Um sedan em todos os sentidos. Entrando em uma nova era, o novo Virtus chega ao mercado brasileiro mais moderno, sofisticado, tecnológico e seguro. A lista extensa de itens de série desde as versões mais básicas e o novo design exclusivo reforçam a posição do modelo como único em seu segmento.
Durante toda sua trajetória no Brasil, a Volkswagen foi referência para a categoria de sedans. Modelos históricos como Santana, Passat e Jetta marcaram a indústria nacional e, hoje, GLI e Virtus dão continuidade à tradição, ambos totalmente renovados.
O papel do novo Virtus é exaltar a essência do segmento dos três volumes, carregando a função de ser um carro espaçoso, luxuoso e confortável, do design exterior, passando pelo desempenho e conforto, até os pequenos detalhes do habitáculo.
Os argumentos para a tarefa começam na dianteira, que é totalmente nova. Recebe agora o conjunto de faróis e iluminação de neblina em LED de série para todas as versões. O novo capô é imponente, com perfil mais alto, permitindo um para-choque sofisticado, completando a assinatura exclusiva do novo Virtus.
Com elementos inéditos, a traseira também recebeu lanternas em LED com nova assinatura que invade a tampa do porta-malas. O emblema, com nome do modelo, aparece centralizado e acompanhando o novo logo da marca. O destaque fica para a parte inferior, que recebe friso cromado na versão Highline, além de refletores.
Todas as versões receberam rodas renovadas, especialmente a versão topo de linha, com design diamantado de 17 polegadas. A pintura especial Azul Biscay é novidade na paleta de cores, acompanhando as outras quatro opções disponíveis: Branco Cristal, Cinza Platinum, Preto Ninja e Prata Sirius.
Upgrade interior
Conforto para todos os ocupantes sempre foi o destaque do Virtus. E agora, para quem viaja nos bancos dianteiros, as novidades começam nos pontos de contato com o carro. O painel recebeu revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. Os bancos são totalmente novos, em couro a partir da versão Comfortline, e com detalhes na cor Marrom Mocca na topo de linha Highline. O volante multifuncional tem mesmo acabamento, mas na cor preta; por fim, a manopla de câmbio tem detalhe iluminado, assim como os SUVs T-Cross e Taos.
A central multimídia VW Play, de 10.1 polegadas, o painel de instrumentos 100% digital de 10.25 polegadas, e o ar-condicionado Climatronic Touch compõem a ilha digital do Novo Virtus. De série em todas as versões, o sedan ganhou carregador de celular por indução e duas entradas USB-C.
Os passageiros do banco traseiro ficam livres para ocupar os 960 mm de espaço para as pernas e os 952 mm de espaço para cabeça. E contam também com saída de ar-condicionado e outras duas entradas USB-C. Atrás dos bancos são 521 litros de capacidade (VDA) no porta-malas, o maior do segmento.
Equipamentos e benefícios de um sedan de verdade
Para 2023, o novo Virtus teve seu pacote de assistências ao motorista incrementado. O ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) são funções de série em todas as versões com transmissão automática, acompanhados da Função Frenagem de Manobra, seis airbags, Detector de Fadiga, Sistema de Frenagem Pós-Colisão, XDS , sistema exclusivo da VW que utiliza as pinças de freio dianteiras para oferecer mais aderência em curvas, controlando a entrega de potência, e o BSW, função que atua reduzindo automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado.
Debaixo do capô, toda a linha do modelo de três volumes está equipada com motores da linha TSI da VW. São cinco configurações disponíveis: 170 TSI com transmissão manual ou automática para a versão de entrada; o 200 TSI para as versões Comfortline e Highline; e o 250 TSI, especialmente para a nova versão Exclusive.
Para todas as versões, o sedan terá ainda o Pacote Black, disponível nas concessionárias. Dando uma pitada de esportividade, o kit contempla rodas exclusivas e capa de retrovisor em preto piano, tapetes de borracha, spoiler na tampa traseira, pedaleiras em alumínio, adesivos nas soleiras e capa para chave.
O dono de um novo Virtus entrará no programa Revisão de Série da VW, realizando as três primeiras revisões grátis. Além disso, o Virtus oferece o menor preço na cotação do seguro, graças à parceria da marca alemã com a Porto Seguro, e o menor valor da cesta de peças no segmento.
O Novo Virtus estará disponível nas versões 170 TSI, Comfortline e Highline a partir de março em todas as concessionárias do Brasil.
Exclusive: o Virtus mais sofisticado da história
Inspirado no sedan clássico da VW de 1990, o Santana EX, a nova versão Exclusive chega para assumir o posto de mais completa e sofisticada da história do Virtus. A soma do design exclusivo, à tecnologia e ao desempenho do motor 250 TSI faz do Exclusive um carro versátil: todas as características de um sedan sofisticado levados por um motor com desempenho de um esportivo, com quatro modos de condução à disposição (Eco, Normal, Sport e Individual).
O design da versão é exclusivo, recebe para-choques inéditos com frisos em cinza e o emblema Exclusive na grade dianteira, que acompanham as carcaças dos retrovisores na mesma cor. Nas laterais, as rodas são de 18 polegadas com acabamento escurecido e o emblema Exclusive conecta os para-lamas com as portas dianteiras. Por fim, a traseira completa a roupagem minimalista e sofisticada, com emblemas pintados em preto piano.
Os bancos em couro recebem costura e design únicos, que acompanham as costuras duplas por todas as peças de couro da cabine: painel dianteiro, portas dianteiras, volante e apoio de braço no console central. Assim como no exterior, o emblema Exclusive aparece gravado no acabamento em couro ao lado da saída de ar-condicionado do passageiro e nos encostos de banco.
A versão que completa a linha do novo Virtus chegará ao mercado ainda no primeiro semestre de 2023.
A combinação entre robustez e estilo existe. E ela estreia com o Polo Track 1st Edition, versão limitada e numerada que comemora a chegada do mais novo veículo de entrada da Volkswagen no país. Produzido na planta de Taubaté (SP), o compacto estará disponível em um lote de apenas 1.000 unidades, ofertadas ao Brasil e América Latina, com itens exclusivos de design. O projeto foi desenvolvido especialmente pela equipe de design da marca no Brasil, encabeçada pelo chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone.
O Vermelho Sunset, presente na linha Polo, Nivus e T-Cross, foi a cor escolhida para o 1st Edition. Ela contrasta com o teto pintado em Preto Ninja, mesma cor da carcaça dos espelhos retrovisores externos e das maçanetas das portas. Para a versão, as calotas das rodas de 15 polegadas foram pintadas em preto brilhante. Ainda na parte externa, o grande destaque é o emblema comemorativo aplicado nas Colunas C do hatch. Também em alusão à versão, na base das portas estão adesivos exclusivos em preto com a inscrição ‘1st Edition’. Na traseira, uma faixa pintada em Preto Ninja conecta as lanternas do hatch e sinaliza com o ‘Track 1st Edition’ que se trata de um modelo especial.
Ao abrir a porta, o condutor encontrará soleiras em alumínio, ao estilo do Gol Last Edition. Os bancos inteiriços trazem detalhes de acabamento em pesponto vermelho e têm a inscrição ‘1st Edition’ em Flex Film na porção superior do encosto. Os tapetes também têm uma tag alusiva à versão.
Ao entrar, os olhos logo dão conta da placa da edição limitada com a numeração da unidade, localizada ao lado direito do painel, que possui acabamento preto. Mais refinado, o habitáculo tem detalhes cromados nas saídas de ar-condicionado e na base do câmbio, e nova manopla de marcha com lente preta.
O novo Polo Track 1st Edition chega ao mercado com lista de conforto incluindo volante multifuncional, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travamento elétrico e remoto das portas, rádio Media Plus II e quatro alto falantes, tomada USB tipo C, chave canivete com controle remoto, entre outros.
Quando o quesito é segurança, o Polo entrega pacote amplo. O modelo dispõe de quatro air bags, sendo dois frontais e dois laterais nos bancos dianteiros, Hill Hold Control - Assistente para partida em aclives e subidas, Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Sistema ISOFIX, Top tether para fixação de assento de criança, alerta de afivelamento de cinto de segurança para todas as posições, e Bloqueio eletrônico do diferencial (XDS ).
Projetado a partir da plataforma MQB, que proporciona o que há de mais moderno em termos de design, inovação e alta performance, o Polo Track 1st Edition é equipado com o consagrado motor 1.0 MPI flex, com potência máxima de 84 cv e 101 Nm de torque máximo, acoplado à transmissão manual de 5 velocidades.