A GMC revelou esta semana sua nova pick-up elétrica, a GMC Sierra EV, neste caso no acabamento Denali topo de linha. Basicamente, trata-se do terceiro produto de zero emissões da marca americana, depois dos Hummer EV pick-up e SUV.
O modelo está baseado na mesma plataforma Ultium da General Motors sobre a qual são fabricados também os Hummer e Chevrolet Silverado EV, e seu lançamento nos Estados Unidos está previsto para o início de 2024, embora já se admitam reservas.
A edição de lançamento Denali Edition 1, completamente equipada e com um preço de 107.000 dólares, estará disponível de forma limitada, embora a partir de 2025 o fabricante adicione à linha outros acabamentos mais acessíveis, como os Elevation e AT4, a partir de 50.000 dólares.
A configuração de duplo motor desta pick-up entrega até 765 cv de potência e 1.063 Nm de torque máximo no modo Max Power, que é distribuído entre as quatro rodas através do sistema e4WD de tração total. Este modo permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 4.5 segundos, o que converte o modelo na Sierra mais rápida até esta data.
Pelo menos nesta versão topo de linha, a GMC Sierra EV anuncia uma autonomia de até 644 quilômetros com uma carga completa, embora o fabricante não tenha revelado a capacidade de suas baterias, que aliás não serão pequenas. De acordo com a engenheira chefe de baterias da GM, Nichole Kraatz, serão “similares às do Hummer EV”.
A arquitetura elétrica de 800 volts permitirá recarregar a bateria a uma potência máxima de 350 kW (com corrente contínua), podendo recuperar cerca de 160 quilômetros de autonomia em apenas 10 minutos. Enquanto que na corrente alternada, o carregador de bordo é de 19.2 kW.
Como o Hummer EV, esta Sierra EV estreia muitas soluções, como a direção em ambos os eixos ‘CrabWalk’, uma suspensão pneumática adaptativa, regeneração variável de energia, condução de pedal único e carga bidirecional (o veículo pode alimentar todo tipo de acessórios através de até 10 tomadas), por exemplo.
No que diz respeito ao transporte de carga, a Sierra EV Denali Edition 1 anuncia uma capacidade de carga de 590 quilos e de reboque de até 4.3 toneladas. Neste caso, a edição será oferecida apenas na carroceria ‘Crew Cab’, com uma caçamba traseira de 1.80 metros de comprimento, mas graças à tampa traseira MultiPro e à escotilha que conecta com o habitáculo, podem ser carregados pacotes de até 3.35 metros de comprimento.
Tratando-se de um Denali, o equipamento é bem completo: teto panorâmico de vidro que cobre as duas filas de bancos, novo padrão de desenho para o estofamento e materiais de primeira (couro, madeira de poro aberto, alumínio e aço inoxidável).
Em termos de tecnologia, inclui uma grande tela multimídia de 16.8 polegadas, a maior já equipada em uma Sierra, além de um quadro de instrumentos digital e configurável de 11 polegadas, um Head-up Display a cores, um sistema de câmeras com até 14 pontos de visão diferentes e o sistema Super Cruise de condução semi-autônoma, por exemplo.
A Denali Edition 1 será fabricada na planta ‘Factory ZERO Detroit-Hamtramck Assembly’ de Michigan, nos Estados Unidos, mas as futuras Sierra EV serão produzidas também nas instalações de Lake Orion, também em Michigan.