O carro-conceito Modus, da Renault, apresentado no Salão de Genebra em março, acaba de entrar em fase de produção. O modelo será vendido em setembro na Europa, e chega para competir com Opel Meriva, Fiat Idea, Ford Fusion e o futuro Fox MPV.
Esteticamente o Modus apresenta pequenas evoluções em matéria de estilo, comparado com as últimas produções da marca. A minivan mede 3,792 m e as rodas podem ser de 15 ou 16 polegadas, o que, além de melhorar o visual, ajuda na estabilidade. Conta ainda com um imenso teto translúcido, o que proporciona uma grande luminosidade.
Internamente, o modelo possui cores claras. Os bancos traseiros correm longitudinalmente até 17 cm e, com o levantamento da seção central, podem acomodar dois ou três passageiros. Dispõe ainda de inúmeros porta-trecos, tela LCD, climatização regulável e um sistema áudio CD 4X40 W. As opções de acabamento são: Authentique, Expression, Dynamique e Privilège.
O Renault Modus conta com cinco opções de motorização. Movidos a gasolina são os motores: 1.2 de 75 cv, 1.4 de 98 cv e 1.6 de 113 cavalos, todos com 16V. O motor a diesel é o 1.5 de 65 cv ou 80 cavalos. Em termos de segurança, o modelo oferece freios ABS com EDB, sistema de pressurização dos pneus, controles de tração e estabilidade, faróis direcionais e seis air-bags.