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28/02/2023
Honda CR-V Hybrid Racer
Um SUV equipado com um motor de 800 cv.
 
   
 
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O Honda CR-V Hybrid Racer é um brutal carro de competição com aspecto de SUV que na realidade se trata de um one-off, criado como ‘laboratório sobre rodas’ do departamento Honda Performance Development (HPD), que poderá ser visto apenas em certos eventos da IndyCar deste ano.

Embora esteja inspirado no Honda CR-V de série, trata-se de uma criação de competição baseada em um chassi tubular, com painéis de carroceria que lembram justamente o SUV de sexta geração que podemos encontrar nos concessionários da marca japonesa, embora este conte com um monstruoso aerofólio traseiro.

As portas traseiras deste CR-V não se abrem, ou pelo menos não como poderíamos esperar, já que fazem parte da carcaça traseira articulada, que abre para trás e deixa a descoberto o motor, localizado justo onde deveriam estar o banco traseiro, assim como a transmissão X-Trac de 6 velocidades.

O motor em questão é um bloco de 2.2 litros V6 biturbo da Honda desenvolvido para a IndyCar, que adianta o que está por vir nessa competição, além disso, está eletrificado. De acordo com a Honda Performance Development, oferece uma potência combinada de 800 cv, e em vez de baterias, o sistema conta com super-condensadores, a mesma solução que é utilizada, por exemplo, pela Lamborghini.

“A razão específica pela qual tem super-condensadores é a potência”, explicava David Salters, CEO da HPD, durante um evento com a imprensa, assegurando que o propósito do carro é conhecer as possibilidades oferecidas por essa tecnologia e poder aplicá-la no futuro em seus carros de corridas, mas por enquanto a marca não planeja levar este CR-V a nenhuma competição.

O modelo herda a suspensão dianteira e os freios Brembo do Honda NSX GT3, enquanto que na traseira a suspensão é a do Dallara IR-18 Indy, com discos de freio também Brembo. Em relação aos pneus, eles medem 285/35 na frente e 305/35 atrás, calçando as rodas de 20 polegadas, mais largas nas traseiras.

O grande aerofólio posterior trabalha junto ao splitter dianteiro, gerando uma grande carga aerodinâmica, embora o fabricante japonês não tenha detalhado o desempenho do carro. Em todo caso, podemos nos atrever a dizer que deve ser bem rápido.

Todos aqueles aficionados que quiserem ver esta criação da Honda, poderão fazê-lo em diversos eventos da IndyCar desta temporada 2023, onde a marca exibirá o modelo, começando pelo Grande Prêmio de St. Petersburg, na Flórida, no próximo dia 3 de março.

 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

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