Revelado em um breve adiantamento há alguns meses, a marca japonesa finalmente apresentou todos os detalhes da versão europeia do Nissan X-Trail 2023. A nova geração do SUV de maior tamanho da Nissan aterrissa carregado de importantes novidades. Entre elas destaca-se uma linha de motores eletrificados, um design completamente novo baseado nos últimos lançamentos da empresa, como o novo Nissan Qashqai, e os últimos avanços em tecnologia, sistemas de segurança e soluções de conectividade.
Com um aspecto moderno, o novo X-Trail 2023 exibe uma frente com uma enorme grade, afilados faróis LED de cada lado e um para-choque que integra as luzes dianteiras em uma altura mais baixa. Também há um protetor de aparência metálica no centro, linhas bem definidas, proteções plásticas nos arcos de roda e nas saias laterais, e um para-choque traseiro robusto. Este, por sua vez, se complementa com um pequeno spoiler de teto acompanhado de barras longitudinais e lanternas traseiras LED de desenho horizontal.
O interior do X-Trail apresenta um importante salto qualitativo em comparação com a geração anterior. Os compradores encontrarão um novo volante multifuncional com fundo plano, um quadro de instrumentos digital de 12.3 polegadas, um Head-Up Display de 10.8 polegadas e uma tela táctil central de estilo flutuante e 12.3 polegadas para o sistema de infotainment. Também há um painel novo, um console central maior e mais envolvente, novos controles, mais opções de estofamento e um habitáculo para até 7 passageiros com um porta-malas de 585 litros (só com duas filas de bancos).
Chegamos à parte das motorizações e o Nissan X-Trail 2023, que está baseado na plataforma CMF-C, oferece três níveis de potência diferentes. O modelo de acesso à linha conta com um motor a gasolina de 1.5 litros com turbo compressor que desenvolve 163 cv de potência e 300 Nm de torque. Está acoplado a uma transmissão automática Xtronic do tipo CVT e um sistema Mild Hybrid de 12 V composto por um pequeno motor-arrancador elétrico e uma bateria de íons de lítio.
A segunda motorização denomina-se e-Power. Toma como base o motor a gasolina de 1.5 litros turbo alimentado, que não está conectado às rodas, mas que atua como um gerador que recarrega uma bateria e alimenta um motor elétrico que tem a função de produzir movimento. Está disponível com tração dianteira, neste caso desenvolvendo 204 cv de potência, e com tração total, que eleva esta cifra até os 213 cv ao integrar um segundo motor elétrico na parte traseira.
A nível tecnológico, o novo X-Trail 2023 integra o sistema e-4ORCE da Nissan, que controla a distribuição de torque e a frenagem de cada roda, e que trabalhando mais rápido que um sistema de tração 4x4 mecânico, melhora assim os níveis de aderência e tração. Outra novidade é o pacote ProPILOT com Navi-link, que inclui uma completa suite de assistentes à condução e sete airbags, incluindo o airbag central nos lugares dianteiros.
As vendas da versão europeia do novo Nissan X-Trail 2023 terão início no próximo outono no Velho Continente. Por enquanto não foram anunciados os preços para todos os mercados, mas no Reino Unido, onde já está à venda, partirá de 32.030 libras esterlinas (R$ 192.100).