A sétima geração do Mustang traz como ‘cereja do bolo’ uma nova série de alto desempenho da linha: o Mustang Dark Horse, desenvolvido durante mais de três anos por um time especial de engenheiros, designers e especialistas da Ford. Entre outros refinamentos, seu exclusivo motor Coyote V8 5.0 tem novas bielas e um corpo duplo de borboleta de admissão para melhorar a respiração, acoplado com uma transmissão manual Tremec de 6 velocidades, igualmente exclusiva, ou automática de 10 relações com ‘paddle shifts’ esportivos.
O Mustang Dark Horse tem um ajuste de chassi exclusivo, barras estabilizadoras traseiras maiores, amortecedores MagneRide e sistemas de resfriamento dos freios, do eixo traseiro e do óleo do motor. É equipado também com freios dianteiros Brembo de seis pistões e diferencial traseiro Torsen. As rodas dianteiras são de 19 x 9.5 polegadas e as traseiras de 19 x 10 polegadas, com pneus Pirelli P ZERO.
O pacote opcional Handling Package adiciona uma asa traseira exclusiva com Gurney Flap integrado, semelhante ao do Ford GT, molas mais rígidas, barras estabilizadoras maiores e rodas de 19 x 10.5 polegadas na dianteira e 19 x 11 polegadas na traseira com pneus Pirelli Trofeo. Futuramente, vai oferecer também a opção de rodas de fibra de carbono, até então exclusivas dos modelos Shelby GT350 e GT500.
“Durante décadas, o Mustang competiu com as marcas premium nos maiores palcos mundiais e venceu”, destacou Jim Farley. “Nós surpreendemos a todos e vamos surpreendê-los novamente com um Mustang de pista que traz um novo nível de desempenho, estilo e engenharia para os clientes comuns que ainda querem a emoção de um esportivo V8”.
Estilo sofisticado e ameaçador
O Mustang Dark Horse traz uma linguagem de design nova e refinada, que destaca o seu foco em performance. A frente tem faróis de LED escurecidos, grade preta brilhante e para-choque exclusivos, com ‘presas’ de alto brilho. A traseira exibe uma asa traseira fixa com difusor inspirado em corridas e ponteiras quádruplas de escapamento.
O Mustang Dark Horse exibe também um novo emblema de cavalo, presente na frente do veículo, nos para-lamas, no porta-malas e nas soleiras das portas, bem como no painel de instrumentos e nas telas digitais da cabine.
“Esta é a primeira vez que temos um cavalo visto de frente no Mustang”, diz Joel Piaskowski, diretor global de Design da Ford. “Ele é agressivo, um pouco sinistro e está vindo das sombras para vencer”.
O Mustang Dark Horse tem uma pintura metálica exclusiva, o Blue Ember, tom frio e escuro que emite um brilho quente quando capta a luz, além de várias opções de gráficos no teto e no capô. O interior traz bancos na cor azul Deep Indigo Blue com acabamento perfurado e costuras azuis contrastantes, aplicadas também no volante, painéis das portas, base do câmbio e console. Os cintos de segurança também são exclusivos, na cor azul.
Nova era nas corridas
O Ford Mustang nasceu para correr e o Mustang Dark Horse faz parte de um lançamento mais amplo, com seis novos modelos de corrida que vão competir globalmente em várias categorias, como GT3, GT4, NASCAR e NHRA Factory X Racing, a partir do próximo ano.
“O Mustang correu em todas as grandes pistas do mundo, mas não há corrida ou pista que signifique mais para nossa história do que Le Mans”, disse Bill Ford, presidente do Conselho da Ford. “É onde enfrentamos a Ferrari e vencemos na década de 1960 e para onde voltamos 50 anos depois e impressionamos o mundo novamente. O Mustang vai voltar para Le Mans. Mais uma vez, vamos correr como nunca”.
O Mustang Dark Horse terá dois modelos para uso exclusivo nas pistas: o Mustang Dark Horse S, para corridas de fim de semana, e o Mustang Dark Horse R, desenvolvido para as competições. Em ambos, todas as peças não essenciais e de acabamento foram removidas para favorecer a performance.
O Mustang Dark Horse S tem gaiola de segurança padrão FIA, banco e volante de corrida, limitador de velocidade de pit e sistema de aquisição de dados. Os controles do motorista ficam reunidos num painel central. O banco do passageiro é opcional, para o motorista poder compartilhar sua experiência ou receber orientação de instrutores.
Ele conta também com sistema de freio reforçado e amortecedores Multimatic DSSV com ajuste de altura e cambagem. Externamente, traz pinos no capô, ganchos de reboque dianteiros e traseiros e asa traseira ajustável.
O Mustang Dark Horse R eleva ainda mais o nível de desempenho para as pistas, incluindo carroceria com soldas por costura, tanque de combustível com autonomia ampliada e rodas Ford Performance.