Além da versão mais radical assinada pela AMG, a marca alemã apresentou outra novidade elétrica, o Mercedes-Benz EQE SUV. De acordo com a marca, trata-se da versão polivalente do sedan executivo EQE. Assim como este último, está disponível com as inovações essenciais do EQS e ao mesmo tempo é mais dinâmico que o EQS SUV.
O modelo é mais compacto que o sedan EQE, e com 3.030 mm conta com uma distância entre os eixos 9 mm menor. As dimensões externas são 4.863/1.940/1.686 mm (comprimento/largura/altura). Como quarto modelo depois dos dois sedans EQS e EQE, assim como do EQS SUV, o EQE SUV utiliza a nova plataforma totalmente elétrica.
O conceito de propulsão modular permite ao EQE SUV oferecer uma ampla gama de potências totais máximas que vão dos 215 aos 300 kW. Em função do equipamento e a configuração do veículo, o modelo oferece uma autonomia de até 590 quilômetros segundo o ciclo WLTP.
A bateria de íons de lítio do EQE SUV conta com dez módulos. Em alguns casos, o inovador software de gestão da bateria desenvolvido internamente pode manter-se atualizado através de atualizações via rádio (Over the Air, OTA).
A geração atual de sistemas de assistência ao condutor inclui diversas funções de apoio ao condutor. O equipamento geral de série do EQE SUV inclui, entre outros, o ATTENTION ASSIST, o assistente de frenagem ativo, o detector ativo de mudança de faixa, o pacote de estacionamento com câmera de marcha à ré e o indicador de velocidade limite. O estado e a atividade dos sistemas são mostrados em uma tela completa no display do condutor. O pacote de assistência e o pacote de assistência à condução Plus oferecem outras opções.
A suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento contínuo ADS está disponível como opcional. É possível elevar o nível do veículo em até 30 mm e aumentar assim a altura livre sobre o solo. Além dos programas DYNAMIC SELECT ECO, COMFORT, SPORT e INDIVIDUAL, os EQE SUV com 4MATIC dispõem do programa OFFROAD para a condução fora de estrada. Está disponível como opcional um sistema de direção do eixo traseiro com um ângulo de giro máximo de 10 graus.
Com um software adaptativo, o conceito de visualização e manejo MBUX faz sugestões personalizadas para diversas funções de infotainment, conforto e do veículo. Um dos aspectos mais destacados do interior é a tela MBUX Hyperscreen opcional.
O EQE SUV tem uma sofisticada arquitetura térmica com uma bomba de calor de série. Isso faz com que o sistema funcione de forma muito eficiente. O calor residual do acionamento elétrico (inversor e motor elétrico) e da bateria de alta voltagem pode ser utilizado para aquecer o interior. Desse modo diminui em grande medida a demanda de corrente elétrica da bateria para o aquecimento, e consequentemente eleva a autonomia. Outra função agradável e eficaz é a pré-climatização.
A revolucionária tecnologia de faróis DIGITAL LIGHT torna possível implementar funções inovadoras, como a projeção de linhas auxiliares e símbolos de advertência sobre o asfalto. Outro equipamento destacado é o ENERGIZING AIR CONTROL Plus. Um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) limpa o ar exterior entrante com seu altíssimo nível de filtragem.
As proporções do EQE SUV combinam a funcionalidade e a estética com o caráter esportivo do SUV. O novo modelo, com seu inconfundível design Purpose, marca um ponto de inflexão em sua classe. As saliências e a estrutura dianteira se mantêm compactas. As rodas em dimensões de 19 a 22 polegadas estão colocadas e niveladas com o exterior e dão uma postura dominante.
O EQE SUV compartilha algumas medidas aerodinâmicas com seus irmãos de linha. A parte inferior da carroceria, com seus numerosos detalhes aerodinâmicos, desempenha um papel fundamental com um valor Cd de 0.25, que foi conseguido apesar do grande volume de carga e a curta saliência traseira.
A produção do EQE SUV terá início na planta da Mercedes-Benz em Tuscaloosa, Alabama (EUA) em dezembro. A fábrica de baterias localizada no condado de Bibb, fornece as baterias deste modelo e do EQS SUV.