A TATA acaba de apresentar o seu novo e interessante carro elétrico, um veículo que se destaca não apenas por seu preço de venda. Também conta com bom equipamento e um desempenho aceitável. Trata-se do novo TATA Tiago.ev, a versão 100% elétrica do Tiago. O fabricante indiano adverte que estamos diante do primeiro automóvel elétrico com carroceria Hatchback da Índia.
Estamos diante de um pequeno utilitário que, por tamanho, se situa a meio caminho entre o segmento A e o segmento B. É maior que um Hyundai i10 e menor que um SEAT Ibiza. O carro mede 3.769 mm de comprimento, 1.677 mm de largura, 1.536 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.400 mm. O porta-malas acomoda 240 litros.
Basta dar uma rápida olhada nas imagens divulgadas pela TATA para descobrir os traços característicos do novo Tiago.ev. São detalhes de design que o situam em consonância com o resto de elétricos da marca. Em comparação com um Tiago a combustão, o modelo elétrico mostra personalidade própria na parte frontal. Se deixarmos de lado os detalhes em azul para criar contraste, cabe destacar a grade e o para-choque.
Na traseira não há novidades. As opções de personalização passam por uma seleção de cinco cores para a carroceria: Teal Blue, Daytona Grey, Pristine White, Midnight Plum e Tropical Mist.
Quanto ao interior do novo Tiago.ev, somos envolvidos por um ambiente onde se respira certo nível de qualidade. A TATA escolheu cuidadosamente os materiais para as guarnições e estofamentos. E mais, destaca que o novo Tiago.ev apresenta características próprias de segmento superior. Isso, somado às suas dimensões, lhe permite diferenciar-se claramente da concorrência.
No habitáculo do Tiago.ev podem viajar até cinco passageiros adultos. Os bancos estão estofados em couro sintético e o teto tem um acabamento em um tom diferente para criar contraste. O centro nevrálgico do interior é uma tela táctil. Um componente chave para manejar o sistema de infotainment compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Também é importante destacar que se trata de um carro conectado. Através do aplicativo ZConnect é possível manter certo controle remoto sobre o veículo para consultar, por exemplo, estado da bateria, conectar/desligar a climatização e comprovar o processo de carga da bateria.
Entre o equipamento de série mais destacado temos o climatizador automático e o controle de cruzeiro. Um equipamento que pode ser ampliado com sensor de chuva, acendimento automático de luzes, espelhos retrovisores externos elétricos dobráveis automaticamente e o sistema de acesso e partida sem chave.
Nas entranhas do novo Tiago.ev encontra-se um sistema de propulsão elétrico. A TATA oferecerá seu novo modelo em duas motorizações, a versão básica Medium Range e a opção de maior desempenho, o modelo Long Range. O primeiro deles está equipado com uma bateria de 19.2 kWh e um motor de 45 kW (61 cv) e 110 Nm de torque máximo. Tem uma autonomia de 250 quilômetros.
A versão mais interessante dispõe de uma bateria de 24 kWh e um motor de 55 kW (75 cv) e 114 Nm. Com esta motorização, o novo Tiago.ev conta com uma autonomia de 315 km segundo o ciclo de homologação aplicado na Índia.
Em relação aos tempos de carga, variarão em função da tomada elétrica utilizada. Usando um ponto de recarga rápido CC é possível completar o processo de carga de 10% a 80% em apenas 57 minutos.
Através de um seletor de modos de condução é possível escolher entre os perfis City e Sport para dar prioridade à eficiência e ao desempenho. Cada modo de condução permite escolher entre quatro níveis de regeneração. A TATA adverte que, a partir do nível três, se pode conduzir em determinadas circunstâncias usando um só pedal.
Quanto à sua chegada ao mercado, está tudo pronto para a abertura do livro de pedidos do novo Tiago.ev. A própria marca confirmou que as reservas estarão disponíveis a partir do próximo dia 10 de outubro. As primeiras unidades chegarão aos concessionários a partir de janeiro de 2023. O preço de partida se situa em um valor por volta de 54.250 reais ao câmbio atual. A bateria tem uma garantia de 8 anos ou 160.000 km, o que vier primeiro.
A TATA destacou também que das 10.000 primeiras unidades que serão fabricadas, 2.000 exemplares estarão reservados àqueles clientes que já sejam proprietários de um Nexon EV ou um Tigor EV. Ou seja, alguns dos elétricos que a marca já vem comercializando.