Após uma longa espera e uma infinidade de rumores e vazamentos, a Mercedes-AMG finalmente revelou seu novo modelo esportivo, o Mercedes-AMG C 63 S E Performance, que como já sabíamos, deixa para trás o motor V8 em favor de um sistema de propulsão híbrido plug-in de enorme potência, baseado em um motor de 4 cilindros.
Antes de passar à parte técnica, cabe destacar que em termos de design este novo C 63 destaca-se por uma carroceria mais longa, larga e musculosa que a de qualquer outro C Class, e por um capô com uma nova entrada de ventilação, uma grade ativa e rodas de liga leve de 19 polegadas, opcionalmente disponíveis em 20 polegadas.
Pela primeira vez em um Mercedes-AMG de produção, o emblema da AMG substitui a estrela da Mercedes-Benz do capô. Tampouco faltam elementos aerodinâmicos, como saias laterais, para-choque traseiro com difusor integrado e um sutil spoiler na tampa do porta-malas.
No habitáculo surgem bancos esportivos AMG, com um estofamento de desenho especial e costuras específicas, embora o cliente possa configurar uma infinidade de detalhes a seu gosto. De forma opcional estão disponíveis os bancos AMG Performance, enquanto que o sistema multimídia MBUX conta com instrumentação e gráficos específicos da AMG.
A marca de Afffalterbach afirma que este motor turbo alimentado de 2.0 litros é o bloco de 4 cilindros mais potente do mundo, com 476 cv a 6.725 rpm e um torque máximo de 545 Nm. De série surge acoplado a uma transmissão automática multiembreagem AMG Speedshift MCT 9G de 9 velocidades.
O motor em questão (M139l), montado em posição longitudinal e derivado do M139 que equipam os modelos 45 da família AMG, conta também com um turbo compressor elétrico que elimina o atraso na entrega de potência. Segundo o fabricante, muito da tecnologia deste C 63 foi herdada da Fórmula 1.
Mas isso não é tudo, porque um motor elétrico montado no eixo traseiro, que vai integrado junto a uma transmissão de duas velocidades (a segunda é engrenada a partir de 140 km/h) e um diferencial autoblocante, também aporta um extra de potência, em concreto 204 cv e 320 Nm de torque. O sistema desenvolve uma potência combinada de 680 cv e um torque máximo de 1.020 Nm.
Em relação à bateria, desenvolvida pela própria AMG e localizada em cima do eixo traseiro, funciona a 400 volts, pesa 89 quilos, tem uma capacidade de 6.1 kWh e foi pensada para aportar e receber energia de forma rápida, portanto, para melhorar o desempenho do veículo, e não para circular em modo elétrico durante muito tempo, já que se conforma com uma autonomia em modo zero emissões de apenas 13 quilômetros. Além disso, o carregador de bordo permite carga com corrente alternada a 3.7 kW.
É claro, o modelo conta com tração total AMG Performance 4MATIC , com distribuição seletiva de torque e modo Drift, assim como com a suspensão adaptativa AMG Ride Control, freios de material compósito com pinças dianteiras de 6 pistões, e eixo traseiro direcional, de modo que se aumenta a agilidade do conjunto ao reduzir ‘virtualmente’ a distância entre os eixos do carro.
Quanto ao desempenho, o novo C 63 anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos, embora o peso do conjunto atinja 2.111 quilos, assim como uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, embora de forma opcional possa ser elevada até 280 km/h. Declara um consumo médio de 14.5 km/l.
O seletor AMG Dynamic Select oferece oito modos de condução diferentes, denominados Electric, Comfort, Battery Hold (mantém a carga da bateria), Sport, Sport , Race, Slippery e Individual (personalizável). O sistema permite também selecionar o nível de retenção e recuperação de energia, com quatro níveis diferentes (0, 1, 2 e 3).