O futuro dos carros de circuito começa com o Ariel Hipercar. O fabricante britânico, criador do Atom, rival de modelos como o KTM X-Bow e o BAC Mono, apresentou o primeiro protótipo do seu carro de pista 100% elétrico.
Com uma potência de quase 1.200 cv e uma configuração exclusivamente orientada aos circuitos, o Ariel Hipercar promete um desempenho de infarto, muito parecido com o de um carro de competição atual de motor térmico.
O Hipercar (o nome é uma combinação de ‘High Performance Carbon Reduction’) nasceu com dois objetivos claros. Em primeiro lugar, a bateria é projetada para suportar as tensões de um uso intensivo em circuito, onde a energia dissipada (perda de carga) pode ser 10 vezes superior à de um carro elétrico de estrada normal.
Além disso, o novo Ariel é projetado para bater os tempos de volta dos modelos com motor a combustão mais potentes do mundo. Algo que poderá ser comprovado com o tempo, quando térmicos e elétricos puderem se enfrentar entre si.
Por isso, os projetistas recorreram à Delta Cosworth, que forneceu um pacote de baterias patenteado de nova geração de 62.2 kWh com 18.650 células. O Hipercar utiliza uma arquitetura de 800 V e quatro motores elétricos (um em cada roda) para desenvolver 1.196 cv de potência e 1.819 Nm de torque máximo. Mas isso não é tudo.
O powertrain elétrico é suficiente para rodar cerca de 240 quilômetros, mas a autonomia é obviamente muito ‘teórica’ quando se compete em um circuito. Para isso, a Ariel fornece um sistema especial de extensão da autonomia que consiste em uma turbina capaz de alcançar as 110.000 rpm.
Este último acrescenta outros 50 cv e se ativa de forma automática (através de cálculos realizados pelo software de gestão da bateria) ou manualmente com um comando na cabine. A Ariel não especifica o aumento de quilometragem, mas explica que o sistema de tanque de 35 litros pode ser alimentado com combustível sintético e hidrogênio para minimizar as emissões.
Com base nos números oficiais, o Ariel Hipercar (4.30 m de comprimento, 2.15 m de largura contando os retrovisores, 1.35 m de altura e 1.556 kg de peso) acelera de 0 a 100 km/h em 2.1 segundos e alcança os 160 km/h em 4.42 segundos, enquanto que a velocidade máxima é de 250 km/h.
Além disso, as formas superagressivas da carroceria, que de certo modo lembram o batmóvel da saga cinematográfica, deixam claro de imediato que não se trata de um carro normal e que foi criado com uma função específica.
Por último, quanto ao seu preço, não é acessível para todos. A Ariel prevê que o modelo de produção (provavelmente pronto em 2024) poderá custar em torno de 1 milhão de libras esterlinas, o equivalente a 5.95 milhões de reais ao câmbio de hoje.