O Renault Espace 2024 é um SUV híbrido de cinco ou sete lugares. Apresentado neste mês de março, desembarca com um motor de 200 cv de potência que anuncia um consumo de 21.7 km/l. O seu preço ainda não foi confirmado, mas sua comercialização começará nesta primavera na Europa.
O Espace 2024 é a sexta geração do Renault Espace e significa um ponto de inflexão na história deste modelo, tanto é que completa a metamorfose de monovolume a SUV. Uma mudança de acordo com os tempos modernos, assim como ser powertrain híbrido puro com tecnologia do Renault E-Tech.
O Renault Espace faz parte da linha da marca do losango desde 1983.
Exterior
O Renault Espace 2024 se destaca de todos os seus antecessores ao abraçar totalmente a tendência SUV, distanciando-se assim da condição de monovolume que o havia caracterizado até o momento.
A estética do novo Espace 2024 adquire a linguagem de design que estreou com o Mégane E-Tech elétrico e significa uma continuação das ideias que vimos no Renault Austral, sobretudo no que afeta aos grupos ópticos e a grade dianteira.
Com a metamorfose para SUV, a influência dos pilares no perfil do veículo muda por completo. O pilar A e em consequência o para-brisa, que até agora eram extremamente esticados, agora são mais verticais e permitem um maior contraste com o capô. Do mesmo modo, o pilar C entra em cena para resultar em uma traseira mais sólida e robusta.
Interior
O Renault Espace 2024 oferece uma posição de condução completamente digital, com um painel de instrumentos e uma tela de infotainment que aparecem sobre uma mesma superfície e orientados claramente ao condutor para uma maior visibilidade.
O interior do Espace 2024 também pode contar com um teto panorâmico de até um metro quadrado de superfície, suficiente para iluminar diretamente as duas primeiras filas de bancos e assim contribuir para maximizar a sensação de habitabilidade do carro. É notável que o teto solar não conta com nenhuma barra transversal.
O carro está disponível com cinco ou com sete lugares.
Equipamento
Além do teto solar e das ferramentas de personalização incluídas no Multi-Sense (cores, sons), o Renault Espace 2024 também oferece até 32 assistências à condução diferentes.
Mecânica
O Renault Espace 2024 é oferecido com apenas uma motorização híbrida pura. Trata-se de um motor de 200 cv de potência que com um consumo de 21.7 km/l e emite 104 g/km de dióxido de carbono.
Este nível de potência - 200 cv - corresponde ao motor do Renault Austral, que conta com um bloco de 3 cilindros turbo de 1.2 litros que se apoia em dois motores elétricos. Um serve para movimentar o carro, já que por ser um E-Tech não conta com uma embreagem, enquanto que o outro arranca o veículo e sincroniza o motor a combustão ao mesmo tempo que recarrega a bateria.
Isso por si só já significa uma mudança importante em relação à quinta geração, a anterior, que só era oferecida com opções sem eletrificação - um motor a gasolina e duas opções diesel.
Está construído sobre a plataforma CMF-CD e conserva a tecnologia de quatro rodas motrizes 4Control, que a marca assegura ter melhorado em relação ao seu antecessor.
O preço do Renault Espace 2024 ainda não foi confirmado, mas a marca francesa informou que sua comercialização começará nesta primavera europeia.