NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
17/03/2023
Novo Nissan Sentra chega ao mercado brasileiro
A oitava geração do modelo traz o melhor para surpreender com um estilo expressivo, muita tecnologia, conforto e segurança.
 
   
 
+ veja mais fotos

O novo Nissan Sentra está chegando ao mercado brasileiro para superar as expectativas dos consumidores em cada detalhe. A oitava geração do modelo traz o melhor da Nissan para surpreender os clientes com um estilo expressivo, muita tecnologia, conforto e segurança, e, claro, com a reconhecida qualidade de construção da marca japonesa.

Além do design marcante e proporções que o diferenciam no seu segmento, o novo Nissan Sentra destaca-se pelos equipamentos de série inéditos entre os modelos com três volumes. Somente o sedan da Nissan oferece aos brasileiros itens como Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM MOD), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA), Bancos com Tecnologia Zero Gravity, Controle Dinâmico de Chassi Integrado, Partida Remota do Motor e sistema premium de som BOSE com 8 alto-falantes.

Esses equipamentos e muitos outros se integram no sedan que foi concebido para ser único, tendo três pilares em seu desenvolvimento:

- Nissan Emotional Geometry Design - equilíbrio entre design agressivo e elegante, com linhas modernas com o DNA da Nissan
- Premium Excitement - sedan com detalhes, acabamento e equipamentos que entregam um padrão sofisticado e diferenciado
- Nissan Intelligent Mobility - a tecnologia da marca japonesa ajuda, protege e garante uma viagem confortável e tranquila

A materialização desses pilares no novo sedan pode ser conferida pelos brasileiros nas duas versões que vão compor a linha do novo Sentra no país: Advance e Exclusive. A primeira versão chega já nessa semana às concessionárias da Nissan em todo o país. No fim desse mês, é a vez da versão topo de linha, a Exclusive, estar disponível nas lojas da marca no Brasil. 

Design

Basta colocar os olhos no novo Nissan Sentra para notar o arrojo e a expressão acentuada do seu design. Criado com base na esportividade e ‘musculatura’ de outros sedans da Nissan, como o Altima e o Maxima, o estilo traz fluidez com uma linha de cintura e de teto flutuante baixas, ombros largos e a assinatura de design da Nissan na grade ‘V-Motion’, nos faróis de LED e nas lanternas em formato bumerangue. A esportividade é reforçada com o teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro.

As linhas da carroceria não contribuem apenas para dar ao novo Nissan Sentra um dos estilos mais belos do segmento. Elas também ajudam a reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%. Para isso, designers e a engenharia chegaram a uma grade com dimensão menor, área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro otimizada, colunas ‘A’ de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô.

Mais largo que seus concorrentes, e com 5 cm a mais que a geração anterior, o novo Nissan Sentra ganhou um interior com muito mais espaço, oferecendo conforto acima do nível do segmento. Assim, o motorista fica em uma área confortável, de onde comanda o sedan, que tem direção elétrica com volante em forma de ‘D’, com base achatada, que proporciona melhor pegada das mãos e tem ajustes de altura e profundidade. Ali também estão funções de conforto e segurança como as aletas para troca de marchas manuais (para as duas versões) e o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC).

Esse sistema permite definir uma velocidade para ficar constante e, sem a necessidade de intervenção do motorista, mantém a distância do veículo da frente automaticamente. Para isso, o sistema ajusta a velocidade de acordo com as condições de tráfego proporcionando muito mais conforto e comodidade ao motorista. E é ele que configura a distância do carro da frente e a velocidade de ‘cruzeiro’ por meio dos comandos no volante multifuncional, tendo as informações sobre sua operação exibidas no painel.

Colorido e de 7.0 polegadas, o painel TFT facilita a visualização das informações do computador de bordo, que tem funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta.

Para acomodação de objetos do dia a dia, o novo Nissan Sentra conta com seis espaços na frente, cinco atrás e oito porta-copos (quatro na dianteira e quatro para atender o banco traseiro). Outro destaque é o compartimento no console central, embaixo do apoio de braço, com impressionantes 7.7 litros de capacidade. E um ambiente cada vez mais ligado aos equipamentos móveis: são três as entradas USB para carga de aparelhos: duas na frente (uma delas é do tipo ‘C’, de carga mais rápida) e uma atrás. Todas foram colocadas em posições estratégicas e fáceis de acessar.

Um dos focos da Nissan no desenvolvimento de seus automóveis é o conforto acústico da cabine. Por isso, o isolamento de som sempre recebe muita atenção da engenharia. E no novo Nissan Sentra não seria diferente. O habitáculo tem um dos melhores níveis de isolamento de ruído externo, reduzindo a percepção pelos ocupantes de qualquer possível barulho e vibração do motor em marcha lenta e em aceleração, assim como ruídos de estrada e de vento de melhor nível.

O acabamento dos bancos pode ser em preto ou em dois tons (preto e Sand) como opcional para a Exclusive. E, pela primeira vez disponível nos carros da marca no Brasil, além dos bancos dianteiros, os bancos traseiros também trazem o conforto da tecnologia Zero Gravity da Nissan, inspirada em avançados estudos de ergonomia da NASA. Ela alivia a tensão nas costas e proporciona viagens mais longas sem cansaço.

Assim como os ocupantes, bagagens também contam com muito espaço no sedan da marca japonesa. O porta-malas comporta 466 litros e teve a área interna otimizada em todos os detalhes, como em suas dimensões, em relação à largura e altura, ou mesmo no posicionamento da dobradiça das alças que sustentam a tampa, para transportar tudo que os consumidores precisam. A altura do compartimento, baixa em relação ao solo, também facilita carregar malas mais pesadas. Além disso, o banco traseiro é rebatível para dar ainda mais flexibilidade para transportar itens maiores.

O novo Nissan Sentra chega ao Brasil nas cores Preto Premium (sólida) e Prata Classic (metálica), e nas opções de dois tons Branco Diamond com teto Preto Premium e Cinza Grafite com teto Preto Premium (metálicas/sólidas), que são exclusivas para a versão Exclusive.

Tecnologia

O novo Nissan Sentra destaca-se no segmento de sedans médios pela quantidade e qualidade dos recursos tecnológicos de conforto e segurança - estes monitoram, reagem e protegem os ocupantes e são parte integrante do Nissan Safety Shield, conjunto de sistemas avançados de assistência ao motorista.

Para monitoramento constante, o novo Nissan Sentra vem equipado com um robusto pacote de equipamentos, que conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM MOD); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Piloto Automático Inteligente (ICC); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA) e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).

Os equipamentos de reação são o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (I-LI) e o Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta.

Para proteção, o sedan conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.

Outros diferenciais do novo Nissan Sentra são a Partida Remota do Motor e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Com o primeiro é possível acionar o motor à distância pressionando o botão de travamento das portas para, por exemplo, ligar o ar-condicionado ou o aquecedor dos bancos, segurando o botão correspondente na chave inteligente I-Key. O recurso é ideal para já deixar o interior do veículo climatizado antes dos ocupantes entrarem.

O Alerta de Objetos no Banco Traseiro é acionado ao abrir uma das portas traseiras. Chegando ao destino, caso o motorista saia do veículo e feche o carro sem abrir uma das portas de trás, o novo Nissan Sentra, então, emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro.

Powertrain

Os recursos tecnológicos também garantem que o novo Nissan Sentra ofereça aos motoristas uma experiência responsiva e confortável combinando um trem de força eficiente e uma suspensão ajustada com precisão.

O Novo Sentra chega com a nova geração - a 3ª geração - da família de motores MR20DD. Assim, está mais potente, mais eficiente, tem melhor nível de consumo de combustível e é mais silencioso que a geração anterior. Movido exclusivamente a gasolina, esse propulsor desenvolve 151 cv de potência a 6.000 rpm e 197 Nm de torque a 4.000 rpm.

Este motor conta com injeção direta de combustível, que ajuda a melhorar o consumo de combustível e ampliar a potência e o torque graças à maior eficiência de combustão. E ainda deixa o funcionamento mais silencioso.

O acabamento interno espelhado ajuda a reduzir o atrito dos cilindros e a melhorar o resfriamento para aumentar potência e torque. A tecnologia aplicada é a do aço spray, primeiramente utilizada no automobilismo e, depois, no superesportivo Nissan GT-R da atual geração.

A cabeça do cilindro integrada, com três portas de escape, garante a obtenção de um aquecimento rápido do catalisador no arranque a frio do motor para menor emissão de gases. As portas nº 2 e nº 3 são combinadas na cabeça do cilindro.

Além disso, a Nissan aplicou o ‘Ciclo de Atkinson’, que permite que os tempos de admissão, compressão, expansão, e exaustão dos motores de quatro tempos ocorram em uma única volta do virabrequim, priorizando assim a eficiência térmica e o consumo de combustível. A válvula de controle de fluxo de ar tem múltiplas seções (Tumble Control Valve - TCV) para obter um fluxo de ar ideal na admissão, podendo abrir em vários ângulos nesse coletor.

O motor é acoplado a uma transmissão CVT XTRONIC de oitava geração, que simula 8 velocidades. Inclui conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens.

O powertrain do novo Nissan Sentra tem quatro programas de modo de condução:

- Normal - para melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição
- Sport - mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas
- Manual - para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante (controle tipo borboleta)
- ECO - ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido entre 5% e 10%

Para maior conforto e controle do veículo, o sistema de suspensão tem suporte tipo McPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira e Multi-Link na traseira. O objetivo da engenharia com essa combinação foi oferecer uma sensação de diversão ao dirigir e, claro, conforto e estabilidade.

O ajuste fino da suspensão feito pela engenharia da Nissan do Brasil para atender às preferências do consumidor local faz com o novo Nissan Sentra seja muito estável em altas velocidades e ajuda a reduzir choques de impacto e vibrações, além de ter baixo nível de ruídos no sistema e fornecer respostas rápidas na cidade e em curvas mais fechadas.

Os pneus foram desenvolvidos para uma resposta linear com maior controle do veículo no uso diário ou em situações de emergência e ter melhor desempenho de aderência.

Preço

O novo Nissan Sentra chega às concessionárias da marca com o preço de:

- Advance 2.0 CVT - R$ 148.490 
- Exclusive 2.0 CVT - R$ 171.590 
- Exclusive 2.0 CVT Interior Premium - R$ 173.290 

Versões e equipamentos

Confira os principais equipamentos de série de cada versão:

Advance 2.0 CVT

- Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta
- Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
- Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6)
- Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)
- Alerta de Objetos no Banco Traseiro
- Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)
- Assinatura dos faróis dianteiros em LED
- Banco do motorista com regulagem elétrica
- Banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity
- Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity
- Câmera de estacionamento traseira
- Central multimídia de 8.0 polegadas
- Faróis dianteiros e de neblina de LED
- Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
- Freios a disco nas 4 rodas, com ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
- Painel de instrumentos com display central em TFT de 7.0 polegadas
- Portas USB dianteiras (Tipo A tipo C) e traseira (Tipo A)
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção
- Rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas e pneus 215/50 R17
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
- Sistema de som com 6 alto-falantes
- Troca de marchas no volante (paddle shift)

Exclusive 2.0 CVT

Todos da Advance mais:

- Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
- Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW I-LI)
- Faróis automáticos inteligentes (HBA)
- Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
- Partida remota do motor
- Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
- Sistema premium de som BOSE com oito alto-falantes
- Teto solar com controle elétrico
- Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM MOD)

Manutenção e Garantia

Sempre pensando na vida inteira do veículo com o cliente, a Nissan também traz tranquilidade no pós-venda. O novo Nissan Sentra conta com 3 anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem. Além disso, tem valores fixos para as revisões periódicas obrigatórias até 60 mil km, que estão entre os menores custos do segmento. 

Outra facilidade são os pacotes Nissan Protect, que, com diferentes opções de prazos, permitem ampliar a garantia de fábrica, o tempo de assistência 24 horas gratuita e ter as revisões periódicas antecipadas, sem preocupações com flutuações futuras de valores.

Acessórios

Para personalizar o novo Nissan Sentra, o cliente conta com uma ampla gama de acessórios originais. Entre as opções, o sedan tem disponível frisos laterais de portas; retrovisor tilt down (que abaixa os espelhos externos ao engatar a ré); travas antifurto para as rodas e para o estepe; caixa organizadora para porta-malas; câmera de painel para gravação, iluminação da área interna abaixo do painel; automatizador para os vidros elétricos; tapete para pets, upgrade de alarmes e outros mais.

 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.