinação do que o circuito de Nürburgring-Nordschleife? É que ali se pode seguir de forma impressionante a evolução dos potentes modelos Golf R de tração total durante os últimos 20 anos.
O piloto de corridas e de desenvolvimento da Volkswagen R, Benjamin Leuchter, assumiu essa tarefa e testou o modelo de edição especial no lendário circuito de corridas. Também participou ativamente na preparação do pacote R-Performance para o Golf R ‘20 Years’. Além dos perfis de condução habituais ‘Comfort’, ‘Sport’ e ‘Race’, o modelo de edição especial também inclui de série os perfis adicionais ‘Special’ e ‘Drift’. Para conduzir no Nordschleife, o piloto de corridas optou pelo perfil de condução ‘Special’, que foi desenvolvido especialmente para esta pista.
Este perfil dota o veículo de uma configuração que atende os requisitos específicos daquele que provavelmente seja o circuito de corridas mais exigente do mundo. Isso inclui o ajuste dos amortecedores a uma configuração mais suave e de maior conforto devido às enormes cargas que envolve a condução neste tipo de pistas no nível máximo de desempenho.
Como um dos 15 possíveis ajustes dos amortecedores regulados, este garante um contato ótimo com a estrada em pistas com numerosas saliências, como em Nürburgring. Além disso, junto com o volante e os ajustes de condução adaptados, isso permite abordar de forma ideal o grande número de curvas rápidas e meio-rápidas do circuito de Nordschleife. No modo ‘Individual’ do Gestor de Dinâmica de Condução, também é possível ajustar manualmente todos os parâmetros, como o sistema de distribuição vetorial do torque ‘R-Performance Torque Vectoring’ e o som do motor, e adaptá-los em função das preferências pessoais.
A volta cronometrada no circuito de Nürburgring-Nordschleife começou com uma saída rápida em frente à arquibancada T13. A saída e a chegada para a medição se encontram no início e no final da arquibancada, os 200 metros intermediários não são contados. A confiança depositada no veículo não constitui apenas a chave dos recordes por volta, mas também o prazer de conduzir com segurança. Mantendo-se em linha a todo momento, o Golf R ‘20 Years’ conseguiu dominar com facilidade as rápidas mudanças entre lombadas e as curvas subsequentes, como a de ‘Hatzenbach’.
As características modificadas da transmissão de 7 velocidades permitem mudar de marcha com uma resposta de maior intensidade e tornam inclusive mais emocionante a potente experiência de condução no Golf R ‘20 Years’. O som otimizado do sistema de escape na faixa de baixas rotações e o som mais áspero do motor no interior do veículo acentuam seu maior desempenho dinâmico.
O avanço no desenvolvimento em comparação com o modelo antecessor também pode ser apreciado na melhoria do ajuste do motor do veículo R da Volkswagen que celebra seu aniversário. O turbo compressor pré-carregado também se mantém a uma velocidade constante no modo de sobrealimentação para que o motor possa alcançar sua capacidade de potência na próxima aceleração. Este processo acontece graças à válvula de borboleta com abertura total. Quando o condutor tira o pé do acelerador e volta a acelerar, há uma elevação mais rápida do torque, melhorando notavelmente a capacidade de resposta do motor.
O Golf R ‘20 Years’, com sua tecnologia de propulsão orientada ao desempenho, alcançou uma velocidade de quase 240 km/h no topo do ‘Schwedenkreuz’, enquanto que no ‘Döttinger Höhe’ de Nürburgring alcançou os 265 km/h. O novo tempo recorde de 7:47.31 minutos mostra uma melhoria de 4 segundos em relação ao modelo anterior e significa um grande presente para a Volkswagen R por ocasião do 20º aniversário do modelo.
São eliminados os limites entre os carros de produção e os de competição. O Golf R ‘20 Years’ preenche facilmente a lacuna entre o acompanhante de cada dia e o corredor por excelência. “Com este carro, você pode conduzir por aqui no circuito de Nürburgring e a próxima parada poderá ser a padaria ou o supermercado. Trata-se de um veículo realmente polivalente que pode fazer tudo”, afirma Benjamin Leuchter, visivelmente impressionado. E esse é exatamente o conceito que a Volkswagen R buscava: a marca de alto desempenho da Volkswagen vem oferecendo modelos especiais desde 2002. Com seu desempenho aprimorado e seu expressivo design, despertam entusiasmo em todo o mundo nas comunidades de fãs da Volkswagen.
O contínuo e rápido desenvolvimento para um desempenho ainda maior pode ser apreciado facilmente ao dar uma olhada em alguns dados dos modelos de anos anteriores. Desde o Golf R323 que conta com uma potência de 241 cv e um motor de 6 cilindros de 3.2 litros como unidade motriz, passando pelo Golf 6 R3 com uma potência de 270 cv e um motor de 4 cilindros turbo alimentado de 2.0 litros, os modelos Golf orientados ao desempenho e o Golf R ‘20 Years’ com uma potência de 333 cv não só se tornaram mais potentes, como também mais rápidos. A Volkswagen R celebra esta bem-sucedida evolução do modelo com o Golf R ‘20 Years’. O período de produção, de aproximadamente um ano, converte este modelo de edição especial em uma peça de colecionador a partir do momento que sai da linha de produção.