NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
23/02/2023
Novos BMW X5 M Competition e BMW X6 M Competition
Modelos contam com um novo motor V8 com tecnologia de 48V e uma potência máxima de 625 cv.
 
   
 
+ veja mais fotos

A BMW M GmbH se propôs a aperfeiçoar o perfil de seus automóveis de alto desempenho nos segmentos dos SAV e SAC de luxo com amplas modificações em termos de desempenho, presença e digitalização. O novo BMW X5 M Competition e o novo BMW X6 M Competition contam com um novo motor V8 com tecnologia de 48V e uma potência máxima de 625 cv.

As melhorias no sistema de propulsão e a eletrificação dão como resultado uma entrega de potência ainda mais sensível. Os novos detalhes de design acentuam a aura dinâmica e extravagante de ambos os modelos. A tecnologia digital não só otimiza o controle e o funcionamento, como também oferece avanços no campo da condução automatizada e os sistemas de estacionamento.

Os primeiros modelos de alto desempenho da BMW M GmbH que incorporam a tecnologia de 48V

A tecnologia de propulsão de última geração montada nos novos BMW X5 M Competition e BMW X6 M Competition marca a estreia da tecnologia de 48V nos modelos de alto desempenho da marca. Um motor elétrico integrado na compacta carcaça da transmissão M Steptronic de 8 velocidades proporciona até 9 kW/12 CV de potência motriz adicional e 200 Nm de torque, ao mesmo tempo que funciona como gerador de arranque montado no virabrequim. A energia necessária para isso é fornecida por uma bateria de 48 V alojada no compartimento do motor. A bateria é carregada através de uma recuperação adaptativa de alta eficiência nas frenagens e nas ultrapassagens.

A tecnologia de 48 V se combina com um novo motor M TwinPower Turbo V8. Além do seu coletor de escape de bancada cruzada, a unidade de 4.4 litros conta agora também com um acionamento reforçado do virabrequim, um turbo compressor aperfeiçoado e um novo duto de admissão de ar, além de um sistema de fornecimento de óleo e um processo de separação de óleo otimizados. Oferece um torque máximo de 750 Nm entre 1.800 e 5.800 rpm e gera uma potência máxima de 625 cv a 6.000 rpm.

A resposta mais contundente e o caráter de altas rotações do motor V8, junto com o impulso proporcionado pelo motor elétrico, elevam a um nível ainda mais fascinante o desempenho pelo qual são conhecidos os automóveis M. Os novos BMW X5 M Competition e BMW X6 M Competition aceleram de 0 a 100 km/h em 3.9 segundos. O caráter mais efervescente do sistema de propulsão também se percebe claramente quando se acelera rapidamente. O sistema de escape M Sport de série com borboletas controladas eletricamente adiciona outra capa à experiência de desempenho com seu estimulante som de condução. Os novos catalisadores contribuem para melhorar as emissões do motor a gasolina.

Transmissão precisa da potência: nova transmissão M Steptronic de 8 velocidades com Drivelogic, nova aplicação do M xDrive, diferencial M ativo

A potência do motor é transmitida para uma nova versão da transmissão M Steptronic de 8 velocidades com Drivelogic, que oferece uma seleção de três ajustes de câmbio tanto em modo automático como manual. As novas características incluem, entre outras coisas, uma nova configuração e um mudança de marchas mais precisa.

Uma nova versão do sistema de tração total M xDrive, que se combina com o diferencial ativo M no eixo traseiro, contribui para melhorar o desempenho dos novos BMW X5 M Competition e BMW X6 M Competition. O menu de configuração M permite ao condutor alterar da configuração 4WD pré-determinada ao modo 4WD Sport, que torna possível executar derrapagens controladas dividindo a potência com um claro viés às rodas traseiras.

Configuração precisa do chassi que oferece um desempenho sumamente garantido

A estrutura da carroceria e os apoios do chassi têm um design excepcionalmente rígido, o que garante que ambos os modelos se comportem com a característica mescla de dinamismo, agilidade e precisão da M. Os sistemas de suspensão e amortecimento também lhes permitem oferecer uma gama excepcional de habilidades, desde a esportividade até o conforto em longas distâncias. Os valores de convergência no eixo traseiro foram modificados para aumentar ainda mais o equilíbrio em altas velocidades.

O equipamento de série inclui a suspensão adaptativa M Professional com amortecedores controlados eletronicamente e estabilização ativa da rolagem. Uma aplicação modificada da engrenagem de direção oferece como resultado uma relação de direção M Servotronic que favorece ainda mais a dinâmica de condução esportiva. Os freios compostos M trabalham em conjunto com o sistema de frenagem integrada de última geração em uma configuração específica M que apresenta ao condutor dois ajustes de sensibilidade do pedal.

Em vez de estarem interligados unicamente com o DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade) como até agora, o sistema de tração total M xDrive e o Diferencial M Ativo também trabalham em uníssono com a limitação do deslizamento das rodas pela primeira vez nos novos BMW X5 M Competition e BMW X6 M Competition. Isso garante reações ainda mais rápidas e precisas às mudanças na situação de condução, junto com uma maior tração.

Ambos os modelos vêm de série com rodas de liga leve M de 21 polegadas na frente e de 22 polegadas atrás. As rodas de liga leve M forjadas com as mesmas dimensões estão disponíveis como opcionais. Incluem uma nova versão no acabamento sólido Jet Black.

Expressão de exclusividade e um marcado aumento da presença

O design exterior dos novos BMW X5 M Competition e BMW X6 M Competition se caracteriza por seu caráter esportivo e uma atitude visual extrovertida. A maior presença se deve principalmente ao novo desenho da parte frontal. Ambos os modelos dispõem agora de novos faróis LED matriciais com regulagem adaptativa e luz alta antiofuscante BMW Selective Beam. O contorno dos novos faróis é 35 milímetros mais estreito que nos modelos anteriores. Opcionalmente, podem ser equipados com os Faróis M em preto Shadowline. A grade em forma de rim da BMW agora é no tom preto. As barras horizontais da grade e o emblema ampliado do modelo adicionam alguns toques chamativos. Além disso, a grade BMW e a entrada de ar inferior central formam agora uma única zona preta em forma de X.

A vista lateral destaca a clara linguagem de design dos dois modelos e suas proporções diferenciadas. As carcaças dos retrovisores externos e o spoiler traseiro do BMW X6 M Competition também estão disponíveis em carbono como opcional. Em ambos os modelos, um proeminente difusor se estende para baixo na borda inferior do defletor traseiro. Também proporciona uma sofisticada borda para os dois pares de saídas de escape duplas familiares de outros modelos M. O BMW X5 M Competition utiliza agora elementos de guia de luz de fibra óptica em forma de X para suas lanternas traseiras e luzes de freio, proporcionando outro atrativo na zaga.

Moderno, digital, exclusivo: Posto de condução M com a tela curva BMW

No centro das atualizações de design para o interior dos novos BMW X5 M Competition e BMW X6 M Competition encontra-se a tela curva BMW, que confere ao habitáculo típico M um ar moderno e exclusivo. É formado por uma tela de informação de 12.3 polegadas atrás do volante e uma tela de informação central diagonal de 14.9 polegadas, com uma superfície única de vidro que incorpora ambas. A tela táctil de informação central permite o controle digital de inúmeras funções, o que se traduz em uma importante redução do número de botões e comandos.

Outras novidades são a ampla moldura interior em madeira nobre Fineline Black com efeito metálico de alto brilho, a barra de luz ambiental com retroiluminação eficiente e a incorporação de um logotipo M em seu gráfico, além do volante M de couro com suas novas aletas de câmbio em carbono. Na lista de equipamento de série também figuram os bancos multifuncionais M, as joelheiras, o estofamento de couro Merino de grão fino e o sistema de som envolvente Harman Kardon. O teto solar panorâmico de vidro Sky Lounge, o sistema de som envolvente Bowers & Wilkins Diamond e um novo sistema de viagem e conforto são apenas alguns dos opcionais disponíveis. Também está disponível uma ampla seleção de peças BMW M Performance específicas para o modelo da linha de Acessórios Originais BMW para o exterior e o interior.

Seleção significativamente ampliada de sistemas de assistência ao condutor

O conforto e a segurança nos novos BMW X5 M Competition e BMW X6 M Competition são reforçados por uma seleção muito mais ampla de sistemas automatizados de condução e estacionamento. Foi ampliada a gama de funções do aviso de colisão frontal de série, de modo que agora também reduz o risco de colisão com ciclistas, pedestres e tráfego em sentido contrário ao sair de uma estrada. A função de aviso de mudança involuntária de faixa foi melhorada com a incorporação do retorno à faixa com assistência de direção. A lista de opcionais disponíveis agora inclui também funções como o Assistente de Limite de Velocidade automático, a função de aviso de saída, a Navegação Ativa, o controle de velocidade em rota, o reconhecimento de semáforos (não está disponível em todos os mercados), o Assistente de Parada de Emergência e o Assistente de Mudança de Faixa e Incorporação.

O novo assistente de estacionamento opcional, Parking Assistant Professional, permite controlar de fora do veículo as manobras automatizadas de entrada e saída de estacionamentos, assim como outras manobras completas que cubram uma distância de até 200 metros, através do aplicativo My BMW App em um iPhone da Apple. O condutor pode controlar cada manobra a partir do interior do veículo ou à distância enquanto monitora o entorno do veículo.

Conceito familiar de controle/operação M, novos serviços digitais

O conceito de controle/operação específico da M inclui o botão Setup para acessar diretamente as opções de configuração do motor, chassi, direção, sistema de frenagem e o M xDrive. A quantidade de conteúdo mostrado nas telas também pode ajustar-se individualmente, assim como o nível de funcionalidade do sistema de assistência ao condutor. Após pressionar o botão M Mode no console central, o condutor pode escolher entre os ajustes ROAD, SPORT e TRACK.

Além da tela curva BMW com indicações específicas M, a última geração do BMW iDrive baseada no sistema operacional BMW ID8 também aporta novos serviços digitais ao BMW X5 M Competition e ao BMW X6 M Competition. O BMW Live Cockpit Professional de série também inclui o BMW Head-up Display e o sistema de navegação BMW Maps baseado na nuvem, com função de realidade aumentada. Quando o veículo está parado, o condutor e o acompanhante podem desfrutar de conteúdo online do YouTube e do aplicativo da Bundesliga na tela de informação central. A chave digital BMW Digital Key Plus opcional permite aos clientes bloquear e desbloquear seu carro utilizando telefones móveis compatíveis com um sistema operacional iOS ou Android através da tecnologia de rádio de banda ultra larga (UWB). A integração otimizada do telefone móvel, a funcionalidade BMW ID personalizada e um eSIM Personal projetado para a nova tecnologia móvel 5G também estão disponíveis para seu uso.

 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.