Coincidindo com o Salão de Detroit, a Subaru revelou no Japão seu novo Subaru Crosstrek 2023, a terceira geração de um SUV que em muitos mercados é conhecido como Subaru XV, e que perderá esta última denominação a nível global.
O novo crossover da marca japonesa, que será conhecido globalmente como Crosstrek, terá como base a plataforma Subaru Global Platform (SGP), mas com uma série de melhorias para aumentar o conforto de condução do modelo.
Em relação ao seu antecessor, o Crosstrek de terceira geração tem uma carroceria mais rígida, graças a uma nova estrutura interna, técnica já utilizada nos Levorg e WRX. De acordo com a marca, os suportes do motor e a suspensão agora filtram melhor as irregularidades do terreno e transmitem menos vibrações ao habitáculo.
Em termos de dimensões, estamos falando de um modelo de 4.48 metros de comprimento, 1.80 de largura e 1.58 de altura, com uma distância entre os eixos de 2.67 metros, de modo que é 1.5 centímetros mais longo que o XV saliente, embora mantenha a mesma largura.
A marca oferece rodas de até 18 polegadas de diâmetro e anuncia uma altura livre em relação ao solo mínima de 20 centímetros. Em função das especificações e versões, o peso do veículo se move entre 1.540 e 1.620 quilos.
Embora a nível estético as mudanças sejam bem mais leves, como novos faróis Full LED, no habitáculo há uma notável evolução, com um novo design e bancos também redesenhados que melhoram o conforto dos ocupantes e oferecem maior suporte, segundo a marca.
O protagonista do interior é a tela de 11.6 polegadas e formato vertical do novo sistema multimídia embora, surpreendentemente, este novo Crosstrek 2023 não conte com a instrumentação digital dos WRX S4 e Levorg japoneses, já que mantém um quadro clássico, com esferas analógicas de ponteiros.
Por enquanto o fabricante japonês não forneceu as especificações técnicas do modelo, embora tenha adiantado que, pelo menos a versão para o Japão (JDM), montará um motor 2.0 e-Boxer a gasolina com certas mudanças pensadas para otimizar as vibrações e o ruído. Em princípio, o Crosstrek 2023 será colocado à venda no Japão no próximo ano, e chegará a outros mercados globais posteriormente.