Entre tantos rumores sobre o fim do Mercedes-Benz Classe A, a fabricante apresenta a reestilização do hatchback e do sedã, que já rodava em testes há meses. A dupla, que forma a linha de entrada da empresa, mudou tão pouco que é até difícil apontar as diferenças. Está com faróis retrabalhados com LED nas laterais e uma grade redesenhada. Na traseira, os modelos adotaram um novo difusor e lanternas de LED.
Quatro novas opções de rodas foram adicionadas, chegando a 19 polegadas, incluindo um conjunto AMG Line com acabamento preto brilhante. A Mercedes-Benz está oferecendo uma quantidade grande de cores para a carroceria com pinturas foscas ou metálicas. Por dentro, o volante atualizado vem com acabamento em couro Nappa de série, enquanto o console central tem algumas revisões pequenas. A versão mais atual do MBUX está no carro, ainda usando uma tela de 7 polegadas para o painel de instrumentos, ou de 10,25 polegadas como opcional.
Na parte da motorização, os propulsores a gasolina receberam um sistema híbrido-leve de 48V e trabalham com uma transmissão de dupla embreagem, com 7 ou 8 marchas dependendo da versão. O gerador elétrico entrega mais 14 cv na primeira aceleração. Ainda tem a versão híbrida plug-in, que agora tem 218 cv de potência combinada. Os proprietários pode carregar a bateria por um carregador residencial de 11 kW ou um rápido de 22 kW, que neste caso vai de 10 a 80% da capacidade em 25 minutos.
| A 180 | A 200 | A 220 4matic | A 250 4matic | A 180 d | A 200 d | A 220 d | At 250 e |
Motor | 1.332 | 1.332 | 1.991 | 1.991 | 1.950 | 1.950 | 1.950 | 1.332 |
Potência | 136 cv | 163 cv | 190 cv | 224 cv | 116 cv | 150 cv | 190 cv | 218 cv |
Torque | 23,5 kgfm | 27,5 kgfm | 30,6 kgfm | 35,7 kgfm | 28,5 kgfm | 32,6 kgfm | 40,8 kgfm | 45,9 kgfm |
0 a 100 km/h | 9,2 | 8,2 | 7,1 | 6,3 | 9,7 | 8,3 | 7,2 | 7,4 |
Velocidade máxima | 215 km/h | 225 km/h | 235 km/h | 250 km/h | 202 km/h | 220 km/h | 235 km/h | 225 km/h |
Consumo (WLTP) | 17,2 km/litro | 17,2 km/litro | 14,5 km/litro | 14,5 km/litro | 20 km/litro | 20,4 km/litro | 20 km/litro | 125 km/litro |
A Mercedes também mostrou as versões AMG, com o A35 disponível tanto com carroceria hatchback quanto sedã, enquanto o A45 S segue como somente um hatch. A configuração menos potente tem mudanças no design que a deixam mais próxima da A45 S. O AMG A35 também ganhou o sistema híbrido leve e trocou a transmissão DCT de 7 marchas por uma de 8 posições. A potência não mudou, com os 306 cv de potência.
O AMG A45 S 2023 agora tem uma edição especial chamada Street Style com um pacote visual mais chamativo. A versão limitada é pintada de cinza Montain Grey Magno e tem um pacote aerodinâmico, além das rodas de 19" pintadas de preto e freios com pinças vermelhas. Você vai notar alguns adesivos na lateral com o logo da AMG usando linhas laranjas, mesmo tom usado no interior.
A versão mais potente do hatch entrega 421 cv e 51 kgfm de torque, mas não pode mais se gabar de ser o motor de quatro cilindros mais potente usado por um carro de produção em série. Isto porque o novo AMG C63, revelado recentemente, usa uma versão ainda mais potente deste motor, com 476 cv. Ainda assim, o hot hatch acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem velocidade máxima de 270 km/h, mostrando que ainda será bem divertido de dirigir.
O novo Mercedes-Benz Classe A começará a ser vendido na Europa agora no 4º trimestre deste ano, chegando à outros mercados ao longo de 2023. A expectativa é que seja atualizado no Brasil também no ano que vem, visto que vem importado da Alemanha, desde que a marca encerrou a produção nacional em Iracemápolis (SP).