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09/09/2022
Renault lança Kwid E-Tech 100% elétrico no Brasil
A marca quer tornar a experiência do veículo elétrico cada vez mais próxima do cliente.
 
   
 
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Em abril, a Renault iniciou um novo capítulo na história da mobilidade do Brasil, com o início da pré-venda do Kwid E-Tech, o veículo mais acessível da gama elétrica da marca. Em menos de dois meses, o primeiro lote de 750 unidades se esgotou. Hoje, a Renault dá mais um passo neste caminho de sucesso, com o lançamento do Kwid E-Tech no mercado brasileiro. 

O Kwid E-Tech faz parte de um projeto global com a participação da Engenharia da Renault Latam, e é um produto desenvolvido para que mais consumidores brasileiros tenham acesso a um veículo 100% elétrico.

A Renault do Brasil quer tornar a experiência do veículo elétrico cada vez mais próxima do cliente, e para isso, oferece soluções para que o consumidor tenha tranquilidade para ingressar nessa revolução elétrica.

Por isso, o Kwid E-Tech também estará disponível no Renault on Demand, inovadora solução de mobilidade da marca para o mercado brasileiro, que oferece diversos planos de assinatura de longa duração customizáveis. Todos os planos incluem os serviços de revisões preventivas, gestão de documentos e taxas relacionadas ao veículo como IPVA e licenciamento, além de seguro. 

Com uma motorização elétrica, totalmente desenvolvida de acordo com o gosto do consumidor brasileiro, o Kwid E-Tech é ágil no trânsito urbano. Para uma aceleração de 0 aos 50 km/h, são necessários apenas 4.1 segundos. 

A autonomia é de 298 quilômetros no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. Valor mais do que suficiente para a jornada diária média nas grandes cidades.

Outra vantagem é a economia do quilômetro rodado, natural nos veículos elétricos, que no Kwid E-Tech é também resultado do peso de apenas 977 kg. Traduzindo em valores: considerando 6.20 reais o preço médio da gasolina no Brasil, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), e o valor médio de 1 kWh a 0.66 reais, o custo de um quilômetro rodado do Kwid E-Tech é de 0.06 reais. Esse mesmo quilômetro rodado custa 0.41 reais em um veículo térmico equivalente. 

Outro destaque inovador do Kwid E-Tech é a facilidade para recarregar a bateria, que possui capacidade 26.8 kWh e que pode ser carregado até em uma tomada doméstica 20A aterrada.

O Kwid E-Tech é oferecido em única versão e tem preço sugerido de 146.990 reais. Completo, o veículo traz seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia Media Evolution e direção elétrica, entre outros itens de segurança e conforto. 

Há cinco anos, a Renault inovou o segmento de entrada ao lançar o Kwid, um compacto com design SUV, maior porta-malas da categoria, baixo consumo de combustível e único do segmento com quatro airbags de série em todas as versões. Em janeiro, o Kwid chegou à linha 2023 mantendo todas essas características e com evoluções no design e tecnologia, como luzes de circulação diurna (DRL) em LED em todas as versões, sistema Start & Stop, controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampas (HSA), entre outros itens de conforto e segurança.  

O prazer da mobilidade elétrica

A motorização 100% elétrica de 48 kW (equivalente a 65 cv) é associada a uma bateria de 26.8 kWh e possibilita uma experiência de vida a bordo capaz de combinar conforto e performance. E isso é sentido pela pronta resposta da aceleração, ausência de ruído e a não necessidade de troca de marchas. Durante o uso não há emissão de poluentes ou CO2. 

Leve e compacto, o Kwid E-Tech oferece uma autonomia de 265 km em ciclo misto e 298 km em ciclo urbano, segundo a norma SAE J1634 utilizada pelo Inmetro. A frenagem regenerativa permanente recupera energia a cada vez que se deixa de exercer pressão sobre o pedal do acelerador e, também, quando freia.  

A autonomia da bateria pode ser otimizada por meio do modo de condução ECO acionado facilmente através de um botão no console central. Este modo limita a potência de 33 kW (em vez de 48 kW), velocidade máxima a 100 km/h e torna a frenagem regenerativa mais atuante. 

O Kwid E-Tech é recarregado por meio de um conector localizado atrás da grade frontal, na altura do logo. O destravamento do compartimento de recarga é feito por meio de um comando localizado internamente, sob o volante.

A recarga pode ser feita em tomada comum, em Wallbox de corrente alternada (AC) de 7 kW e em carregadores de corrente contínua (DC). Por exemplo, para carregar dos 15% até 80% da carga da bateria em DC são necessários 40 minutos, em um Wallbox de 7 kW são 2h54 e em uma tomada doméstica de 220 volts são 8h57.   

Enquanto o Kwid E-Tech está carregando, o painel de bordo exibe o indicador de recarga e também mostra a autonomia disponível em quilômetros com o nível de carga atual. 

Para facilitar ainda mais o dia a dia dos clientes, a Mobilize, marca de soluções de mobilidade inteligente, energia limpa e dados do Renault Group, fechou parcerias com as empresas WEG e Schneider. Esses carregadores poderão ser adquiridos nas concessionárias ou por assinatura por meio do Renault on Demand. 

Segurança a bordo

Os itens de segurança de série incluem freios ABS com BAS (Braking Assist System), controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HSA), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e alerta de pressão de pneus, entre outros.

Além disso, o Kwid E-Tech traz o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) que emite um sinal sonoro de alerta aos pedestres até o veículo atingir 30 km/h, velocidade comum em áreas urbanas. Esse som é uma assinatura exclusiva a todos os modelos elétricos do Renault Group. 

Visual imponente 

O Kwid E-Tech não passa despercebido. Sua frente ostenta uma personalidade forte com um capô vincado, um grande para-choque, além de um conjunto óptico separado com luzes de circulação diurna (DRL) em LED que se prolongam até a grade fechando o conjunto visual. Marca registrada dos veículos elétricos, a grade frontal do Kwid E-Tech é inteiriça. Contemporânea, ela também tem a função de alojar a tampa de recarga cuja abertura é acionada através de um comando interno no painel no lado do motorista. 

A traseira é marcada por um robusto para-choque, que traz elementos como protetor (skid plate) pintado na cor prata e refletores integrados. 

A identidade E-Tech está presente nas faixas laterais e na tampa traseira com a inscrição E-TECH Electric. 

Espaço a bordo e bem equipado

Com dimensões externas compactas, o Kwid E-Tech oferece quatro lugares para os passageiros adultos. Com um generoso espaço para cabeça e uma área livre para os joelhos de 100 mm, os lugares traseiros acomodam facilmente as estaturas maiores. O porta-malas oferece a melhor capacidade de carga da categoria: 290 litros, um tamanho digno do segmento superior. Para ainda mais modularidade, o banco traseiro pode ser rebatido, aumentando a capacidade de carga para 1.100 litros. 

Com um painel com detalhes em prata combinados com preto brilhante, a cabine do Kwid E-Tech é funcional. A alavanca de marchas é substituída por um comando rotativo cromado, com simples utilização em três posições: D (drive/marcha à frente), N (neutro/ponto morto) e R (ré).

Os itens de série incluem a direção 100% elétrica com assistência variável, ar-condicionado, travamento centralizado das portas por botão, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade (com acionamento no volante), sistema multimídia Media Evolution e regulagem elétrica dos retrovisores. 

O sistema multimídia Media Evolution oferece uma tela táctil de 7.0 polegadas, espelhamento de smartphone compatível com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, entradas USB e AUX. O volante traz o botão ‘push to talk’, que aciona o comando para reconhecimento de voz (via smartphone), permitindo ativar e comandar o assistente iOS ou Google do smartphone.

O veículo estreia uma nova cor de carroceria, verde Noronha, exclusiva do modelo, e também está disponível em branco Glacier Polar e prata Diamond. 

Renault on Demand 

Visando dar tranquilidade ao cliente que busca ter a experiência de um carro elétrico sem se preocupar com valor de revenda, manutenção, vida útil da bateria, entre outros aspectos, a Renault oferece a opção de assinatura com o Renault on Demand. Essa inovadora solução de mobilidade da marca para o mercado brasileiro oferece diversos planos de assinatura de longa duração customizáveis. 

O Kwid E-Tech está disponível nos planos de 12, 24, 36 ou 48 meses.  No momento da adesão o cliente também pode escolher os planos de quilometragem, com opções de 1.000, 2.000 e 3.000 quilômetros mensais. A contratação pode ser feita 100% on-line aqui. www.renaultondemand.com.br. 

Por exemplo, no plano padrão de 48 meses com 1.000 quilômetros por mês, a mensalidade do Kwid E-Tech é de 3.339 reais. Esse valor pode ser reduzido para 2.999 reais, caso o cliente opte por fazer um primeiro pagamento de 9.990 reais. 

Todos os planos Renault On Demand incluem os serviços:

- Manutenção: todas as revisões preventivas do veículo estarão inclusas no pacote de assinatura.

- Gestão de documentos: todos os documentos e taxas relacionadas ao veículo como IPVA e licenciamento são gerenciados pelo Renault On Demand.

- Seguro Auto: proteção contra roubo, furto, incêndio e terceiros.

- Assistência 24 horas: serviços de reboque, chaveiro, retorno ao domicílio, hospedagem, modalidade reserva, e outros serviços emergenciais disponíveis por meio do 0800-8881500

Pionerismo na mobilidade elétrica

A Renault é pioneira e está na vanguarda em mobilidade elétrica, com mais de 10 anos de experiência na concepção, desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos. São mais de 450 mil veículos elétricos Renault circulando no mundo.

O Kwid E-Tech chega ao Brasil como o veículo mais acessível da gama Renault E-Tech e se soma aqui aos outros veículos 100% elétricos da marca: Zoe E-Tech, Kangoo E-Tech e Twizy. Já são mais de 500 veículos elétricos da marca circulando no Brasil. Só em Fernando de Noronha são 46 elétricos e o know-how de outras ‘smart islands’ está sendo aplicado na ilha brasileira. Além disso, a Renault tem vários outros projetos de mobilidade, como o VEM DF e o VEM PR, que disponibilizam veículos elétricos da Renault para uso compartilhado por servidores em órgãos públicos. 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

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